TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 30 de julho de 2014

30.- UMA EDIÇÃO PARA CELEBRAR

ANO
 9
Oitavo aniversário deste blogue
EDIÇÃO
 2850


Mesmo que esta edição se anuncie como de celebração, por dever de ofício há um registro preliminar. Redijo esta edição — que deve circular quando começa uma data jubilosa —, recém-chegado de uma segunda estreia desta terça-feira.
Pela manhã houve estreia em dose dupla: pela primeira vez leciono a disciplina Ética, Sociedade e Meio Ambiente e conhecia a turma que tinha presente 10 músicos e um pedagogo, com idades variando entre 20 e 62 anos. A maior parte deles músicos profissionais que agora vem à Universidade para aprender a ensinar aquilo que já têm expertise.
À noite foi a primeira aula de Teorias do Desenvolvimento Humano, que já leciono há alguns semestre para 7 alunas e 2 alunos de Pedagogia.
A proposta para a aula inaugural dos dois grupos foi a mesma.
Cenário: estamos em uma feira, mas muito atentos a um detalhe, mesmo que Educação possa ser um dos itens na pauta da OMC, somos contrários a fazer do ensino uma mercadoria. Na nossa feira, não circula dinheiro. Só pode haver trocas. O escambo é estimulado. Logo estamos aqui para realizar trocas. Nossa feira, neste semestre, a cada terça-feira, quer trocar: [apresentação dos conteúdos programáticos de cada disciplina] Neste 1º encontro, como apresentação, cada uma e cada um vai falar de si dizendo o que vai querer trocar do conteúdo programático apresentado. Lembrem antes que: Ninguém é tão pobre, que não tenha nada a dar. Ninguém é tão rico que não tenha nada a receber.
O resultado dos desejos de aquisição e também das ofertas fez-me emocionado. Agora desejar que nos 19 encontros, em cada uma das turmas, façamos excelentes trocas.
Mas há para esta edição outro mote. Hoje este blogue completa oito anos. Esta edição é a do primeiro dia do ano nove.
Se há um ano a comemoração pareceu insipida ou sem graça, pois em maio de 2013, se fez perdas. Depois de 6,8 anos de blogares diários, optei, então, por edições semanais. A abstinência teve gosto amargo. Primeiro cumpri a decisão. Depois a frequência foi aumentando. Desde novembro a periodicidade voltou a ser diária.  Assim, em 2013 houve apenas 296 edições.
Recordo que há oito anos, em 30 de julho de 2006, meus queridos Carla e Bernardo me estimularam a criar um blogue. Já foram produzidas 2849 edições, buscando fazer alfabetização científica no sentido mais amplo do termo.
Atualmente há em média cerca de 400 acessos diários. Há algumas edições que chegam a 500 acessos. Gratifico-me se pelo menos 10% dos acessos sejam de leitores ‘de verdade’. Sei que ocorrem muitos acessos por engano e muitos são de robôs para inserir ‘comerciais’.
Fiz blogares neste período em mais de uma centena de cidades da maioria dos Estados do Brasil, e em dezenas de cidades de outros 20 países (Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, México, Estados Unidos, França, Espanha, Reino Unido, Holanda, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Dinamarca, Suécia, Rússia, Israel, Palestina, Jordânia e Suíça). Para cada um destes lugares levei um pouco meus leitores.
Assim registro, aqui, minha muito reconhecida gratidão às minhas leitoras e aos meus leitores. São umas e outros a garantia para que exorcize a vontade de parar com blogue que, de vez em vez, me acomete. Por ora, estou decidido a continuar.

10 comentários:

  1. Professor Chassot, é com imensa satisfação, que lhe digo: meus parabéns pelos oito anos de blog.
    Sei que "por ora" o senhor está decidido a continuar passando, aqui no blog, suas ideias e experiências, e queria dizer que espero que essa vontade não passe.
    Mais uma vez, meus sinceros parabéns.

    PS.: quero as minhas estrelinhas. hehe

    ResponderExcluir
  2. Gratos somo nós, privilegiados leitores, porque temos à disposição, diariamente, o acesso a exímios saberes, conhecimentos, reflexões e, sobretudo, sua sabedoria conosco partilhada. Este espaço virtual é uma verdadeira biblioteca ambulante de fácil acesso. Grande abraço, querido mestre!!!

    ResponderExcluir
  3. Mestre Chassot, o que te fazes eterno, como o seu blogue (adorei o oito deitado), é a humildade de sua nobreza. A forma fácil e simples, sem deixar de ser rica, de sua escrita completa a comunicação transformando a mais importante informação intelectual em um "papo gostoso", uma prosa de bar. Desde que me tornei leitor, suas blogadas se tornaram o alimento indispensável em nosso café cultural, estimulando um sadio debate a nossa mesa que evolui para os mais diversos temas e opiniões. Deus lhe deu esse dom, o Mestre soube bem cultiva-lo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Taca-lhe o pau Mestre!

    Lá vem Chassot subindo morro da ciência!
    Taca-lhe o pau, Chassot, taca-lhe o pau!
    Mostra-nos o âmago da nossa existência
    E até da humanidade o destino terminal.

    Lá vem seu blogue com outro aniversário!
    Deste blogueiro que traz tanta informação
    Delicioso saite que foi até hebdomadário
    Mas que hoje em dia é melhor publicação.

    Taca-lhe o pau, blogueiro de alto coturno!
    Continue sempre nessa laboriosa senda
    Seu laborar estético, profundo e diuturno
    Entre seus assíduos leitores virou lenda.

    Sou seu fã de carteirinha por meu turno
    E não há o que digo que me arrependa.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns mestre por manter este blog por oito anos. Que continue ainda por muitos e muitos anos.

    ResponderExcluir
  6. Muito querido Mestre Chassot!
    Talvez, na metade destes oito anos tenha sido leitor (quase) diário. Quando perco um ou dois dias, na próxima acessada recupero. Não tenho os rituais que o Antônio relata, mas metaforicamente faço do seu blogue o aperitivo do começo de madrugada.
    Adiro aos votos da Camila, alegrando-me com sua proposta de por ora não parar. Que este por ora seja com infinito que está na ilustração do oito.
    Obrigado, mestre, por essa sempre sumarenta companhia.
    L L L

    ResponderExcluir
  7. Ao Mestre Chassot: porque não dizer oitavo aniversário de um expert. Parabéns pelos 8 anos desse excelente trabalho! Embora não seja muito de comentar diariamente, mais acompanho e leio todos os dias, e sempre comentamos aqui em casa as abordagens dos temas.O sucesso do blog é mais do que merecido tenho indicado para muita gente. Que esses 8 anos se multiplique.
    Abraço !
    Ley

    ResponderExcluir
  8. Ao Mestre Chassot. Teu blog só vem acrescentar.que esses 8 anos se multipliquem !

    Um abraço Ley

    ResponderExcluir
  9. Fantástico! Mestre, oito anos de um dos blogs mais curtidos.
    Parabéns pela persistência e consistência.
    Na disciplina de ‘Instrumentação para o ensino de Ciências’ ele é referência continuada.
    Seu esforço tem retorno no melhor alfabetização científica.
    Com admiração e estima

    ResponderExcluir
  10. Querido Attico,

    parabéns por essa data e por tua dedicação fantástica a este afazer, por um tempo já longo. Sabemos que é uma tarefa hercúlea que você tão brilhante cumpre ao nos proporcionar luzes sobre a obscuridade predominante na internet.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir