TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

1 10SETEMBRO2021 UMA EDIÇÃO EMERGENCIAL


ANO
 16

Sugestãode lives

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

1383

Já vivemos neste blogar a segunda edição setembrina! A celebração do 199⁰ Sete de Setembro foi tétrica e faz aflorar preocupações com as comemorações do Bicentenário em 2022. Particularmente, foi uma semana plena de (a)fazeres. Permito-me trazê-los. Este aportar aqui é até para mostrar que na nossa esponsabilidade (ação de esposar) com a tecnologia, de vez em vez, nos prega surpresas, que podem levar a desquites.

Na segunda-feira, ocorreu o magnífico encontro com os alunos do quarto e quinto anos da Escola Marcelo Gama, de Jacuí, na qual -- há 74 anos -- fui alfabetizado. O memorável diálogo com os alunos foi maravilhoso. 

Ontem, quinta-feira  estavam  programadas para mim duas atividades no XVIII Encontro centro-oeste de educação química. Eis que no preparo das falas fico, num repente, desprovido do Word e do PowerPoint. Prestou-me ajuda a Patrícia, desde Sinop, na montagem da palestra da tarde. Esta palestra classificada pela Irene como título de atividade mais poético do evento: "Para formar jardineiros para cuidar do planeta." Foi muito bom usar, uma vez mais, a Laudado si' para falar no ecomenismo para o cuidado da nossa casa comum: o Planeta Terra.

À noite, no mesmo evento, participei de uma muito original sessão de autógrafos com a presença de quatro livros dos quais destaco dois: o Festschrifts; a Mara (co-organizadora da obra) apresentou, com muita  competência e  destaque a produção de seus colegas da Unipampa, Campus de Uruguaiana RS.

O segundo livro apresentado foi  Os quatro elementos entre a ciência e  a religião  onde a Patrícia mostrou como transformar uma tese em um livro muito palatável. Nele Patrícia e eu mostramos o tênue limite entre Religião e Ciência a partir da visitação dos quatro painéis: terra, ar, água e fogo na catedral católica de Sinop MT. Prometo, para breve uma resenha deste livro deste livro aqui no blogue.

 Ainda na mesma sessão Kátia e Graziele da UFMT apresentaram cada uma livros de suas autorias.

 Nesta sexta-feira ainda participei de uma sessão em que se evocou os diferentes encontros de ensino de química que se realizam no Brasil procurando resgatar algo da história de cada um deles. Foram no mínimo doces momentos de embalar saudades.

Peço às minhas leitoras e  aos meus leitores aceitar as limitações dessa edição do blogue pelas infrações que antes expus com as minhas dificuldades de meu banimento do  Office e por tal sem Word, sem Power point etc. Espero seja renovada minha capacidade de edição o mais breve possível.



Um comentário: