TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 27 de novembro de 2011

27.- Um beijo se faz blogada dominical

Ano 6 *** PORTO ALEGRE

*** Edição 1942

No domingo passado postei, a meu juízo, uma das blogadas dominicais mais preciosas.

Apresentei um registro imagético formado por cinco fotos da campanha que causou repercussão mundial e controvérsias e protestos no Vaticano, nos Estados Unidos, na China e outros países: a marca The United Colors of Benetton lançou a "Unhate", com montagens fotográficas de líderes "se beijando". Permito-me recomendar àqueles que não viram aquela edição, que a busquem em 20.- INHATE: Beijos imaginários contra o ódio

Referi então que em 1991, uma campanha da mesma multinacional italiana da moda provocou polêmica ao mostrar uma freira beijando um padre: o anúncio foi proibido em vários países. A foto de Oliviero Toscani (Milão, 28 de fevereiro de 1942) era uma crítica ao celibato imposto pela Igreja Católica e desafiava os valores tradicionais da religião.

Houve quem me dissesse, quando da edição deste dia 20, que não conhecia ou não recordava a foto. Assim, a apresento aqui, numa recordação de uma foto que gerou polêmica, mas muito prazerosa.

Com votos de um muito bom domingo e um feliz advento que hoje se inicia. Que este seja um tempo para os professos do cristianismo com a marca da expectativa do nascimento do Salvador.

7 comentários:

  1. Caro Mestre Chassot
    As campanhas da Benetton sempre forma polêmicas se me recordo. E essa do beijo entre lideranças mundiais nao foi diferente. O que impressiona é a criatividade desta agencia de marketing. Um grande abraço e um excelente domingo...JB

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    se todo o mal do mundo se resumisse a um beijo proibido desses, o mundo seria um paraíso. Abraços e bom domingo, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. como escreveu Galeano, o Deus dos cristãos, (acho que ele deveria ter se referir ao dos católicos)é um deus triste, pois não faz amor.

    ResponderExcluir
  4. eles apenas mostraram o que já existe faz tempo, não é? muito legal este seu blog, querido, prazerosos passear pelos textos e imagens no reflexo de ti...

    beijão
    *

    ResponderExcluir
  5. Caro Chassot,

    lembro que esta campanha foi desaconselhada pelo CONAR por ser desrespeitosa para cm a cultura. Entretanto, não há como não apreciar pois é uma bela foto.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Marília,
    acredito que Galeano exagerou, pois o Deus judaico-cristão fez o mundo em seis dias e depois de descansar no sétimo dia, ele expulsa do paraíso sua obra prima.
    Um bom domingo e obrigado por chegares aqui, sempre trazendo teu filosofar.
    Um afago do

    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. bom... o Deus do meu catecismo se ocupava tanto em vigiar, que dúvido tivesse ele tempo de amar. E o que dizer das punições?

    ResponderExcluir