TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 2 de maio de 2011

02.- Ernesto Sabato: com reconhecimento.

Porto Alegre * Ano 5 # 1733

O feriado, com ressaibos de domingo, passou. Não acompanhei as manifestações alusivas ao Dia do Trabalho e muito menos, me inteirei dos discursos das centrais sindicais. Vi que o Google tinha um logo especial alusivo à data. Neste o destaque era uma chave para (des)apertar porca (ou arruela), com detalhe para esta. Foice, enxada, martelo parecem não ser mais signo de trabalho. Para o Google, talvez coubesse um computador – o atual grande feitor do trabalhador.

A propósito valeu ler no blogue do Professor Jairo www.profjairobrasil.blogspot.com/ que em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Devo registrar que não sabia desta importante comemoração, que o Jairo ilustra com importantes informações.

Pela manhã, e antecipo que não tenho uma boa explicação para tal: assisti a uma parte significativa da extensa missa de beatificação de João Paulo 2º. Não posso negar meu encanto com os atos litúrgicos de qualquer religião. Também apreciei a versatilidade linguística do sucessor do agora súbito beato.

Claro que em termos de promoção do reavivamento de duas instituições em crise (monarquia e Igreja romana) não dá para deixar de comparar o evento global de domingo com aquele de sexta-feira, este com seu ponto alto no ‘vaticano’ do anglicanismo.

No mais, um fim de semana que marca a troca de calendário mensal, onde me rejubilo por conseguir, sem que me atribua nota máxima, cumprir a determinação de acessar o mínimo a internet. Aliás, parece que meus leitores tiveram idêntico propósito, pois a média diária de leitores do blogue (não de comentários; estes fartos) teve uma redução dos usuais 120 para um pouco mais de 100.

A abstinência do computador levou-me a maior dedicação aos jornais suporte papel (e o fim de semana termina sempre com uma massa significativa de papel a descartar) e a leitura do ‘O baile da Vitória’ de Antonio Skarmeta – recordado de ‘O carteiro e o poeta’. Muito provavelmente já tenho neste livro do escritor chileno motivo para a próxima dica de leitura sabática.

Hoje a semana começa as aulas de segunda-feira: pela manhã, Conhecimento, Linguagem e Ação Comunicativa para a turma de Música, onde vamos organizar um projeto de pesquisa. À tarde, as sempre saborosas aulas na Universidade do Adulto Maior.

Anunciei ontem, que edição dominical já estava pré-postada quando soube da morte de Ernesto Sabato. Ele morreu neste sábado, dia 30 abril, aos 99 anos, em Santos Lugares, na província de Buenos Aires. Convenhamos, um nome de lugar simpático para morrer.

Tive o privilégio de ouvi-lo em 2002 em Madrid. Recordo muito as emoções de estar no Círculo de Bellas Artes e ver a lucidez dele então, mesmo já com 90 anos. Na saída chovia muito, mas eu estava encharcado mesmo das densas reflexões que ouvira.

Assim, nesta segunda-feira junto-me àqueles e aqueles que no fim de semana prantearam um dos maiores nomes das letras latino-americanas do século 20. Devo confessar que não fui grande leitor de Sabato. Tenho dele apenas ‘O tunel’ que li já há um tempo.

Nascido na cidade de Rojas em 24 de junho de 1911, Sabato obteve o título de doutor em Física em 1938, deixando a carreira científica nos anos 1940 para se voltar à literatura. Todavia não ele o autor dos famosos dois volumes de Física do Ensino médio que nos anos 70 eram correntes: Maiztegui & Sabato (Alberto P. Maiztegui & Jorge A. Sabato).

