TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 10 de agosto de 2010

10- terça-feira: dia de deuses bélicos

Porto Alegre Ano 5 # 1468

Madrugada fria (em torno de 6ºC) com cerração que impede pouso e subida de voos em Porto Alegre. Nesta terça-feira cumprimos o nosso hebdomadário iniciado na última quarta-feira. O dia de hoje, em diferentes cosmogonias é marcado pela prestação de homenagens a deuses que presidem guerras.

Diferentemente da segunda-feira, a terça-feira não possui a adesão de tantos idiomas em torno de mesmo nome símbolo; mas parece não restar dúvidas que ela homenageia do planeta Marte. Assim o ‘deus da guerra’ está presente no espanhol, no francês e no italiano: Martes, Mardi, Martedi.

Na terça-feira e nos três dias seguintes, nas línguas saxônicas os deuses do Panteon greco-romano Marte, Mercúrio, Júpiter e Vênus são substituídos, pois correspondem com bastante aproximação em seus atributos e áreas de devoção e proteção, respectivamente aos deuses nórdicos Tiw, Wonden, Thor e Friga. Portanto a nossa terça-feira, em inglês (Tuesday), alemão (Dienstag), iídiche (דינסטיק: dinstik), holandês (dinsdag), dinamarquês (Tirsdag) etc como o dia de Tiw (também referido Tiu) o deus da guerra como é Marte para os romanos e, ainda em japonês a terça-feira é o dia do fogo, ícone da guerra.

A terça-feira, como os outros quatro dias da semana, com denominação: feira, em português, tem essa nominação fortemente marcada na liturgia cristã. Isso vale também para os outros dois: sábado e domingo. Aliás, como já foi referido, o domingo era a primeira feira.

Há pelo menos duas explicações para essa denominação feira. Uma, a mais corrente, que indicava dia que no calendário litúrgico, dia da semana em que não se comemora festa especial, assim os dias que sucediam ao domingo correspondiam a dias de féria. A outra, menos provável, indicavam a sucessão de feiras - na acepção de espaço de venda de mercadorias - que ocorriam em diferentes locais; assim depois da grande feira, ocorria depois da missa de domingo, na praça da matriz principal, durante a semana seguiam-se feiras em outros vilarejos, que tinham os seus dias nomeados com os ordinais: segunda, terça, quarta, quinta e sexta.

Nas terças usualmente não acontecem grandes comemorações e elas não têm chances de se transformar em feriadões, a exceção de uma que não sem razão passou para história como ‘a terça-feira gorda’ ou ‘mardi-grass’ que é outra denominação da festa de carnaval, inclusive em países de fala inglesa, como Estados Unidos ou Austrália, mesmo correspondendo à terça-feira gorda em francês. Esse nome era por demais apropriado, pois era o dia que antecedia o início da quaresma, onde a abstinência de carne se estendia pelos 40 dias seguintes até a Páscoa.

No meu imaginário a terça-feira, às vezes, pouco dada a ser dia festivo, se parece com o belicoso deus Marte (para os gregos Ares) que lhe dá a proteção.

Marte era filho de Júpiter e de Juno. Considerado o deus da guerra sangrenta, ao contrário de sua irmã Minerva, que representa a guerra justa e diplomática. Os dois irmãos tinham uma rixa, que acabou culminando no frente-a-frente de ambos, junto das muralhas de Tróia, cada um dos quais defendendo um dos exércitos. Marte, protetor dos troianos, acabou derrotado.

Marte e Venus, por Sandro Botticelli Marte viveu um intenso amor com Vênus (a Afrodite, para os gregos), e com ela teve um filho, Cupido e uma filha mortal, Harmonia. Este relacionamento não teve um final feliz, pois Vênus era casada com Vulcano que flagrou o adultério de sua esposa e impingiu aos amantes o castigo de ficarem enredados ao leito para que os outros deuses viessem ver os adúlteros.

