TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 12 de junho de 2016

12.- NÃO APENAS UMA FAMÍLIA MARGARINA


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL EM WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR
EDIÇÃO
 3178

 É tempo de abandonarmos algumas estampas. Por longos séculos convivemos com ‘modelitos’ de famílias que com adequação se chama de ‘família margarina. ~
Agora o ‘Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa vai alterar o significado do termo família em sua próxima edição. A ideia é abranger as novas configurações familiares e servir como contraponto ao Estatuto da Família, aprovado em outubro do ano passado pela Câmara dos Deputados. Para fazer a mudança, foi lançada uma campanha pedindo sugestões do público. A partir delas, e com a ajuda de especialistas, será criada uma definição “sem preconceitos e limitações”.
Atualmente, o termo família é definido no dicionário como grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto (especialmente o pai, a mãe e os filhos), que têm ancestralidade comum ou provêm de um mesmo tronco, ou ligadas entre si pelo casamento e pela filiação, excepcionalmente pela adoção. O Estatuto da Família, que ainda será apreciado pelo Senado, restringe juridicamente a entidade familiar à “união entre um homem e uma mulher, por meio do casamento ou de união estável, e a comunidade formada por qualquer dos pais e seus filhos”.

Um comentário:

  1. São os "novos", "outros" ou atuais TEMPOS transformando conceitos.
    Aquele abraço, mestre!

    ResponderExcluir