TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 23 de julho de 2015

24.- 35º EDEQ


ANO
 9
EDIÇÃO
 3063

Nesta edição o blogue abre um espaço para uma divulgação e um convite. São muito poucos os encontros científicos que no Brasil que podem referir estar anunciando sua 35ª edição. Quando em dezembro de 1980 organizamos o primeiro Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, na PUC de Porto Alegre, o século 21 era uma miragem distante. Não conhecíamos, então, o que era internet. Os participantes do primeiro EDEQ não sabiam o que era pen-drive, MP4, smartphone e outros quetais. Aliás, isso também não era conhecido de participantes do XX EDEQ ocorreu de 12 a 15 daquele frio julho de 2000, também na PUC em conjunto com X Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e II Encontro Latino-americano Ensino de Química (ELEQ).
Hoje, convidamos os leitores a acessar www.edeq2015.com e logo poderão tomar conhecimento detalhado de como será edição deste ano, no dia 17 de outubro.
Nenhuma informação necessária à participação do encontro precisa ser trazida aqui. 16 caracteres (letras, números e pontos) funcionam como um abre-te sésamo e trazem muitas e relevantes informações. Algo assim no primeiro EDEQ era ficção científica.
Há, todavia, bastidores que não são desvendadas pela quase magia do abre-te sésamo antes anunciados. A edição de hoje é mais para contar um pouco dos bastidores. Não vou fazer história. Desde o 1º EDEQ, tivemos apenas uma lacuna: 1991 ano para o qual estava programado o XII EDEQ na cidade de Pelotas. Por problema operacionais, o XII EDEQ, só viria ocorrer em 1992 na ULBRA.
Pois neste 2015 annus arduus, tivemos problemas. Desde que realizamos nos dias 2 e 3 de outubro de 2014, o 34º EDEQ na UNISC, em Santa Cruz do Sul — um evento muito bem organizado com quase meio milhar de participantes do Estado e de algumas outras unidades da federação — vivemos uma preocupação: encerramos o encontro sem saber onde nos encontraríamos em outubro de 2015, para o 35º EDEQ. Usualmente há disputas entre as instituições para sediar a próxima eição. Já houve situações de designarmos instituições para os dois anos seguintes. Desta vez não tivemos sucesso nas petições. Deste outubro, fizemos tentativas.
Depois de muitas tratativas, somente no dia 16 de maio podemos anunciar o 35º EDEQ, graças os esforços competentes e dedicados do colega Marcus Eduardo M. Ribeiro, Doutorando em Educação em Ciências e Matemática – PUCRS, coadjuvado pela Rochele Liguércio, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS.
Temos várias instituições apoiadoras que ensejarão fazermos um evento mais singelo mas que deseja trazer à discussão: "Da universidade à sala de aula: os caminhos do Educador em Química". Talvez consigamos nos aproximar de respostas a questões como: "Por que as pesquisas e os estudos em ensino de Química, vivenciados pelos professores em formação, não chegam às práticas escolares desses professores? Repito a chave é www.edeq2015.com 

Um comentário:

  1. SEMPRE NA ATIVA E INCENTIVANDO ESPAÇOS ONDE AS TROCAS DE SABERES TÊM LUGAR.SAUDADE O MESTRE

    ResponderExcluir