TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

13AGOSTO2021.- UM CONVITE MUITO ESPECIAL


ANO
 16

Sugestãode lives

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

1379

Esta já é a segunda blogada de agosto. Uma das razões para este mês ser conhecido como o mês do desgosto: três presidentes da república deixaram o cargo de maneira abrupta. (Vale ver a edição anterior). Seria bom se neste agosto um quarto presidente fosse acrescentado a esta lista.

Já havia assunto agendado para esta edição: o triste retorno do Brasil ao mapa da fome em consequência dos desmandos dos governos temer e bolsonaro. Se alguém perguntasse quando é feita a agenda do blog eu diria, lembrando problema recorrente apresentado por minha mãe depois da janta: não sei o que eu vou cozinhar amanhã! Ter a cada dia comida para alimentar 7 pessoas não era trivial. Quando posto o blogue às sextas-feiras emerge a interrogação: qual será o assunto da próxima edição?

 Ontem, à noite, dei ouvido ao Poeta: cesse tudo que a musa antiga canta, pois valor mais alto se alevanta (Luís Vaz de Camões: Os Lusíadas, Canto I, estrofe 3). Recebi uma mensagem que muito me emocionou e por tal compartilho com leitoras e leitores.

Olá, Professor, tudo bem? Continuo trabalhando na E.E.E.F Marcelo Gama (Jacuí, Restinga Sêca). Neste ano, em razão da pandemia, as aulas vêm sendo realizadas de “forma híbrida”. Na tentativa de utilizar as potencialidades das tecnologias e estratégias de aprendizagem ativa, iniciamos o segundo semestre com um Projeto de resgate da história das localidades da região de abrangência da Escola. Como “produto final” do trabalho, os alunos manifestaram a ideia de registrar e compartilhar histórias e descobertas sobre “o lugar em que vivo”. Ao comentarmos sobre experiências de autoria e as inúmeras possibilidades, me perguntaram se eu “conhecia alguém que já escreveu um livro” e tivemos a ideia de entrar em contato.

Abaixo o “texto coletivo" escrito para enviar por email: “Boa tarde, Professor Attico! Somos Alunos do 4º e 5º Ano, uma turma multisseriada da Escola Marcelo Gama, localizada em Jacuí, Restinga Sêca. Neste ano, alguns colegas vêm para a Escola de forma presencial, outros participam das aulas online pelo Google Meet. Estamos utilizando as tecnologias para aprender de maneira diferente. Já entendemos que, mesmo estudando em lugares diferentes, podemos aprender juntos. Ao mesmo tempo em que vamos conhecendo as diferentes ferramentas, pesquisamos, apresentamos, interagimos e temos muitas ideias. Como atualmente a nossa escola recebe alunos de várias localidades vizinhas, estamos pesquisando sobre as histórias das nossas comunidades e ouvindo relatos de pessoas que viveram em outros tempos por aqui. Ficamos felizes quando a professora nos contou que conhecia um professor, que já estudou em nossa escola, é autor de livros e ainda tem um blog. Mesmo sem lhe conhecer, sua história nos encantou. Nós também gostamos muito de ler e temos o sonho de escrever as nossas próprias histórias. Tivemos a ideia de enviar este email perguntando se o senhor poderia colaborar com a nossa pesquisa contando algumas histórias de Jacuí, enviando algumas fotos... ou compartilhar com a gente um pouquinho da sua experiência sobre como começou a escrever seus livros. Imaginamos que o Senhor tenha muitos compromissos e atividades. Caso não seja possível, entenderemos. Mas, seria uma experiência muito interessante se pudéssemos nos comunicar de alguma forma: por email ou quem sabe uma “roda de conversa” pelo Google Meet? E, claro, será um prazer lhe receber, quando for possível, para uma nova visitinha presencial em nossa escola. "Abraço!” Atenciosamente, Alunos do 4º e 5º Ano e Professora Aline.

Não precisei pensar muito: a resposta é um retumbante sim! Quero convidar, para já sonhadas parcerias, à professora Aline e seus alunos quarto e quinto anos da escola onde há 74 anos fui alfabetizado, frequentando-a de março a agosto de 1947.

Prenhe de sonhos há que os gestar virtual e presencialmente. Vamos à Jacuí. Nos encontramos na Marcelo Gama. Expectante.

Um comentário:

  1. Amigo, caríssimo, Áttico! Vi-me emocionado ao ler esta blogada, tão especial! As lágrimas foram inevitáveis! Senti-me viajando contigo! Que privilégio, o teu, em poder conversar com as turmas da escola que te alfabetizou. Sou, eternamente, grato à querida Escola Estadual Dr. Fortunato de Camargo, de Angatuba/SP, que me fez ver e ler o mundo de modo, completamente, diferente, rico, colorido, passível de mudanças, cheio de possibilidades, enfim! Parabéns, meu amigo! Leve meu abraço aos teus coleguinhas de classe, mesmo passados 74 anos. Para o teu coração, o tempo não quis passar, só para presenteá-lo com uma honraria de tal monta! Compartilho de teus sorrisos pela escola e pelas turmas. Abração!

    ResponderExcluir