TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 22 de maio de 2014

22.- CAIUE, MOGNO, TRACAJÁS E VITÓRIA-RÉGIA.

ANO
 8
BELÉM - PA
EDIÇÃO
 2781

Na blogada de hoje faço amealhares de uma quarta-feira belenense. Na manhã de ontem, aproveitei não ter atividades no Seminário da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática e fiz uma circulada pelo bairro São Brás onde está o hotel. Primeiro admirei uma caixa d’água de ferro inaugurada em 1885. A estrutura, com 20 metros de altura, é de ferro fabricado na Europa. Tanta resistência comporta até 1.570.000 litros de água. O monumento abastece até hoje bairros próximos. Em 1979, foi tombado como patrimônio estadual histórico, paisagístico e turístico. A caixa d’água é abastecida por uma estação de tratamento, cujos tanques de decantação estão sob uma olhada da janela de meu quarto.
Depois pela Av. Governador Magalhães Barata, admirando imponentes casarões históricos cheguei ao Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. É muito significativo ver, situado no centro urbano de Belém, um parque uma área de 5,2 hectares. Foi fundado em 1895, sendo o mais antigo do Brasil no seu gênero. Além de abrigar uma significativa mostra da fauna e flora amazônicas, o Parque concentra as atividades educativas do Museu Goeldi, tal como um laboratório para aulas práticas. Recebe anualmente cerca de 200 mil visitantes.
Esta foi a segunda vez que estive neste local encantador. Nas cerca de duas horas que me deliciei, na manhã de ontem, no parque selecionei quatro atrações destaques: 1) uma árvore que anda; 2) um imponente mogno; 3) mais de uma centena de tracajás; e 4) um lago com vitórias-régias.
1.- Caiue, a árvore que anda, é uma palmeira, quando na sombra de árvores, procura um espaço entre as copas para receber sol nas suas folhas — daí os índios dizerem que ela é a árvore que anda. Surpreendeu-me verificar, o tronco "deitado" no chão na busca do sol. Isto determina o deslocamento de sua copa.
2.- Encantou-me ver um mogno — nome que como filho de marceneiro, ouvia meu pai pronunciar reverente — uma árvore grande (altura de 25 a 30 m, com tronco de 50–80 cm de diâmetro) que ocorre em baixas densidades (geralmente, menos de uma árvore adulta por hectare) em florestas.
3.- Na Amazônia já participei de a iações de dissertações envolvendo tracajás. Nunca os havia visto. Ontem vi mais de uma centena deles reunidos. Não sei qual o coletivo de tracajás. Tracajá é um quelônio dulcícola de tom negro azulado com manchas amarelas. Vive em muitas bacias hidrográficas do norte da América do Sul.
4.- Ver ao vivo plantas e flores de vitória-régia, que os não amazônicos só conhecem de imagens foi emocionante. Há no bosque um logo de vitórias-régias — uma planta aquática típica da região. Ela possui uma grande folha em forma de círculo, que fica sobre a superfície da água, e pode chegar a ter até 2,5 metros de diâmetro e suportar até 40 quilos se forem bem distribuídos em sua superfície.
Ainda pela manhã, fui mais uma vez visitar a basílica de Nazaré, muito próxima do parque. Sempre me encanta a suntuosidade de templo.
À tarde, no mesmo esquema já referido nos dois dias anteriores, assisti a quatro bancas, onde cada doutorando relata o estado de seu projeto e este é a iado por dois professores, um doutorando (colega de turma) com a participação do orientador.
Adicionar legenda
À noite, fui agraciado com jantar de filhote pelos meus amigos Conceição Rosa e José Carneiro, comigo no 'retrato'. Ela já me fizera companhia ao café, pela manhã. Tínhamos muito a conversar os três. É oportuno corrigir uma informação que dei na edição de segunda, acerca da denominação de Cans, que parece ser o local onde estava a  a que se sepultava os cães.
Permitam-me uma sobremesa. Anderson Simão Duarte, um biólogo que prepara sua tese envolvendo estudos acerca da tradução de metáfora para Libras. Por tal está mito atento às metáforas usada nas diferentes falas. Ele me enviou algumas, fotos em uma mensagem muito original. A mensagem está abaixo com foto de seu autor comigo.
Salve, salve... meu professor GIGANTE!
Segue as fotos do teu "Enunciado Metafórico Criativo", sim, para mim foi único e impar, logo, jamais verei outro igual. Tuas palavras foram "neutras", pois a mim, foram mais que sintaxe ou pragmática, foram dialógicas e exotópicas, portanto, foram direcionadas a mim!
As experiências e saberes de uma águia são compartilhados a todas as outras, sim, me senti as outras... vendo com os ouvidos, escutando com os olhos e saboreando com as minhas utopias.
Obrigado pelo mel que ofertastes.

2 comentários:

  1. Ave magister magistrorum

    viajei contigo pelas vitórias-régias.
    Estou em SC dando cursos de capacitação para professores e palestras na UnC.
    A conexão é precária.
    Desde Mafra meu carinho e minha saudade.
    Abraços do teu aprendiz
    Guy

    ResponderExcluir
  2. Grato por partilhares conosco as belezas desse Brasil diverso.

    ResponderExcluir