Agraciado com o Prêmio Cervantes em 1984, foi proposto como candidato ao Nobel de Literatura de 2007. Sua última obra publicada foi Espanha nos Diários da Minha Velhice, fruto de suas viagens ao país em 2002. Autor de um documentário sobre a vida do pai, o cineasta Mario Sabato relatou que o escritor já não saía de casa, estava sob cuidado de enfermeiras e quase não falava. Proibido de ler e escrever por recomendações médicas, Sabato dedicava-se à pintura e à vida com Elvira, que dirige uma fundação que leva o nome do escritor. Neste domingo, o escritor seria homenageado na Feira do Livro da capital argentina, pelo Instituto Cultural da província de Buenos Aires. Romancista, ensaísta e artista plástico, Sabato é autor de obras como O Túnel (1948) e Sobre Heróis e Tumbas (1961).

A pedido do então presidente Raúl Alfonsín, ele presidiu entre 1983 e 1984 a Conadep (Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas), a primeira investigação sobre a última e brutal ditadura militar (1976-83). Esse trabalho, conhecido como "relatório Sabato", resultou no livro "Nunca Mais" (1984), que narra o modus operandi da repressão e levanta a morte e desaparecimento de 30 mil pessoas. Muito provavelmente no acompanhamento deste trabalho que muitos de nós mais nos aproximamos do intelectual argentino, após a investigação abriu caminho para o julgamento de militares que cometeram crimes no período.

Logo após esse trabalho, ainda em 1984, Ernesto Sabato recebeu o Miguel de Cervantes, um dos maiores prêmios literários da língua espanhola. Ele foi o segundo escritor argentino a receber o título, depois de outro grande, Jorge Luis Borges.

Não houvesse outra razão para homenageá-lo, bastaria reconhecermos seu trabalho, conhecido como "relatório Sabato", resultou no livro "Nunca Mais" (1984), que narra o modus operandi da repressão. Em um texto que publicou no ano 2000 em Zero escreveu: Hoje, quero dizer que nestes anos finais da minha vida, apesar das graves desgraças que sofri, ou justamente por elas, cada vez com mais profundidade sinto que pode ser este – o século que começa – uma providencial possibilidade de se recuperar o quanto de humano perdemos para encontrar à beira do abismo a solidariedade que nos salve.

Uma boa segunda-feira. Lemo-nos, talvez, amanhã aqui. Até então.

12 comentários:

  1. Caro Attico,

    em primeiro lugar peço-lhe desculpas pelo meu silêncio nesses dias - ocorre que estava (estou) às voltas com a Robocup - o campeonato mundial de robótica que se dará na Turquia, em julho. Sou orientador de duas equipes que representarão nosso país, nas modalidades Dança e Futebol.

    Adiciono uma notícia a teu blogue: os Estados Unidos anunciaram há pouco a morte de Osama Bin Laden, fato que foi muito comemorado em frente à Casa Branca.Recordo vivamente de tua fala em tua última estadia em Pernambuco, na qual apresentavas um outro lado igualmente triste: o das milhares de pessoas que morrem todos os dias, vítimas da escassez de água de boa qualidade - indigentes e de forma silenciosa, sem destaque na mídia.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    um dia "quase sem computador" é, no mínimo salutar. Tu mesmo já observaste para mim (presencialmente) que "ler na tele do computador é muito chato". Concordo contigo. Por maior mobilidade que tenha, não é como o livro que a gente leva de um cômodo para o outro e tem a sua "personalidade".

    Discordo da tua observação sobre o número de acessos (falaste 100): esse é um número bem expressivo, visto que são acessos fiéis que sempre buscam no teu blog alguma inspiração - e sempre a encontram.

    Resta-me te desejar uma semana plena de realizações humanas, seja no exercício do magistério, no exercício familiar, mas principlamente no exercício do teu ser-no-mundo.

    Grande abraço!

    Garin

    http://norberto-garin.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Mestre Chassot! Fico lisonjeado com tua referencia à última ediçao de meu Blog, destacando o Dia Mundial em Memória dos Acidentados pelo Trabalho. São inúmeros trabalhadores que diariamente perdem suas vidas pelas péssimas condições fornecidas por empresas irresponsáveis. Empresas que consideram esses trabalhadores tão somente como números no cadastro de seus departamentos de recursos humanos(se é que assim se pode chamar). Mas essa realidade tem sido alterada, pois desde o ano passado o Ministério da Previdencia tem sido radical com essas empresas, através das Açoes Regressivas Previdenciárias. Nestas ações as empresas são intimadas a ressarcir a Previdência com os valores desembolsados pelo governo para assistirem esses trabalhadores, tanto as familias daqueles que foram a óbito, quanto aqueles que ficaram incapacitados por acidentes mutilantes. Portanto, irresponsabilidade e negligência agora está se transformando em prejuizo e riscos até mesmo de falência. Abraços do JB e Boa Semana.

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,
    Fico triste com a passamento do erudito argentino e chateado por não tê-lo lido mais. Quanto ao teu post, informativo, culto e interessante. Abraços e boa semana, JAIR.

    ResponderExcluir
  5. Muy querido Profesor Chassot,
    Con tanta invasión mediática siento que estamos inmersos en una vorágine donde lo que era noticia hace apenas un ratito es rápidamente suplantado por lo que acaba de ocurrir. Acá además del matrimonio real, la beatificación de Juan Pablo II (que ha tenido más importancia), el asesinato de un hijo y tres nietos de Muamar Kadafi, el fallecimiento de Ernesto Sábato, la muerte de Osama Bin Ladi, estamos invadidos por la campaña del plebiscito que tendrá lugar este sábado. Para usar su término, neopatía mediática, ansias de saber lo más actual que está pasando. Que tenga una linda semana,

    ResponderExcluir
  6. Muito querido Paulo Marcelo,
    vibro com teu retorno. Mas não há do que te desculpares.
    Se considerarmos teu comentário, como integrante desta edição, fizeste que este blogue tenha dado quase um firo de reportagem. Não entendo o carnaval estadunidenses pelo feito se logo a seguir precisaram alertar para os maiores riscos que passaram a viver seus cidadãos.
    Estou na torcido pelo êxito de teus discípulos nos mundiais de robótica, quando vocês serão o Brasil.
    Sucesso sempre
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Garin,
    privar-nos por horas de computador se assemelha – ou deve ter valor de sacrifício – aos religiosos que se mortificam com as disciplinas.
    Obrigado por teus tão fraternos votos para a semana

    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Meu caro Jairo,
    a trazida hoje de excerto de teu blogue foi apenas para brindar meus leitores com a significativa edição do assunto que levas a tela.
    Com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Jair,
    obrigado pelo prestígio que dás a este blogue e retribuo teus votos de boa semana
    Com estima
    attico chassot

    ResponderExcluir
  10. Muy amable Matilde,
    tu comentário muestra realmente cuanto somos cada vez más una sociedad global. Algunos de los eventos que enumera más de un billón de mujeres y hombres lo asistieron en tiempo real. El plebiscito de tu Ecuador tenía ayer una página muy explicativa en un periódico de Porto Alegre.
    Así soy muy grato por tu comentario y deseo que los ecuatorianos en prójimo sábado escojan o mejor para aquellos que hoy son más necesitados.
    Con continuada admiración
    attico chassot

    ResponderExcluir
  11. Querido Mestre Chassot. A leitura de seu blog finaliza meu dia. "Feliz aquele que tranfere o que sabe e aprende o que ensina".Cora Coralina e Mestre Chassot:Dois gigantes humildes e sábios...
    Boa semana!Com carinho e admiração Vânia.

    ResponderExcluir
  12. Estimada colega Vania,
    se fico feliz com teu retorno (teu endereço nem encontrei teu endereço). Porém mais que as emoções trazidas com tua volta é abrir a madrugada fria e estrelada com tua mensagem. Foste generosa, ou melhor exageraste, em me ombrear com a sabedoria e humildade de Cora Coralina.
    Obrigado por tua generosidade e pela professor que és.
    attico chassot

    ResponderExcluir