TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

23.- Dia(s) da Música & Santa Cecília

Ano 6 *** www.professorchassot.pro.br

*** Edição 1938

Tenho três registros prévios ao que se anuncia na chamada desta edição. Esta ‘pílulas pessoais’, a meu juízo tornam menos assépticas uma blogada, mesmo que elas possam dar azo a presunção do editor.

#1.- Ontem, na manhã chuviscosa, recebi uma visita na prevista: minha filha Ana Lúcia, chegando de Estrela (onde mora e trabalha) a Porto Alegre por algumas horas veio me fazer um agrado. Isto adoça a alma.

#2.- No Facebook recebo esta manifestação: “Bonjour Professeur Attico J'ai parcouru vos écris, mais le temps me manque..... J'aime ce que vous écrivez. Vous êtes un homme de bien et fier, j'aime. Je ne suis pas aussi érudit que vous mais j'apprécie vos écris. J'espère pouvoir continuer à vous lire. Salutations, à bientôt. Richard Chassot.” Não conheço meu ‘primo francês’, mas me encantou que em plagas ancestrais haja alguém que se liga a mim por remoto parentesco e se compraz em ler alguns dos escritos deste blogue.

#3.- Na noite de ontem tivemos a segunda de uma série de três sessões do seminário de pesquisa nas duas turmas (Biologia e Educação Física & Música e Pedagogia) da disciplina de Conhecimento, Linguagem e Ação Educativa, onde alunas e alunos apresentam seus trabalhos, onde trazem um saber um saber primevo pesquisado em mostram como fazer dele um saber escolar. Há preciosidades. Encerraremos dia 29.

Pois na atividade relatada na terceira pílula que o assunto que estava pautado – tomate roxo – foi transferido. Alunos do curso de Música cobraram-me que eu não referira no blogue o ‘Dia da música’ que então se comemorava.

Citei, então, que o blogue do professor Garin fizera referência a data. Desafiei então que justificassem o porquê deste 22 de novembro. Só uma aluna sabia. Dia de Santa Cecília padroeira dos músicos e da Música. A Amanda, que soube justificar, tem como avós maternos o Antônio e Margarida Acauan, que foram meus amigos. Isto foi me revelado ao final da aula.

Mas oficialmente três datas como dia da Música em grego “Mousikê”, significa “arte das musas”, inspiração para todas as manifestações mitológicas e de cultura grega. Uma este 22 de novembro por ser a data da celebração litúrgica de Santa Cecília.

Desde 1975 comemora-se em 1° de Outubro o Dia Mundial da Música. A data foi oficializada pelo IMC (International Music Council), uma organização não governamental que exerce suas atividades desde 1948, com o apoio da UNESCO. Segundo a idealização da data, pretendia-se promover os valores de amizade e de paz por intermédio da música. Também 5 de março - nascimento de Villa-Lobos - é oficialmente o "Dia Nacional da Música Clássica" desde 2009, por decreto do Presidente da República.

Agora algo acerca da padroeira: Santa Cecília é uma santa cristã, padroeira dos músicos pois quando ela estava morrendo, ela cantou a Deus. Não se tem muitas informações sobre a sua vida. É provável que, tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio. Escavações arqueológicas não deixam dúvidas, sobre a existência, mas sua história só foi registrada no século V, na narrativa Paixão de Santa Cecília. Imagem de Santa Cecília no altar-mor da igreja a ela dedicada em Porto Alegre, na Rua Santa Cecília.

Segundo este relato, Cecília seria da "nobre família romana dos Metelos, filha de senador romano e cristã desde a infância". Ela foi dada em casamento, contra a vontade, a um jovem chamado Valeriano.

Estando só com o noivo, disse-lhe, Cecília com toda a amabilidade e não menos firmeza: “Valeriano, acho-me sob a proteção direta de um Anjo que me defende e guarda minha virgindade. Não queiras, portanto, fazer coisa alguma contra mim, o que provocaria a ira de Deus contra ti”. A estas palavras, incompreensíveis para um pagão, Cecília fez seguir a declaração de ser cristã e obrigada por um voto que tinha feito a Deus de guardar a pureza virginal.

Disse-lhe mais: que a fidelidade ao voto trazia a bênção, a violação, porém, o castigo de Deus. Valeriano, ficou "vivamente impressionado" com as declarações da noiva, respeitou-lhe a virgindade, converteu-se e recebeu o batismo naquela mesma noite. Valeriano relatou ao irmão Tibúrcio o que tinha se passado e conseguiu que também ele se tornasse cristão.

Turcius Almachius, prefeito de Roma, "teve conhecimento da conversão dos dois irmãos. Citou-os perante o tribunal e exigiu peremptoriamente que abandonassem, sob pena de morte, a religião que tinham abraçado. Diante da recusa formal, foram condenados à morte e decapitados". Também Cecília, " teve de comparecer na presença do juiz. Antes de mais nada, foi intimada a revelar onde se achavam escondidos os tesouros dos dois sentenciados. Cecília respondeu-lhe que os sabia bem guardados, sem deixar perceber ao tirano que já tinham achado o destino nas mãos dos pobres. Almachius, mais tarde, cientificado deste fato, e prometeram abandonar o culto dos deuses."

Almachius, "vendo novamente frustrado seu estratagema, deu ordem para que Cecília fosse trancada na instalação balneária do seu próprio palacete e asfixiada pelos vapores d’água. Cecília teria sido então protegida milagrosamente, e embora a temperatura tivesse sido elevada a ponto de tornar-se intolerável, ela nada sofreu". Segundo outros mitos, a Santa "foi metida em um banho de água fervente do qual teria saído ilesa".

Almachius recorreu então à pena capital." Três golpes vibrou o algoz sem conseguir separar a cabeça do tronco. Cecília, mortalmente ferida, caiu por terra e ficou três dias nesta posição. Aos cristãos que a vinham visitar dava bons e caridosos conselhos. Ao Papa entregara todos os bens, com o pedido de distribuí-los entre os pobres. Outro pedido fora o de transformar a sua casa em igreja, o que se fez logo depois de sua morte".

O corpo de Santa Cecília ficou muito tempo escondido, sem que lhe soubessem o jazigo.

Uma aparição da Santa ao Papa Pascoal I (817-824) trouxe luz sobre este ponto. Achou-se o caixão de cipreste que guardava as relíquias. O corpo, foi "encontrado intacto e na mesma posição em que tinha sido enterrado". O esquife foi "achado em um ataúde de mármore e depositado no altar de Santa Cecília". Ao lado da Santa acharam seu repouso os corpos de Valeriano, Tibúrcio e Máximo.

Em 1599, por ordem do Cardeal Sfondrati, foi aberto o túmulo de Santa Cecília e o corpo encontrado ainda na mesma posição descrita pelo papa Pascoal. Desde o século 15, Santa Cecília é considerada padroeira da Música e dos Músicos.

9 comentários:

  1. Caro Chassot,

    obrigado pelo relato da história da Santa Cecília que enseja a comemoração do Dia da Música. É emocionante saber que alguém, de outro continente, com outro idioma nos lê: parabéns pelo comentário do Richard. Quando a gente escreve não sabe onde isso irá parar - milagres da internet.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Attico,

    obrigado pela publicação da história de Santa Cecília, que eu não conhecia. Como curiosidade, o nome Cecília tem raiz grega e significa 'cega'.

    Abraço,

    Paulo Marcelo

    ResponderExcluir
  3. Meus caros Garin e Paulo Marcelo,
    é impressionante como vocês dois, um em Porto Alegre outro em Recife me escrevem quase ao mesmo tempo: “obrigado pela publicação da história de Santa Cecília”.
    Ontem à noite quando meus alunos do curso de Música ‘cobraram’ que meu blogue não homenageara a data, obriguei-me a mudar a pauta.
    Lembrei-me da ‘Padroeira’ e fui em busca de sua vida. A Wikipédia, salvou-me ‘of course’, Coincidentemente, há menos de um mês fora (a uma missa de 7º dia) pela primeira vez a igreja de Santa Cecília aqui Porto Alegre.
    Paulo Marcelo, lembras a raiz grega do nome, mas a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão é Santa Lúcia (ou santa Luzia, como cantam os napolitanos); a festa é celebrada em 13 de dezembro e seu nome lembra o verbo latino ‘lucere’ iluminar ou luzir. Na casa de minha infância havia um quadro de santa Lúcia, onde ela portava um prato com dois olhos.
    Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto.
    Quanto ao texto do Richard, Garin, comoveu-me. Lamentavelmente, depois de três postagens, quase 1h da madrugada, desisti de corrigir aquele ‘empastelamento’ de letras que ficou. Também se perde tempo como editor de blogues. Isto vocês dois conhecem.
    Obrigado a um e outro
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,
    Fiquei um pouco menos apedeuta em história do dia da música e sobre Santa Lúcia. Como sempre, tuas postagens trazem cultura e erudição aos quilos. Abraços musicais, JAIR.

    ResponderExcluir
  5. LEANDRO escreveu
    olá professor,
    colocaste a lembrança do nosso dia no seu blog, bem como o Sr. havia falado em aula...muito bom saber que o aprecia o nosso trabalho...
    conhecer o Sr e suas aulas, falando como futuro educador, nos fazem "pensar" ...este último trabalho que apresentamos em aula ontem é um exemplo disso, no fundo acho que este trabalho assim como as suas aulas, tiveram esse papel de nos ajudar a ser melhores educadores pensantes, tentando explorar o melhor do aluno, pelo menos essa foi uma das lições aprendidas, e eu estou realmente grato por isso...o tema que eu e o colega Vagner escolhemos, sobre como era o ensino de música nos anos 70, acabou indo ao encontro disso tudo e resumindo, foi um prazer ter sido seu aluno nesse semestre e continuarei lendo o seu blog me abastecendo de preciosos conhecimentos que lá estão...um abraço do seu aluno e leitor Leandro
    --
    Leandro Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Muito estimado Leandro,
    primeiro, mesmo sem a tua autorização, postei tua mensagem como comentário no blogue.
    Quando me preparo para deixar o Centro Universitário Metodista, do IPA no final deste semestre, pois estou trocando de instituição, sei que vou sentir saudade dos alunos do curso de Música que tive nestes 9 semestre, Sempre foi um grupo muito especial.
    Ontem à noite foi um exemplo pela qualidade de alguns trabalhos, entre os quais inclui a tua participação.
    Obrigado pela parceria intelectual no fazermos juntos Educação.
    Com admiração e obrigado por ter em ti mais um leitor,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Mestre,

    que bela mensagem do Richard. Ótima a blogada do dia de Sta Cecília. Lembrando Nietzsche: "A vida sem música seria um erro".
    Abraços,
    Guy.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado querido colega Guy.
    Convido o biólogo para amanhã degustar aqui tomates roxos.
    Adiro ao aforismo nietzschiano ouvindo boa música ao trabalhar.
    Com amizade

    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante o que trouxestes para nós sobre a música e a história de Santa Cecília. Aliás, trouxestes muito conhecimento para nós neste semestre, desde mitologia grega até sua própria experiência sábia como professor. Por vezes me perguntava o porque de tantos detalhes, hoje não tenho mais nenhum questionamento, pois acredito que tenho mais conhecimento agora do que no início do semestre sobre muitos assuntos que talvez nunca conheceria. Obrigado por atender nosso pedido, pois assim como todos humanos, ficamos felizes quando lembram de nós.
    A música é nossa religião, cultuamos ela dia e noite e batalhamos para que os músicos tenham total respeito da sociedade, pois a mesma usufrui e muito dela;Assim como professores, médicos, policiais, bombeiros e tantas outras artes que constroem os pilares básicos da sociedade.
    Para encerrar, agradeço mais uma vez o pedido atendido e assim como o Leandro, ganhasse mais um leitor.

    Um Abraço,
    Roberto.

    Shakespeare disse:" Se a música é o alimento do amor não parem de tocar. Dêem-me música em excesso; tanta que, depois de saciar, mate de náusea o apetite"

    ResponderExcluir