TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 20 de novembro de 2011

20.- INHATE: Beijos imaginários contra o ódio

Ano 6 *** www.professorchassot.pro.br

*** Edição 1934

Está blogada dominical abre com uma homenagem significativa. Ela, entusiasmadamente, celebra o aniversário de uma leitora muito especial. Hoje é o aniversário da Gelsa, minha companheira há mais de 24,5 anos. Parceira amorosa, também nos fazeres intelectuais – a pauta saborosa da edição de hoje é dela –, merece que eu faça desta edição, uma de minhas homenagens deste dia. Neste significativo 20 de novembro – dia da consciência negra ou de Zumbi de Palmares – também é aniversário da Júlia, presente maior que a Gelsa ganhou em um de seus natalícios. A ela também minha manifestação de carinho e admiração.

Muitos de nós lembramos quando o grupo United Colors of Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotos provocadoras nos anos 90, entre elas, a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta. Depois de uma exponencial queda na sua presença no mercado de confecções

No início desta quarta-feira, dia 16, a marca Benetton anunciou a campanha "Unhate" que, segundo o vice-presidente da empresa, busca "contrastar a cultura do ódio e promover a aproximação de pessoas, religiões e culturas, além da compreensão pacífica das motivações dos outros". Trata-se da primeira campanha da fundação Unhate, criada pela Benetton, cujo objetivo é "contribuir para a criação de uma cultura de tolerância que combata o ódio".

Em um dos anúncios da Beneton mostra papa Bento 16 "beijando" Ahmed Mohamed el-Tayeb, imã [Ministro da religião muçulmana] da mesquita de Al-Azhar, no Cairo. Uma grande faixa com a imagem do papa e do imã foi pendurada em uma ponte perto do Vaticano na manhã desta quarta-feira, antes de ser removida.

Em comunicado, um porta-voz da marca italiana de roupas se disse "desolado com o fato de a utilização da imagem ter chocado tanto a sensibilidade dos fiéis". "Lembramos que o sentido dessa campanha é exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou.

As fotomontagens – faço um registro imagético sem a preocupação de legendar – mostram também beijos calorosos entre o presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel e entre o presidente palestino Mahmud Abbas e o premiê israelense Benjamin Netanyahu. A imagem que deve chamar mais atenção na América Latina é a do beijo de Barack Obama em Hugo Chávez. Outra imagem impactante foi colocada em outro banner diante da catedral de Milão, mostrando o presidente americano Barack Obama beijando o presidente chinês, Hu Jintao. Há também ’um beijo imaginário’ entre os presidentes das duas Coreias – tradicionais arqui-inimigos. O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina) também aparece beijando o premiê israelense, Binyamin Netanyahu.

Mas a foto de Bento 16 e do imã egípcio foi considerada a mais polêmica das montagens, nas quais aparecem também outros líderes mundiais se beijando. “É uma grave falta de respeito ao papa, uma ofensa contra os sentimentos da fé e um claro exemplo de como a publicidade pode violar as regras elementares de respeito às pessoas com o objetivo de chamar a atenção por meio da provocação", afirmou ele em comunicado.

A remoção da foto do papa da campanha aconteceu depois que o Vaticano protestou contra o uso de sua santidade máxima. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, chamou o uso não-autorizado e “manipulado” da imagem de “totalmente inaceitável” e sugeriu que deverá entrar com uma ação legal contra a marca.

A censura chinesa apagou das redes sociais do país os comentários sobre a nova campanha publicitária da empresa multinacional de origem italiana Benetton, que divulgou uma fotomontagem em que o presidente Barack Obama aparece beijando o presidente da China, Hu Jintao.

A Casa Branca criticou nesta quinta-feira a nova campanha publicitária da empresa multinacional de origem italiana Benetton, que divulgou fotomontagem em que o presidente Barack Obama aparece beijando os líderes de China e Venezuela.

Assim Vaticano, China e Washington criticam a campanha. Pois eu a aplaudo. Ela me encantou. Mesmo que não consuma Benetton, achei, uma vez mais uma propaganda inteligente que surge entre tantas peças publicitárias que perecem ser destinadas a débeis mentais. Pena que alguns dos ditos líderes não aproveitaram para ratificar o NÃO-ÓDIO.

3 comentários:

  1. Caro Chassot,
    Sinceramente, se os limites do bom gosto e da ética foram ultrapassados não sei, porque não sou eu que os estabeleço. Mas que a criatividade e ousadia da Benetton são gigantescas, isso ninguém pode negar. Entre ofender a majestática postura de celebridades políticas e atacar o pundonor religioso de certos líderes, fico com a Benetton. Ninguém beijou ninguém de fato, e entre mortos e feridos todos se salvaram.
    Aproveito para dar parabéns a sua companheira Gelsa. Abraços dominicais, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    mais uma vez o Jair comentou o teu blog antes dele ser postado: fuso horário?

    Parabéns à Gelsa, a quem ainda não conheço.

    Achei a campanha da Benetton engraçada. Ao brincar com alguns que se consideram 'imbrincáveis', a marca mostrou que, na construção imagética, é possível construir algo quase impossível. Também não consumo seus produtos, mas que chamou a atenção, isso chamou.

    Um bom domingo!

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Meus caros Jair e Garin,
    faço uma resposta conjunta para esclarecer ao Garin, algo que envolveu o Jair. Não foi por fuso horário a causa do comentário ‘prematuro’ do Jair, até porque Floripa está no mesmo fuso de Porto Alegre.
    Ocorre que ontem há noite fiz uma edição que curti muito: a dos beijos. Resolvi prepostar às 21h30min. Inexplicavelmente a edição entrou em circulação imediatamente. Com data de domingo (assim como as edição de domingo de muitos jornais brasileiros que circulam a partir de meia tarde de domingo). O Jair que recém tinha enviado um alerta de postagem, comentou a postagem ‘antes’ de ela circular oficialmente.
    A um e outro, tão constantes comentaristas deste blogue meu agradecimento.
    Também agradeço a ambos os cumprimentos a Gelsa.
    Com estima

    attico chassot

    ResponderExcluir