TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 8 de junho de 2016

08.- Com nascidos no século 21


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3176

Na gélida manhã desta quarta-feira, ainda no assim chamado outono, que nos premia com temperaturas negativas, fui em companhia do sempre cortês Guy Barros Barcellos ao bairro Mathias Velho, em Canoas. Há mais de meio século passei centenas de vezes pela região, ora pela BR116, ora pela ferrovia, mas jamais entrara no bairro que consta ser o mais populoso da América Latina, com mais de 50 mil habitantes. Impressionei-me.
Meu destino era a Escola São João, da rede de escolas da Ulbra. Tinha ali agendado uma fala para cerca de 60 alunas e alunos dos 7º e 8º anos. Fomos acolhidos pela Professora Andréia, orientadora educacional da escola.
Depois de professora Andréia abrir a sessão, o Prof. Guy, coordenador pedagógico da Diretoria de Educação Básica das escolas da Rede Ulbra, destacou que estávamos em uma atividade inserida na Semana do Meio Ambiente e, de maneira especial hoje na celebração dos dias dos oceanos.
Minha fala era acerca do livro A Ciência é masculina? É, sim senhora! mas considerando envolver o tema em múltiplas conexões com um meio ambiente que deseja ser sem preconceitos, trouxe como protofonia à minha fala comentários à Encíclica do Papa Francisco, que no próximo dia 18 completará um ano. Afirmei que em poucos documentos há de se encontrar tanta riqueza acerca dos cuidados que devemos ter com o Planeta Terra, nossa casa comum.
Algo que para mim foi muito significativa esta manhã foi falar a população — ressalvada professores e o pastor — toda nascida no Século 21. O que mais me impressionou foi como, por mais de uma hora estes adolescentes assistiram atentos mina exposição. À Ulbra e mais especialmente ao Guy agradeço o convite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário