TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

03SETEMBRO2021.- NA PRODUÇÃO DE UMA EXPLICAÇÃO

 

ANO
 16

Sugestãode lives

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

1382

Vivemos setembro! A Semana da Pátria está murcha, mesmo que os ipês rosas estejam exuberantes. Os ipês amarelos aguardam o Sete de Setembro. Há os querem neste feriado mostrar que têm um séquito numeroso. Prefiramos aguardar medrosos a dita data magna. Está confirmado que um rei momo desmascarado anuncia que vai botar o bloco na rua em São Paulo, com policiais aposentados patrocinado pelo voraz agro. Aguardemos. Quem sair na rua pode se molhar.

Deixemos de lado essas prosaicas conjecturas. Há que construir explicações. Permito-me abrigar aqui e explicar como (e porque) fiz alguns se alegrarem com surpresas.


Tudo começou quando comprei 25 exemplares do Festschrift produzido por vários grupos de pesquisa envolvidos com a disseminação da Alfabetização Científica da UNIPAMPA, câmpus Uruguaiana. Estes livros se destinavam a presentear algumas pessoas. Logo vi que laborara em engano. Precisava ter comprado pelo menos 10 vezes mais. Claro, que se tivesse algumas vezes 250 seria mais bem sucedido no fazer-me papai-noel. Estabeleci dois critérios para presentear:

1) uma pessoa querida e sensível para receber o livro! 

2) ser professor em atividade na área de educação nas ciências e parceiro comigo no fazer Educação!

Tanto no item 1, quanto no item 2 o número de candidatos era pelo menos três vezes maior que os livros que eu tinha comprado e destinados à doação. Mas, não eram os critérios 1 ou 2 e sim 1 + 2. E neste detalhe que minhas frustrações cresciam. Assim, nestes dias, 25 surpresas chegaram a 11 estados brasileiros(na escolha dos destinatários não foi considerada). Como os preços de correio estão quase iguais ao valor do livro, fiz um cartão para cada um dos presenteados e enviei a Editora Unijuí que imprimiu e repassou aos presenteados.

Transcrevo a seguir o texto de um dos cartões: Meu muito querido amigo Guy, este original presente de nossos colegas da UNIPAMPA pode ocorrer,

 também, pela tua entusiasmada parceria que catalisa nossa garra em fazer Educação. Com gratidão Attico Chassot Pandemia 2020/21

Recebi lindos agradecimentos em telefonemas, áudios, vídeos, postagens nas redes sociais. Como vi que deixei merecedores fora dos 25, prometo, aqui e agora, uma nova rodada de presentes.

Encerro esta blogada com uma notícia muito original e prenhe de emoções: ontem, 2 de setembro do pandêmico 2021, iniciou no IFES Instituto Federal Espirito Santo no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciência e Matemática – Mestrado e Doutorado Profissionais – Educimat a disciplina TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS I - optativa com os docentes Manuella Villar Amado e Attico Chassot, a disciplina com 2 x 15 encontros semanais pretende realizar um mergulho na obra do Mestre Attico Chassot, trazendo a cada encontro dois capítulos do livro do Festschrift elaborado por pesquisadores da Unipampa.

Encerro repetindo quem no feriado sair à rua talvez possa se molhar!

  https://www.editoraunijui.com.br/produto/2321

Um comentário: