TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 27 de março de 2011

27.- Bonito é formidavelmente... Bonito

Porto Alegre * Ano 5 # 1697

Esta blogada dominical faz o relato de nossa estreia em ecoturismo de emoções. Tanto a Gelsa como eu temos o perfil de turistas urbanos. Quem nos acompanhou, no começo de fevereiro, em nosso tour de sete dias em Nova York, pode perceber um pouco de nossas preferências turísticas.

Cedo estávamos ouvindo Dona Célia, a quituteira da Pousada Arizona, que logo passou para a coleção da Gelsa como um dos ‘meus tipos inesquecíveis’. Depois curtirmos os bem cuidados recantos da Arizona, que aparecem em fotos.

Mas há que experimentar as emoções fortes do ecoturismo, especialmente quando se está


em uma das regiões mais privilegiadas em belezas naturais. Depois do dia de ontem entendemos um pouco melhor aqueles que têm nestes fazeres a sua opção turística.

Pela manhã vivemos as emoções de percorrer em um bote inflável sete dos 135 km do rio Formoso – um dos 13 rios que fazem da região da Serra do Bodoquena algo impar em termos de belezas maturais. Trajando coletes e recebendo precisas instruções de como proceder no momento de descidas das quatro cachoeiras que tínhamos que cruzar no percurso, fizemos um passeio inenarrável. O percurso, que durou quase duas horas, incluiu banho no rio, em companhia de peixes junto a cachoeiras. Uma das fotos não é de nosso bote, pois como não dispunha de câmara aquática, não pude fazer fotos da travessia, mas a mesma é de uma das cachoeiras que descemos,

O passeio concluiu na Ilha do Padre, quando o Rio Formoso se abre em

vários canais, formando uma muito pitoresca ilha, com pequenas cachoeiras e piscinas naturais, que está a 12 km da cidade. Aqui alguns locais da ilha, que tem complementos ao final da edição.

Uma curiosidade que passa despercebida pela imensa quantidade de turistas que circulam na Ilha do Padre é uma pequena capela. Nela há extensas referências a um personagem muito polêmico: Padre Roosewelt Sá Medeiros, ex-pároco e ex-prefeito de Bonito, excomungado pela Igreja Católica Apostólica Romana em 2003, depois de ter sido acusado de envolvimento com o tráfico de drogas e ter ficado preso por 15 dias. Pertenceu também à Igreja Católica Brasileira. Roosewelt Sá entrou com processo contra o Estado de Mato Grosso do Sul por danos morais e materiais. Ele foi absolvido no Tribunal de Justiça. Mesmo excomungado, continua celebrando suas missas na varanda de uma casa na Vila Donária e tem o projeto de construir a primeira catedral da Católica Brasileira em Mato Grosso do Sul. Filiado ao PP (Partido Progressista), o sacerdote, que foi prefeito de 1977 a 1983, diz que não tem como se desvincular da política. “Modéstia a parte, mas Bonito começou a ser projetado para o mundo a partir da nossa administração”, conta o sacerdote, que está com 66 anos de idade.

Como almoço aditamos algo exótico em nosso ‘currículo’. Comemos carne de jacaré. No restaurante havia três opções inéditas para nós: Capivara, queixada e jacaré. Depois de vermos manadas de capivaras na noite de quinta-feira no campus da UFMS e nos lembrarmos dos filhotes seguindo a mãe, descartamos. Lemos no próprio restaurante sobre a carne de jacaré: apresenta baixo teor calórico, alto valor proteico e baixa taxa de gordura, além de ser livre de gordura trans, sem colesterol e sem carboidratos. A primeira vista, essa regalia pode parecer sem graça e sem gosto, mas é uma carne bem saborosa. Os mais entendidos do assunto dizem que a carne de jacaré criado em cativeiro difere da carne do selvagem, sendo esta mais forte.

À noite nos deslumbramos com o céu estrelado, ficando a curti-lo no hotel. Para esta manhã já temos agendado um passeio no balneário municipal, estando previsto observação de araras e mergulhos para coabitar com cardumes de peixes.

À tarde retornamos a Campo Grande com os colegas José Luiz e Iraci para, no começo da noite, retornar a Porto Alegre, com uma escala em Curitiba. Na curtição de nossos privilegiados momentos, desejo a cada uma e cada um que o último domingo de março seja o melhor.


4 comentários:

  1. Mestre Chassot
    Maravilha esse lugar, nao? Ainda nao conheço o lugar, mas ouvi de muitos amigos os encantos da terra matogrossense. Com certeza, quando puder vou tentar inclui-la num roteiro de familia.
    A Pousada Arizona parece um lugar paradisiaco e muito aconchegante, principalmente quando se encontram pessoas como a Dona Célia.
    Abraços a voce e a Gelsa.J

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Jairo,
    depois de uma manhã fabulosa e uma tarde para vencer 300 km entre Bonito e Campo Grande, já fizemos o check-in para voar Campo Grande/Curitiba/Porto Alegre. Estou já com saudade da Morada dos Afagos.
    A gelsa retribui teu cumprimentos.
    Aplaudo incluir Bonito em um roteiro familiar.
    Com estima

    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Como costuma dizer uma amiga minha: "Tô beje"!!
    O senhor desceu as corredeiras mesmo?!
    o.0
    Incrííííível isso!
    =D

    ResponderExcluir
  4. Thaiza querida,
    uma coisa que não contei, e faço aqui em segredo: primeiro estava com muito medo. E mais, o mergulho era no rasinho.
    Imagino-te com tua tribo. Hão de curtir muito.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir