TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 23 de julho de 2014

23.- 30% DOS ALIMENTOS PRODUZIDOS, DESPERDIÇADOS


ANO
 8
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2843

Abro esta edição com o registro de agenda. Nesta quarta-feira participo de dois eventos na região litorânea do Rio Grande do Sul. Pela manhã estarei mais uma vez em Osório, a Terra dos bons ventos, para uma palestra no XVIII Fórum Internacional de Educação. À tarde, faço uma fala na VIII Jornada Pedagógica de Três Cachoeiras, promovida pela Prefeitura Municipal por meio de sua Secretaria Municipal de Educação e Cultura. É primeira vez que estarei na cidade, cortada pela BR-101, conhecida como a "Terra do Caminhoneiro", devido ao grande número de motoristas que lá residem.
A Folha de S. Paulo publicou nesta segunda-feira, 21JUL2014, na capa do caderno Mercado, matéria assinada por Tatiana Freitas, que vale conferir.
30% DOS ALIMENTOS PRODUZIDOS, DESPERDIÇADOS A alta no preço dos alimentos e o aumento previsto para a demanda nos países emergentes colocaram o desperdício no centro do debate sobre segurança alimentar.
Os volumes perdidos justificam a preocupação. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados por ano em todo o mundo – o equivalente a 30% de tudo o que é produzido.
O número considera perdas em todos os estágios – do campo ao prato. E, apesar de os alimentos pesarem cada vez mais no bolso, o maior índice de perdas (35%) ocorre no consumo, puxado pelos países desenvolvidos, responsáveis por 56% do desperdício, segundo o Banco Mundial.
Quem nunca recusou uma cenoura porque estava torta demais? Ou quebrou a pontinha de um quiabo para saber se estava no ponto para levar para casa? São ações que parecem inofensivas, mas pesam nas estatísticas. Afinal, ninguém vai comprar aquele quiabo que ficou com a pontinha quebrada na banca. Será, portanto, desperdiçado.
Estudo divulgado no mês passado pelo painel de especialistas em segurança alimentar das Nações Unidas analisa os efeitos desse desperdício. Entre eles está a menor oferta de comida no mundo e, como consequência, preços elevados.
Por outro lado, destaca o estudo, preços mais altos tendem a incentivar maior cuidado com os alimentos – teoria que ajuda a explicar a maior preocupação com o desperdício atualmente e as novas iniciativas para reduzi-lo.
Na edição de amanhã, com matéria colhida na mesma fonte, uma análise da situação do Brasil.

2 comentários:

  1. Talvez se entenda todo este desperdício de alimentos quando compreendermos que deve-se ao fato de que a preocupação de quem trabalha ou produz alimentos ainda não é pelo fim da fome. Pelo simples fato de que a este quadro se contrasta um outro com aqueles que não possuem acesso ao alimentos. Tristes e preocupantes dados.
    Que o alimento suficiente chegue à mesa de todos.

    ResponderExcluir
  2. O grande problema é a especulação financeira que trata o alimento como apenas um caminho para o lucro. Entre o campo e o prato existe uma cadeia de atravessadores sendo a remuneração de quem realmente produz uma miséria.

    ResponderExcluir