TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

26.-MAIS DINHEIRO ou LIXO A VISTA




Ano 7*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2400
Não sei quantos de meus leitores hão de estar lembrados daquelas correntes piramidais. Mandava-se uma carta para um número determinado de pessoas de uma lista, onde depositávamos um pequeno valor para a pessoa que estava em primeiro na lista; retirávamos este nome e colocava-se o nosso em último (poderia ser o 6º ou 11º ou uma posição conforme a regra estabelecida pelo ‘fundador’). Havia promessas de em poucos dias ficarmos milionários.
Havia, salvo engano, correntes de lenços, meias, e dinheiro — este enviado em espécie, cheque ou depósito bancário —. Os cheques — e aqui algo muito exótico que os mais jovens não hão de crer — eram envelopados e postados no correio.
O envelope precisava ser endereçado (se dizia subscritado) e levava selos colados na parte frontal, no canto superior direito (para pagar as taxas de envio). O envelope depois de acolher em seu interior uma mensagem (algo tipo um email — só mais elegante —) era colado no verso (com cola ou grude) ou por uma elaborada operação lingual que envolvia cuspe que me abstenho de descrever. No verso se colocava nosso nome e endereço. Depois de tudo isso (cuidando que o excesso de cola não colasse um envelope no outro) esses eram levados a uma agência de Correio (muito raras na cidade) ou em uma coletora, na qual não se tinha muita confiança.
Os mais anosos relevem a descrição desta resumida operação bastante complexa hoje substituída por clique em um ícone chamado ‘send’.
Este elaborado texto preambular, que revela facetas inéditas de como viviam os cidadão ainda no final do século 20 é pretexto para contar que ontem recebi, pela primeira vez uma destas correntes que me prometem ficar rico por correio eletrônico.
A mensagem tem 2.100 palavras (esta blogada tem 600 palavras)  em mais de 10 páginas que anuncia dinheiro rápido: “Para receber R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) ou mais, você precisa investir R$12,00 (doze reais) em seis pessoas, ou seja, R$ 2,00 (dois reais) em cada pessoa de sua lista, que se encontra no final deste email”.
A seguir vem todas as normas (clássicas) e explicações para depositar seis vezes 2 reais para seis pessoas, retirar da lista a primeira colocar o meu em sexto. Logo me é assegurado que “É uma resposta de Deus às suas orações, acredite!”
Como se não bastasse sou informado que: “Quando este programa de ajuda mútua me foi apresentado tive dúvidas assim como você, mas com a fé que sempre tive em Deus aceitei o sinal que ele me deu quando precisei. Hoje tenho muito mais a agradecer a Deus pelas transformações maravilhosas que aconteceram na minha vida, e que com certeza, irão acontecer na sua também a partir da próxima semana se você começar logo, bastando você acreditar”.
Adiante diz: “Tome muito cuidado para reproduzir corretamente a sua lista com os nomes e contas dos outros participantes do Programa para que ninguém saia prejudicado, ok!, pois “Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.’ Salmos 112:3”
Quase ao final sou lembrado que: “Um Programa honesto assim pode ser comparado a uma semente que, quando plantada em terra fértil, germina, cresce, e multiplica inúmeras vezes, até que o que era originalmente uma semente pequena se torna milhões de incontáveis sementes da MESMA MARCA!
A desonestidade do ‘honesto’ programa está que tudo que alguém ganhar será perdido por outro. Os que abrem a lista poderão realmente ganhar, mas a trouxas perdendo. Não geração espontânea de dinheiro.
O pior é que a partir de agora: preparemo-nos para mais lixo. Aguardem.

4 comentários:

  1. A blogada de hoje me relembrou uma conversa que tive anos atrás com um "capo" poderoso banqueiro de bicho aqui do Rio de Janeiro. A conversa foi mais ou menos assim: - Jorge, sabe porque sou rico? Porque vendo ilusão, e ilusão não me custa nada...

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    É corrente pra me fazer milionário
    Basta seguir o que diz o corolário
    Investi meu dinheiro
    Fiz planos o mês inteiro
    E agora sei que sou simples otário.

    ResponderExcluir
  3. Estimado Attico,

    mais uma vez fui contrariado pela tecnologia e meu comentário acabou por não ser publicado.

    é interessante ver como as pirâmides de Ponzi ainda fazem sucesso e parece que o Brasil é o território certo para elas se instalem. Porque é de nossa cultura geral a ideia do tirar vantagem a todo custo.

    Com promessas de dinheiro fácil e lucros em poucos dias, muitos esforçam-se com empréstimos, chegam a sair do trabalho e investem tempo e dinheiro na busca pelas promessas tão divulgadas. E é curioso ver como a criatividade humana é capaz de transmutar o esquema de pirâmides em facetas variadas - com o mesmo fim anunciado: o prejuízo de tantos e a fortuna de tão poucos.

    Por aqui vem se alastrando a Telexfree, que a meu ver trata-se de uma pirâmide de Ponzi disfarçada, sugiro até uma pesquisa e blogada sobre o tema, que tem atraído interesse de muitos e que já é alvo de investigação por vários MP´s estaduais.

    Abraços afetuosos,

    PAULO MARCELO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu estimado polímata Paulo Marcelo,
      não conhecia nada do telexfree até teu alerta. Olhei um pouco: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=559428430736965&set=a.478111348868674.117555.100000094397384&type=1&comment_id=1842498e vi comentários muito díspares.
      Obrigado por teu alerta.
      Paz e bem
      attico chassot

      Excluir