TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

20AGOSTO2021.- UM PAÍS DE FAMINTOS, DE NOVO!

ANO
 16

Sugestãode lives

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

1380

Na edição de 13AGOSTO2021 posterguei comentários acerca do triste retorno do Brasil ao mapa da fome em consequência dos desmandos dos governos Temer e Bolsonaro. Busco, agora, cumprir aquela agenda. A edição de agosto do Extraclasse —jornal mensal do Simpro RS — apresenta uma entrevista com a economista e doutora em Saúde Pública Tereza Campello, professora visitante da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e titular da cátedra Josué de Castro, voltada a sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis.

Trago excertos da entrevista — a íntegra merece leitura em www.extraclasse.org.br — que avalia o atual quadro de insegurança alimentar que, em diferentes graus, atinge 121 milhões de brasileiros. “É um paradoxo nós sermos um grande produtor de alimentos e voltarmos à fome, mesmo expandindo a produção. O Brasil aumenta os seus lucros com a exportação de arroz e falta arroz no prato dos brasileiros. Tem o agronegócio com uma lucratividade esplendorosa e um desemprego gigantesco no país!” É importante dar-nos conta que a situação é dramática e tem que ser enfrentada. Segundo a entrevistada há dois equívocos: o primeiro deles é que, em geral, se atribui o retorno do Brasil (ao Mapa da Fome) à tragédia do coronavírus. Isso está errado.

O Brasil já tinha voltado ao Mapa da Fome em 2017, 2018, no governo Temer, por conta do desmonte e da desorganização de um conjunto de políticas públicas. A primeira medida do governo Bolsonaro foi extinguir o Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar). O segundo erro crasso é tratar da fome e, ato contínuo, falar da filantropia, da solidariedade; fazer chamamentos para que a sociedade, a população, doe alimentos. Essa solidariedade, principalmente entre iguais – porque, em grande medida, tem sido prestada pela população pobre, da periferia – seja importante e deve ser louvada, nós não resolveremos nem 1% do problema da fome no Brasil, que é gigantesco, com solidariedade e filantropia. Somente políticas públicas são capazes de enfrentar uma mazela desse tamanho.

Tereza Campello afirma: Nós estamos falando de cerca de 50 milhões de pessoas que não comem o suficiente por dia. Que só conseguem uma refeição por dia, ou só comem arroz ou só comem farinha. É uma Argentina inteira que precisa ser alimentada. Dessa população, 20 milhões, provavelmente 25 milhões hoje, em situação de fome. Temos dados somente de dezembro de 2020. Hoje, a situação deve estar bem mais grave porque passamos praticamente quatro meses sem nenhum suporte do governo: isso não é resolvido com filantropia e solidariedade. Somente com políticas públicas continuadas, permanentes, com escala e com abrangência nacional.

Por que o país voltou ao Mapa da Fome? Para entender por que nós voltamos para o Mapa da Fome, há que entender por que nós saímos. Não foi natural a nossa saída do Mapa da Fome. O Brasil saiu graças a um conjunto de políticas públicas que permitiram que se enfrentasse a pobreza e a fome. A FAO lista cinco dessas políticas que foram estratégicas. A primeira delas é garantir prioridade no orçamento para essa agenda de soberania, segurança alimentar e combate à fome. Então, não é uma política, não são duas políticas. É um conjunto e o governo todo, inclusive estados e municípios, dedicados a isso. Outra questão é que o Brasil é um histórico produtor de alimentos, exporta, é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. No entanto, convivia com este país e voltou a conviver com este país que produz e exporta alimentos uma população gigantesca que passa fome. Não é por falta de potencial ou capacidade de produzir alimentos. É porque o povo não tinha acesso a esses alimentos. Acesso significa renda. Acesso significa outras formas de se chegar a esses alimentos. [...] É um grande paradoxo nós sermos um grande produtor de alimentos e voltarmos à fome, mesmo expandindo a produção. O Brasil aumenta cada vez mais os seus lucros com a exportação de arroz e falta arroz no prato dos brasileiros. Você tem o agronegócio com uma lucratividade esplendorosa e um desemprego gigantesco no país. Se tem a impressão do PIB melhorando. Mas está melhorando para quem? Somente para um setor que não gera empregos hoje e que não alimenta a população. A população não se alimenta de soja, de milho e de açúcar, que é o que, em grande medida, nós produzimos no agronegócio brasileiro. Os mais variados discursos sustentam que a economia do Brasil é salva pelo agronegócio. Quem produz a comida que os brasileiros come é agricultura familiar. Esta diferentemente do agronegócio produz empregos.

Esta edição do blogue é dedicada ao meu amigo e colega Edni Oscar Schroeder, o meu herói quando reflito acerca da segurança alimentar



3 comentários:

  1. Realidade contraditória e triste: mais alimento e mais fome!

    ResponderExcluir
  2. Attico Chassot - de meu Professor lá dos anos 60 a Amigo até este 2021 . . . seguimos em frente. O nosso Brasil retornou a precisar de nós na Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) pelo nosso Povo! Continuamos c/os nossos compromissos!

    ResponderExcluir
  3. O desmonte do Brasil, de modo oficial, não creio que seja pensado por quem ocupa o Poder. Não creio que tal criatura tenha conhecimento e pensamentos de coerência mínima para tal planejamento. Mas sua ação - e inação, dependendo da situação - assim como as absurdas defesas que faz para divulgar violência e exclusão, sem dúvida, causam terror à situação alimentar dos mais pobres num país que poderia esbanjar alimentos, se fosse pensado para todos. Não que defendamos o esbanjamento, mas é possível saciar, com largueza, as necessidades básicas que temos: comer - alimentar-se - é uma delas. Meu abraço, Áttico!

    ResponderExcluir