TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 26 de maio de 2014

26.- O FIM DE SEMANA...JÁ ERA


ANO
 8
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2785

Escrevo este texto, quando recém se pôs o sol. Começa o anoitecer do domingo. Parece-me natural que já viva a segunda-feira. Assim, como a sensação de fim de semana começa, usualmente, com o entardecer de sexta-feira, agora este já termina.
Encanta-me a tradição judaica de passar os dias. O dia não começa e termina à meia-noite como no calendário secular. A meia-noite não é um evento astronômico reconhecível. Antes do advento do relógio, uma hora específica da noite não podia ser sabida com precisão. Mas o passar do tempo, durante o dia, era facilmente avaliado olhando-se a localização do sol. Assim, o dia começava por padrões precisos, simples e universalmente reconhecidos. Isso significava que o dia tinha de ser considerado ou a partir do início da noite ou no início do dia. Assim, na maneira judaica de viver o tempo judaico, o dia começa com o início da noite (o surgimento das estrelas) seguido pela manhã (que tecnicamente começa com o aparecimento do Sol).
Portanto, esta sensação de já viver-se, agora (no momento desta escritura), a segunda-feira é plenamente justificada. Tentar desobstruir alguns pontos de uma agenda, que se vê extensa, é frutuoso. Mas olhar o fim de semana que se despede é, usualmente, saboroso.
Mesmo que tivesse aula na manhã de sábado, esta desacelerada pós Belém foi sensacional. O frio que pediu algumas horas de gostoso lareirar, lócus para curtir jornais e revistas esparramados pelo chão.
Acompanhar o mundo através da janela que nos fornecem as diferentes plataformas (internet, rádio, televisão...) é enriquecedor. Privilegiado pelo fuso horário, cedo conhecia-se os resultados das eleições do parlamento europeu (com decepções como no caso da França), da Ucrânia, da Colômbia. Ver as imagens do Papa na Terra ‘Santa’ percorrendo uma trajetória muito parecida com aquela que a Gelsa e eu fizemos em fevereiro (Jordânia, Palestina e territórios ocupados, Israel) foi muito gostoso. Nisto, resta uma intensa torcida que Francisco ~~ finalmente ~~ consiga a Paz.
Mas a sensação de casualidade alterando história ficou para o gol do Real Madrid, empatando o jogo aos 47 minutos do segundo tempo. Se não tivesse havido este gol temporão, aquelas milhares de pessoas que já a mais de 24 horas não para de festejar teriam outra história. E... a décima — tão exaltada — não teria existido. A manumental festa no Santiago Bernabeu também tem sabor especial. Em 2002, durante o pós doutorado, morávamos no Paseo de la Castellana, muito próximo ao estádio.
Dentro de minha tradição de torcer pelo mais fraco, desejei muito a vitória do Atlético. Algo impressionante. Ser vice-campeão da Europa, para seus torcedores, sabia a derrota. Por tal até muito chorada.
Assim nesta copa minha torcida é pela ordem: Costa do Marfim, Nigéria e Camarões, os menores índices de qualidade de vida. Aceito parceiros para irmanar-se comigo.
Agora o fim de semana já era. Então maio, também, já era. Até o próximo, muito há de acontecer. 

3 comentários:

  1. Continuo as voltas com meu coração, que insiste em seguir as impertinencias do meu pulmão do Paraguai. Chego a pensar que por Época da minha criaÇÃo já havia lá por cima globalização. Excelentes blogadas essas recentes!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. À frente África!

    Costa do Marfim, Nigéria e Camarões
    Sou eu o parceiro irmanado contigo
    Torço desde criancinha por azarões
    Junto-me agora com Chassot amigo.

    Prá frente África de gazelas e leões!
    Que foi o mais explorado continente
    Europeus com caravelas e galeões
    Levaram riqueza, escravizaram gente.

    Eu quero vê-los impor-se no tapete
    Mostrar aos bandidos seu traquejo
    Na grama a bola, no pé um foguete,
    No fundo da rede a Brazuca eu vejo.

    Vocês que não vivem em palacete
    Vão brazucar europeus de sobejo.

    ResponderExcluir
  3. Querido mestre!
    O título de sua blogada me fez lembrar de um curta metragem que assisti no final de semana, indicado por minha querida amiga Olga. Chama-se O fim do recreio. Já ouviu falar? è narrado a partir do ponto de vista das crianças e está muito belo. Segue o link! Abraços

    https://www.youtube.com/watch?v=t0s1mGQxhAI

    ResponderExcluir