Ao serem libertados, Vênus esperava que Marte assumisse o seu amor e mesmo expulsos do Olimpo fossem vagar pelos cantos da terra juntos. Porém Marte frustrou a deusa abandonando-a. Vênus, a deusa do Amor, transformando seu amor em ódio, rogou uma praga para que Marte se apaixonasse por todas mulheres que visse, tornando-se assim um deus constantemente apaixonado e agressivo, que tomava as mulheres a força quando estas não cediam à sua sedução.

O povo romano considerava-se descendente daquele deus porque Rómulo era filho de Reia Sílvia ou Ília, princesa de Alba Longa, e Marte. O planeta Marte provavelmente recebeu este nome devido à sua cor vermelha, que por ser a cor do sangue era associado à violência e não ao amor, como foi traduzido na cultura popular com associação às rosas. ]

Recebe ainda dois registros que marcam esta terça-feira, que desejo seja frutuosa para cada uma e cada um.

Para esta arde recebera o convite para posse no Superior Tribunal de Justiça (STJ) do desembargador Paulo de Tarso Sanseverino. Ele é filho do casal José e Maria Tereza Sanseverino que recebeu aqui no dia 5 de julho a minha homenagem de gratidão. Formulo aqui o desejo de êxito da continuação da brilhante carreira do Paulo que aos 51 anos atinge o mais alto posto no Judiciário brasileiro.

Nesta manhã tenho a palestra “O que é fazer Ciência, afinal?” como motivação à Mostra Científica do Colégio Metodista Americano, para alunos e alunas de 8ª série fundamental, 1º e 2º ano do ensino médio.

6 comentários:

  1. Mestre Chassot, sempre é maravilhoso ler relatos mitológicos, mesmo quando se tratam daqueles que já conheço.

    Eu, como protegido por Marte (um dos significados do meu nome, Marcos), fico feliz que tenha sido feita a distinção entre ele e os demais deuses da guerra, como Tyr e Ares.

    Cabe apenas ressalvar uma coisa para aqueles que gostam de mitologia: Ares e Marte, assim como Zeus e Júpiter, Hera e Juno, etc, são sincretismos de uma dada divindade, não necessariamente a mesma divindade. Assim, não são todos os feitos dos mitos dos deuses gregos que se enquadram como feitos dos deuses romanos, mesmo que eles sejam equivalentes.

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Meu muito querido marciano comentarista,
    sabes que nunca tinha feito a associação de que Marcos era um ‘protegido do Deus Marte’. Busquei em alguns dicionários latinos ‘vinicius’ ou ‘vinitius’ e não achei. Por ouvido, parece-me ser ‘aquele que vem’.
    Pareceu-me muito gostosos os castigos impostos a Marte. Quem não gostaria de ganhá-los.
    Muito grato por teus sempre enriquecedores comentários.
    Un muy bueno Marte
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Querido Prof Chassot:
    Marte: O Planeta Vermelho!
    Muito interessante seus escritos prof. Conheço pouco de mitologia, mas me interesso pelas belas histórias... E esse planeta é também o favorito dos escritores de ficção científica sendo visto como o mais favorável lugar no Sistema Solar (além da Terra!) para a moradia humana.
    Muito show!
    Abraços,
    Neusa

    ResponderExcluir
  4. Ha! Arrumei meu perfil para me identificar com mais facilidade.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Muito querida Neusa,
    tu não imaginas como isso que fizeste é facilitador para responder aos comentários. Oxalá (si! Queira Alá) outros queridos comentarista fizessem isso. De muitos devo caçar os endereços.
    Obrigadíssimo
    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Muito querida colega Neusa,
    realmente muito já fizemos ficções com nossos amigos marcianos. Não me havia dado conta disso. Tu, como o Marcos (se dizendo protegido de Marte), realmente enriqueceram a blogada de hoje,
    Votos de uma muito boa noite e que teu dia de Mercúrio seja muito bom.

    attico chassot

    ResponderExcluir