TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 4 de março de 2011

05 – Quase no embalo do Carnaval

Porto Alegre * Ano 5 # 1674

Para muitos está é uma das sextas-feiras mais esperada do ano. E nesta edição de 2011 ela tem sabor especial, pois o carnaval sendo em março, não ocorre nas férias da maioria. Assim determina uma parada salutar, quando recém tinha sido dada a partida.

Mas antes de falar do período sob o reinado de Momo Primeiro e Único, uma nota de ontem. Uma visita excepcional. Havia agendada uma sessão de orientação com o mestrando Bruno, na Morada dos Afagos. Ele telefonou-me perguntando se não havia objeção em trazer junto sua avó, que reside no Cortado e estava em sua casa para exames médicos. Claro, que disse sim. Ao final disse para o Bruno, não tivesse ele tão adiantado no projeto, aconselharia que fizesse da maravilhosa e densa história de Dona Livette Piazza, um estudo de caso. Ela nos seus fabulosos 84 anos trouxe narrativas emocionantes dos 35 anos como parteira no vale do Jacuí. Tem lembranças de muitas viajadas a cavalo, sob mau tempo ou da trazida a sua casa de parturientes para que atendesse. Dona Livette fez partos até de trigêmeos e das centenas de mulheres que receberam seus cuidados nenhuma faleceu ao dar a luz. Ela em 2009 recebeu uma reconhecida homenagem do Conselho Regional de Enfermagem. Há nesta biblioteca viva uma riqueza de conhecimentos, que merece ser preservada.

Uma vez mais as pessoas perguntam: por que o carnaval este ano é tão tarde? Vale recordar o que já foi outras vezes comentado aqui. Com exceção do Natal que uma festa com data fixa (e segue o ano solar) as demais datas do calendário cristão seguem o calendário lunar (ainda usada no judaísmo) e tudo se regula na definição da ‘Sexta-santa santa (sempre dia de lua cheia) ou dois dias depois o ‘domingo de Páscoa’. Assim, Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer o domingo de Páscoa entre 24 de março e 27 de abril; como a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, esta pode variar entre 05 de fevereiro e 11 de março. Assim em 2011 temos uma das datas mais tardias para o Carnaval.

Aqueles que quiserem ver um bem produzido vídeo acerca da história do carnaval, sugerido pelo sítio www.amaivos.com.br recomendo o acesso a http://www.tivio.tv/?/amaivos/0wm4MTMwMzI/hist%C3%B3ria_do_carnaval.html

Este blogue a partir de amanhã até quarta-feira de cinzas, marcará suas cinco edições com a trazida de textos de outros autores, pois este editor se concede no período hemiférias, restringindo atividade aqui apenas às postagens. A decisão foi tomada porque também imagino que alguns de meus leitores guardarão jejum internéticos nesses dias.

Claro que sei que corro o risco de migração de leitores a outros blogues que serão fonte aqui nesta mescla de interinidade. Resisto ao risco, pois sei o reconhecido valor dos convidados.

Com votos de uma boa sexta-feira adita com dias saborosos sob a égide de Momo, primeiro único. E uma recomendação: dirijam pela vida. Vale no transito a máxima de antanho: Perca um minuto na vida, mas não perca a vida num minuto.

4 comentários:

  1. JOSÉ CARNEIRO escreveu de Belém

    Caro amigo prof. Chassot:
    Acompanho o seu raciocinio em fazer do carnaval um aproveitamento dos dias de folga. É, sem dúvida, o maior feriado brasileiro. A citada frase final do blogue de hoje "perco um minuto na vida mas não perco a vida num minuto" me fez lembrar o ano de 1960, quando cheguei em Belém para começar o ginasial. Naquele ano o Detran de então lançou uma campanha contra os acidentes de trânsito, cujo slogan era "Uma vida a mais nunca é de menos". Campanha lançada, adesivos espalhados pelos ônibus e táxis, ai um atento leitor mandou nota para o jornal chamando atenção para o grave equivoco do slogan, que afinal convidava para um exterminio, percebeu?
    Um excelente feriado e o meu fraterno abraço,

    José Carneiro

    ResponderExcluir
  2. Muito estimado amigo José,
    que tenhamos nesses dias bons momentos de descanso.
    Não fui tão atilado quanto o leitor que percebeu – com acerto – a determinação de extermínio.
    Uma coincidência. Vi essa frase que cito hoje "Perca um minuto na vida, mas não perca a vida num minuto" impressa em um volante na década de 50, talvez na primeira vez que fui à praia.
    Quando se passava em posto em Gravataí, recebia-se o volante com o carimbo de um relógio marcando a hora e se precisava entregar o mesmo em Santo Antonio da Patrulha, não antes de xx minutos, para evitar corrida. Os ‘espertos’ corriam, depois paravam em um bar antes do segundo posto. Vemos em nossas histórias que já há meio século o automóvel (e seu motorista) é um exterminador de vida.
    Obrigado por teu comentário e bom carnaval
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Jejuando ou não, não se alimenta de um só blogue, e o blogue do mestrechassot faz parte da mesa de muitos internéticos. Não aposto neste risco. Esta mescla irá enriquecer o cardápio.

    ResponderExcluir
  4. Marília querida,
    obrigado pelo prestígio que ofereces e mais, pelo apoio que dás ao bloguista que vê diminuído no período seus leitores.
    Um bom recesso momesco
    attico chassot

    ResponderExcluir