TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

14.- ¿E... A PSICANÁLISE INTERNÉTICA?



                 Ano 7***www.professorchassot.pro.br***Edição 2388

ANO.pro.br***Edição 2378

A cada dia somos surpreendidos por novas tecnologias modificando nossos fazeres. Alguns de nós, por exemplo, vieram conhecer telefone celular quando já alfabetizados ou digitaram (ou melhor, datilografaram) seus primeiros textos em máquinas de escrever, dinossáuricos artefatos tecnológicos só encontráveis em museus. Quantos de nós ao fazer uma cirurgia de vesícula tiveram que se submeter a uma invasiva cirurgia torácica de mais de meio palmo, hoje, substituída por três milimétricos orifícios, quase imperceptíveis.
Todos sabemos da revolução que é a Educação à distância, determinada pela evolução do uso de cartas à internet. Lateralmente devo dizer que já advoguei para o Apóstolo Paulo o título de Patrono (ou até inventor) desta modalidade de ensino.
Agora, uma pergunta: ¿e a terapia a distância? Em data próxima, a imprensa (Zera Hora, 09FEV13, caderno Vida) informava que “em junho do ano passado, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) definiu novas regras para o atendimento online. A resolução entrou em vigor em dezembro. A principal mudança foi o aumento no número máximo de atendimentos, que passou a 20. Para oferecer o serviço, que é caracterizado como orientação, pois a terapia online é proibida no país (exceto em casos de pesquisa acadêmica), o psicólogo precisa ter site cadastrado no conselho regional a que pertence”.
Existem psicólogos que acreditam (segundo a fonte antes citada) que o atendimento online nunca será igual ao encontro de paciente e profissional em um mesmo espaço físico. Alegam que, no mundo virtual, é difícil perceber gestos e olhos cheios de lágrimas. No entanto, para o psicólogo catarinense Geofilho Ferreira Moraes, a inflexão de voz é mais importante: “Para mim, não faz falta porque sou cego!”
Geofilho têm site cadastrado para realizar atendimento online. Para ele, não deveria existir distinção entre terapia presencial e online. Ele também defende que o SUS ofereça serviço online de psicologia, como já ocorre no sistema público inglês.
¿E a psicanálise internética? Assisti, recentemente (10JAN13) na televisão uma disputada polêmica sobre o assunto. Os pró e contras se degladiavam. Daqueles um contou: “Ontem atendi, do Rio de Janeiro, um paciente brasileiro em Moscou, que por questões de fuso horário ainda estava na cama!” No mesmo programa se disse que em Buenos Aires, cidade que tem maior número de psicanalistas por habitante no mundo, pelo menos 30% destes trocaram o divã pela internet.
Eis a página de abertura de um sítio brasileiro que oferece psicanálise internética: Olá, seja bem-vindo(a)! Devo esclarecer que este trabalho Psicanalítico utilizando a Internet, embora uma modalidade recente, já é utilizado em outros países e por diferente formas de terapia. É apoiado em experiências bem sucedidas, confrontadas com trabalhos de consultório e autorizado pela SPOB#.
Tem a vantagem de permitir agilidade, comodidade e economia de tempo, podendo em consequência abrir as portas ao tratamento para uma infinidade de pessoas que por vários motivos não tem acesso à análise em consultório, como por exemplo a falta de psicanalistas em sua área de residência, falta de tempo para deslocamentos, a segurança do seu escritório ou da sua casa, etc.
É importante ressaltar que tal como a análise convencional é um tratamento de natureza Freudiana Ortodoxa de duração dilatada, portanto de resultados a longo prazo, não se devendo esperar respostas imediatas e nem se prestando a consultas fora do "Divã Virtual", tais como por e-mail, aconselhamentos e outros procedimentos imediatistas, somente sendo realizado através do Chat do ICQ.
Os interessados em ser analisados por este método deverão enviar a ANAMNESE preenchida informando os horários em que se encontre mais tranqüilo e de preferência a sós.
O formulário da “anamnese” tem, entre outros, o objetivo de verificar a indicação do tratamento e a composição das bases financeiras do mesmo, cujo valor é personalizado, de acordo com o poder aquisitivo de cada paciente, não sendo tão alto que inviabilize o tratamento, nem tão ínfimo que o desvalorize, sendo o seu pagamento realizado por depósito bancário mensal.
É um formulário adaptado não isentando de ser revisto posteriormente em sessão, não sendo obrigatório o preenchimento de todos os seus campos exceção para aqueles indicados com (*).
#SPOB: talvez, Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil, dita a maior sociedade psicanalítica da América Latina.
Indiscutivelmente, vivemos novos tempos. Temos que (re)aprender muito. Quem estiver antenado viverá um futuro diferente.

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Mesmo não sendo um famoso galã
    Você tem do id uma nova guardiã
    Exponha sem medo seus grilos
    Com o mais perfeito sigilo
    Internet tornou-se agora divã.

    ResponderExcluir
  3. Chassot,
    O próximo passo nesses tratamentos on line será a dispensa do terapeuta, este será substituído por um programa com voz eletrônica provido de todas as respostas e perguntas padrões que os "psicanalhistas"* têm em seu acervo. Teremos alcançado, então, a PERFEIÇÃO!

    * Não é erro de digitação.

    ResponderExcluir
  4. Vivemos uma era, como já afirmei aqui por várias vezes, do capital. O lucro fácil e imediato é a meta. Na realidade não classifico como evolução, e sim como involução. No japão já estão em testes os professores robôs. O sexo virtual é propagado como o mais seguro. E a procriação, razão natural do mesmo? Já temos ótimos bancos de esperma. Vivemos cada vez menos em sociedade. O atendimento das empresas é todo feito por irritantes gravações, e se a sua necessidade não estiver entre as opções 1,2 ou etc., "obrigado por ter ligado, sua ligação foi muito importante para nós". Imaginem se não fosse...

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    Agora do recesso de meu doce lar
    Eu frente ao monitor a contemplar
    No outro o psicanalista
    Que num gesto altruísta
    Confortável fica a me analisar.

    ResponderExcluir
  6. Limerique

    Veja que coisa assaz formidável
    À distância a loucura é curável
    A internet agora
    A qualquer hora
    Mexe no seu id por preço razoável.

    ResponderExcluir
  7. Limerique

    Mesmo que sua mente esteja boa
    E que análise soe como coisa a toa
    Deixe-se pela internet levar
    E virtualmente se analisar
    Nas ondas da web sua mente voa.

    ResponderExcluir
  8. Limerique

    Não estava em paz com meus bichos
    Mas na internet encontrei um nicho
    Contemplando o monitor
    Do outro lado o doutor
    Concertando mentes com capricho.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Professor!
    Confesso que tenho alguns receios do futuro...
    Tenho recebido, por email, até "oferecimentos de tratamento espiritual de câncer", via internet também..
    Não sei, viu, mas é de assustar!
    Mas quanto a terapia à distância discutida aqui, ei de concordar com os que dizem que "o atendimento online nunca será igual ao encontro de paciente e profissional em um mesmo espaço físico."
    .
    [sempre por aqui, mesmo que 'camuflada', hehehe!]
    Um mol de abraços!!
    =]

    ResponderExcluir
  10. Limerique

    Pois pode ser analisado o pobre
    Aquele que não tem grana que sobre
    Basta ter computador
    Então acessa o doutor
    E transforma-se em paciente nobre

    ResponderExcluir
  11. Limerique

    Hoje me senti vazio, sem poética
    Ingressei numa atitude cética
    Procurei ajuda então
    Na web achei solução
    Comecei fazer análise internética.

    ResponderExcluir
  12. Professor,
    Acho que agora o que mais tem que acontecer é uma "regulamentação" pelos órgãos competentes desses serviços e dos demais serviços "on" que surgirão... Pois todo trabalho sério, de qualidade e para o bem deve ser maximizado, evitando ou não dando brecha para os charlatões, esses sim sempre na ativa.
    Se é o bom ou ruim, somente o tempo dirá... E o que serve para um, não necessariamente serve para todos...
    Como o senhor mencionou Paulo, deixo este versículo das Cartas que ele escreveu, que está em ROMANOS Cap. 12 Versículo 2: E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus...
    Bem, para os incrédulos, se deixarmos só a primeira parte já seria uma boa dica para nós, "E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa"....

    ResponderExcluir