TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 29 de março de 2011

29.- Pesquisa identifica declínio da religiosidade

Porto Alegre * Ano 5 # 1699

A manhã de terça-feira começa uma sensação de frio, típico do que se chamava de ‘meia-estação’ (entre o verão e o inverno). Nesta edição antes de trazer o assunto que se faz portada apresento um comentário, em três tempos, acerca de uma segunda-feira, onde as piraputangas, em cartaz, quando do relato dos dias de Bonito, já estão distantes.

Na manhã na aula de Conhecimento, Linguagem e Ação Comunicativa para a turma de Licenciatura em Música o cansaço físico acumulado nos dias turísticos foi logo esquecido quando uma das alunas que mais participa diz ‘lendo o seu texto da para aula de hoje concluí que o senhor é muito filé para o nosso churrasco!’.

À tarde na aula da Universidade do Adulto Maior ensaiamos uma pesquisa que os participantes farão ao olharem as gerações dos seus avós e pais e também dos filhos dos netos. Após a aula recebo esta mensagem: “Caríssimo Mestre, ainda que minha atitude de aluna sua, pela terceira vez, não careça ser justificada, envio-lhe esse texto, de minha autoria, publicado no jornal de minha cidade natal. O envio diz da minha alegria em poder me valer de suas colocações em sala de aula, quando nos convida a refletir sobre a visão através de ‘óculos’. O Senhor é demais! Que Deus continue lhe abençoando muito! Um abração, Sônia”

À noite a aula inaugural O que é Ciência afinal? reuniu no auditório do Campus do DC Shopping com 260 lugares plenamente ocupado por professores e alunos dos cursos das Engenharias Civil, da Produção, de Computação, de Arquitetura e Urbanismo, de Design de Modas, Design de Interiores e de Análise e de Desenvolvimento de Sistema. A maneira atenta do auditório me encantou e ao final recebi um cartão e um totem que representa a amizade com o Colegiado Ampliado das Engenharias, Tecnologia e Artes do Centro Universitário Metodista do IPA. Das várias manifestações de discentes e docentes de agrado com a fala, destaco a de uma professora de Design de modas afirmando o quanto a palestra pareceu oportuna para seus alunos.


O assunto que se faz chamada no frontispício foi enviado pelo meu colega Prof. Dr. Jerri Luiz Ribeiro, Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão. Aborda a projeção feita por cientistas estadunidenses baseada em dados de censo identifica declínio da religiosidade em nações como Austrália, Holanda e Canadá

Sobre o tema o sítio www.sissaude.com.br do Sistema Integrado de informação em Saúde do Rio Grande do Sul publicou estudo que indica que religião pode ser extinta em 9 países ricos.

Uma pesquisa baseada em dados do censo e projeções de nove países ricos constatou que a religião poderá ser extinta nessas nações. Analisando censos colhidos desde o século 19, o estudo identificou uma tendência de aumento no número de pessoas que afirma não ter religião na Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça.
Através de um modelo de progressão matemática, o estudo, divulgada em um encontro da American Physical Society, na cidade estadunidense de Dallas, indica que o número de pessoas com religião vai praticamente deixar de existir nestes países.
''Em muitas democracias seculares modernas, há uma crescente tendência de pessoas que se identificam como não tendo uma religião; na Holanda, o índice foi de 40%, e o mais elevado foi o registrado na República Checa, que chegou a 60%'', afirmou Richard Wiener, da Research Corporation for Science Advancement, do departamento de física da Universidade do Arizona.

O estudo projetou que na Holanda, por exemplo, até 2050, 70% dos holandeses não estarão seguindo religião alguma.

A pesquisa seguiu um modelo de dinâmica não-linear que tenta levar em conta fatores sociais que influenciam uma pessoa a fazer parte de um grupo não-religioso.
A equipe constatou que esses parâmetros eram semelhantes nos vários países pesquisados, resultando na indicação era de que a religião neles está a caminho da extinção.
"É um resultado bastante sugestivo", disse Wiener. "É interessante que um modelo tão simples analise esses dados... e possa sugerir uma tendência." "É óbvio que cada indivíduo é bem mais complicado, mas talvez isso se ajuste naturalmente", disse ele.

Pelas projeções a comprovação certamente não será assistida por muitos. Ainda não analisei resultados sobre este assunto no Censo do Brasil de 2010. Aguardemos.

Que a terça-feira seja agradável para todos. Há um convite para nos lermos aqui amanhã.

6 comentários:

  1. Caro Colega,

    é muito interessante esta pesquisa sobre a religiosidade das pessoas. Resta-nos esperar para ver se estas previsões se confirmam. Como sabemos, o ser humano e as instituições são mutáveis e por vezes se adaptam a novas realidades. Sobretudo, no Brasil, parece que as religiões estão crescendo, não estão?

    Gostei da expressão da sua aluna, "o senhor é muito filé para o nosso churrasco!". Certamente é maneira carinhosa dela dizer que está diante de uma sabedoria além da sua compreensão!

    Mas tenho uma novidade: sempre desejei ter um blog, (ou blogue, como costuma dizer). Nunca tive coragem para me expor. Entretato, com a nossa convivência, acabei me entusiasmando e hoje criei um "broto" de blog. Dei o nome de "Blog do Prof. Garin". Se tiver um tempinho, dá uma olhada na sementinha germinando.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Meu caríssimo colega Prof. Garin,
    primeiro a alegria de tê-lo como leitor e hoje comentador.
    Depois um ‘exultet’ por pela entrada ao mundo dos bloguistas. Um motociclista (e não um motoqueiro) como tu há de preferir esta designação à blogueiro.
    No Brasil, não há dúvida que as religiões, ou melhor a religiosidade está em expansão. Não conheço os resultados do censo de 2010.
    Somos inclusive muito bem sucedidos exportadores de ‘igrejas’.
    Mais uma vez a manifestação de entusiasmo (sei a etimologia da palavra e permito-me usá-com respeito)de sermos colegas.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Na maratona da escrita da tese, passo para deixar um abraço cheio de orgulho por ler as falas de sues/as alunos/as. Estou me sentindo... tive filé no meu churrasco por dois anos.hehe. beijo. Vândiner

    ResponderExcluir
  4. Vândiner querida,
    que bom que achas que tenhas tido dois anos de um bom churrasco de filé.
    Fico muito orgulhoso que de vez em vez dês uma largadinha no tesear e te espraies por aqui.
    Afagos com saudades
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Prezado Prof. Chassot,

    Como diz o texto, a análise é baseada é uma regressão matemática e o ser humano é bem mais complexo. Mas o estudo levanta um discussão interessante (como já podemos verificar nos seus comentários e nos comentários do prof. Garin). Aliás, parabenizo o prof. Garin pela iniciativa de inaugurar ser blogue. Espero ansioso a continuação da discussão entre esses dois Mestres e invejo os alunos da sua disciplina.
    Com estima, Jerri.

    ResponderExcluir
  6. Muito estimado colega Jerri,
    esta blogada independente de seu conteúdo tem subprodutos valiosos: a trazida da tua colaboração e estreia aqui de comentário do estimado professor Garin com trazida da preciosa notícia de seu blogue.
    Mas, principalmente ratifica em nós a aceitação pluralidade de pensamento na instituição onde temos o privilégio de trabalhar.
    Fazer dupla em sala de aula com o Prof. Garin é para mim um grande presente que recebo do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão no meu cinquentenário de Professor.
    Quanto o tema do blogada nos permite especulações em distintas dimensões, mas ratifica uma tese: religiosos ou não, ora ainda, estamos imersos em um mundo religioso.
    Com estima e continuada admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir