TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 14 de agosto de 2010

14- Dicionário temático do Ocidente medieval

Porto Alegre Ano 5 # 1472

Mais um drástico retorno ao inverno. Afinal o acepipe primaveril de quinta-feira foi rebate falso. O frio e o tempo chuvoso voltaram.

Esta blogada, uma vez mais, se tinge de luto: Dentro de mais um pouco, com meu irmão Paulo parto para Montenegro. Vamos ao cemitério do Faxinal para sepultar o tio Afonso. Ele era o único dos nove filhos ainda vivo [(sete homens: Afonso Oscar – meu pai, Lotário, Arlindo, Paulino, Nilo, Otacílio e Afonso) e duas filhas (Marcolina e Rosinha)] de meus avós paternos João Guilherme e Suzana Werner Chassot. Tinha 90 anos era agricultor. Há 4 anos, quando fizemos a festa do centenário de meu pai ele esteve presente e encantou a muitos por algumas horas com relatos detalhados só possíveis por quem tem uma memória privilegiada. Contou por exemplo, o seu envolvimento no arranjo do casamento de meu pai com minha mãe, quando um e outra já eram trintões, em 20 de setembro de 1938. Agora ele é mais uma biblioteca que queima. Assim esta manhã, sepulto mais um pouco de minha História. O meu irmão caçula Emar, que mora em Holambra, ainda nesta quarta-feira esteve com o tio Fonso em visita de despedida. Agora seremos meus irmãos Paulo e Clarinha que vamos estar juntos com o Luis e com a Lizete, filhos do tio Fonso, para no cemitério onde estão meu pai e minha mãe, meus avós paternos, tios, primos do ramo Chassot, dizer adeus a mais uma parte de minha caminhada. É algo que mexe muito comigo extinção de todos os ancestrais.

Ainda duas notas de ontem: O Seminário História e Filosofia da Ciência e a outorga do título ao Prof. José Clovis.

A inauguração do Seminário que neste semestre me envolverá, quinzenalmente, nas manhãs de sextas-feiras com alunas e alunos do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão. Foi promissora.

Quando começou a noite fria e chuvosa de ontem estávamos no plenário da Câmara de Vereadores para homenagear o Professor José Clovis. Havia familiares, vários colegas do Centro Universitário Metodista – IPA, liderados pelo Reitor Prof. Dr. Norberto Garin, políticos do PT, lideres de diferentes segmentos de associações, sindicatos da área da Educação. A vereadora Sofia Cavedon, fez uma muito bem posta exposição da trajetória intelectual do novo cidadão Honorário de Porto Alegre. O José Clovis em agradecimento oferece uma substanciosa aula acerca da Escola, que já está prometida para em futuras edições deste blogue, que foi referido com destaque na fala do homenageado.

A esses relatos preambulares, nesta blogada, cumpro a pauta sabatina falando de livros. Ainda no sábado passado, comentei aqui de minhas alegrias no receber livros de presentes. Neste dia dos pais, o Bernardo e a Carla deram-me livros muito especiais escolhidos pela minha querida neta Maria Antonia. É evidente que ainda nãos li na integra, mas já degustei alguns verbetes do Dicionário temático do Ocidente medieval que plenifica essa blogada.

LE GOFF, Jacques e SCHMITT, Jean-Claude (orgs.) Dicionário temático do Ocidente medieval Original Dictionnaire raisonné de l’Occident medieval (1999) Coordenador de tradução de Hilário Franco Júnior. Dois volumes: Volume 1 - 674 p. Volume 2 - 640 p Bauru: Editora da Universidade Sagrado Coração. 2006. ISBN: 85-7460-147-0

Os dois volumes são apresentados em muito bem desenhado estojo. Os livros encantam também pela qualidade de sua proposta suam muito bem cuidada proposta editorial.

São dez séculos de Idade Média enfocados a partir de artigos-verbetes escritos por reconhecidos medievalistas europeus que demonstram as significações desse período e o explicam. São destacadas três orientações: a da história do imaginário, a da Antropologia histórica e a do constante vaivém, livre de anacronismo, entre a Idade Média e nós. Remissões ao final de cada verbete remetem a outros, possibilitando uma leitura. Noções gerais pertinentes ao período e seu sistema de pensamento. Temas que recentemente têm merecido atenção no campo historiográfico, como Maravilhoso, Morte e mortos, Sexualidade, Flagelos e Jogo gozam aqui de um tratamento especial.

Os verbetes que li são sumarentos e me ofereceram muitas aprendizagens. Estou sorvendo assuntos acerca dos quais tinha conhecimentos muito superficiais.

O renomado medievalista Prof. Jacques Le Goff, escreveu esta apresentação preparada, especialmente para a edição brasileira:

Este dicionário é temático porque põe em destaque todo um sistema de noções explicativas a respeito do conjunto complexo e aberto que é o sistema medieval, além de qualquer determinismo estrito, embora constituindo um todo, uma civilização.

Se as obras individuais nem sempre são homogêneas, as obras coletivas tendem a ser bem mais irregulares, em especial quando não há um esquema rígido de controle da edição, como o que existe, por exemplo, no esquema da "Enciclopédia Britânica" e das grandes enciclopédias em geral.

A Idade Média conquistou o Brasil. Na última década, a História Medieval despertou o interesse não só de acadêmicos como do público leitor brasileiro em geral. Isto se deve, certamente, às novas perspectivas, tendências e métodos historiográficos que tornaram o período muito mais atraente.

Uma vez mais clamo por tempo para degustar tantas maravilhas que tenho por ler. Obrigado Carla e Bernardo e um obrigado especial Maria Antônia, que adivinhou como nunca algo que encanta seu avô. Este presente ensejará muitas blogadas. Cada verbete merece ser trazido aqui.

Desejo a cada uma e cada um de meus leitores um excelente sábado, curtido na expectativa do domingo. Ler-nos-emos (pernóstica, esta mesóclise!) aqui então.

4 comentários:

  1. Caro Chassot! Minhas condolências por esta perda que sofres. Isso sempre mexe realmente com nossa vivência, mas talvez nos torne mais humanos e mais atentos à realidade a nossa volta, e do quanto somos vulneráveis. Fiquei admirado com a percepção da Maria Antonia na escolha do Le Goff, um precursor da Escola dos Annales. Embora sozinho neste final de semana, vivo uma empolgaçao na noite de hoje, participando da formatura da Turma TS203 da Factum, uma das melhores com que convivi neste meu fazer pedagógico. Bom domingo - JB.

    ResponderExcluir
  2. QUERIDO MESTRE CHASSOT, MEUS PÊSAMES. A PERDA DE UM ENTE QUERIDO É SEMPRE DOLOROSA. TENHO ESTADO EM ABSTINÊNCIA QUANTO AS MINHAS LEITURAS DIÁRIAS DESTE BLOG EM CONSEQUÊNCIA DA FALTA DE TEMPO POR ESTAR LONGE DE CASA NESSE MOMENTO. ESPERO LOGO REUPERAR MINHA ROTINA DIÁRIA. UM ABRAÇO,
    ELAINE SUELI

    ResponderExcluir
  3. Muito querido Jairo,
    te escrevo quando deves estar participando da formatura da Turma TS203 da Factum. Que bom que supres a ausência da Leodi, com o envolvimento em uma turma que te teus alegrias.
    Realmente a obra que trouxe na dica de hoje é monumental. A Maria Antônia tem faro.
    Hoje, realmente, passei muito no cemitério do Faxinal. As horas da manhã, com sol e chuva, me engravidaram de emoções fortes,
    Um bom domingo,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Muita querida Elaine Sueli,
    primeiro obrigado pela bonita solidariedade com minhas perdas. Envolvi-me sentimentalmente mais que imaginava,
    Infiro que ainda estejas ausente de tua Rondônia em busca de saúde.
    Estimo que tenhas sucesso em tuas buscas e possas voltar logo para casa.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir