TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 21 de maio de 2014

21.- UM LINDO CAMPUS EM UM BAIRRO COM MISÉRIAS.

ANO
 8
BELÉM - PA
EDIÇÃO
 2780

Nesta quarta-feira de minha semana em Belém no Seminário de Pesquisa I do curso de doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, ante a extensão da agenda cumprida ontem, resumo a blogada, apenas em um registro de ontem. Já passava bastante 19h, quando cumpri minha última no Campus do Guamá.
Pela manhã fiz palestra para um auditório, onde até ver muitas pessoas assentadas no chão terminou sendo estímulo para colocar mais entusiasmo na fala “Assestando óculos para ler o mundo natural”. Um registro da doutoranda Eliane Batista postado no Facebook.
Esta atividade, originalmente programada pelas professoras Silvia Chaves e Conceição Cabral alunos de licenciaturas em Biologia, Física, Matemática e Química teve também participantes do mestrado e doutorado do Instituto de Educação em Ciências e Matemática e doutorandos e orientadores da REAMEC.
Outra satisfação foi que alguns exemplares de cinco títulos de meus livros que levara se esgotaram rapidamente, graças a competência da Ivete Brito, como atenciosa livreira. Muitas fotos e autógrafos foram parte dos sabores do dia.
Almocei com um grupo de colegas da UFPA, no POEMA. um restaurante ecológico dentro do Campus que de chega cruzando vários igarapés.
À tarde participei de quatro bancas de pré-qualificação. Na primeira uma delas, eu era um dos professores da banca e na quarta foi aquela de minha orientanda Irlane Maia de Oliveira, que fez sucesso.
Conheço dezena de campis universitários no Brasil e no exterior, mas provavelmente o Campus do Guamá é um dos mais lindos, com seus rios e igarapés e extensões de reservas de mata atlântica. Guamá vem de um vocábulo indígena e significa rio que chove.
Vale registrar que a Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma universidade pública mantida pelo governo federal do Brasil. É uma das mais importantes instituições da Região Norte. A universidade possui mais de trinta mil alunos nos 340 cursos de graduação que oferece, nos campi de Belém, Abaetetuba, Altamira, Bragança, Castanhal, Cametá, Capanema, Marabá, Marajó e Santarém. Vários grupos de pesquisa de importância nacional fazem parte dos quadros da UFPA. Dentre as áreas de pesquisa mais destacadas encontram-se a Genética, as Geociências e as Neurociências.
A este registro auspicioso, é desagradável registrar que o Guamá é o mais populoso dos bairros de Belém com quase 100 mil habitante. É um dos bairros mais violentos de Belém. Algo desta miséria foi possível verificar, na manhã de segunda-feira, quando em vão esperávamos a abertura do campus.
Meus problemas de internet continuam críticos. Não é sem razão que esta edição circula tardiamente.

2 comentários:

  1. Ao Mestre Chassot: Lamentável mestre o descaso das autoridades.Belém vem apresentando nos últimos anos o maior índice de violência, e como não bastasse surge a cada instante o desejo da população em fazer justiça com as próprias mãos. Terra sem lei. Um abraço Ley

    ResponderExcluir
  2. Retrato de um Brasil rico, lindo, de natureza invejável. E com suas particularidades. Ou seja, seus problemas.

    ResponderExcluir