TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 9 de julho de 2021

09JULHO2021.- ******UM CENTENÁRIO & UM FESTSCRIFT*****

 

ANO
 15

Sugestãode lives

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

1376

 

Há dois destaques que determinam postergar o terceiro episódio da série: Por que uma Ciência indisciplinar? Estes dois destaques ganham celebração, aqui e agora, tecem o blogar de hoje: i) ontem Edgar Morin fez 100 anos; ii) o Festscrift, solenemente anunciado em 13 de março, vem a lume.

EDGAR MORIN Não é um evento usual, espécimes de Homo sapiens terem valIDADE com três dígitos, por isso há que celebrar. Parece que estes tempos pandêmicos reorganizaram as relações de parentelas. Os nossos colegas da Academia (e aqui se incluem nossas bibliografias) cada vez mais se espraiam como uma família ampliada. Vibramos e sofremos com alegrias e tristezas. Ver ‘um dos nossos’ alcançar uma idade com três dígitos é motivo de celebrações. Ontem fiz isso em dois momentos. Pela manhã quando falei para cerca de meio milhar de professoras e professores da rede estadual da região de Ribeirão Preto SP. À noite, em Marabá PA, na reunião do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências.

Não cabe trazer importância das dimensões teóricas deste reconhecido intelectual francês. Limito-me, aqui no recomendar (de maneira especial aos que apreciam biografias) o livro no qual Morin evoca sumarentas memórias de seu pai: Um ponto no holograma A história de Vidal, meu pai. [São Paulo: A Girafa Editora, 2006. 446 p. ISBN 8589876-97-7 // Vidal Nahoum (1894-1984) um judeu sefardita]. Dentre as muitas histórias narradas aprendemos um pouco mais acerca de ‘nosso’ Século 20.

FESTSCRIFT Na edição de 19 de março, narrei o entardecer emocionante do sábado 13 de março quando completava 60 anos como professor. Então, entre muitos acarinhamentos, foi lançado um livro, ainda em suporte eletrônico, desde o câmpus de Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

O evento teve dimensão nacional com a celebração da data marcada pela apresentação de um Festschrift que a Wikipédia diz serO termo em língua alemã Festschrift, na Academia, se refere a um livro que homenageia uma pessoa influente ou reconhecida, especialmente um pesquisador. Geralmente é lançado enquanto o homenageado é vivo. O termo pode ser traduzido como "livro de homenagem" ou "livro de celebração". Um Festschrift contém contribuições inéditas de colegas do homenageado, podendo incluir seus ex-alunos. Geralmente é publicado na ocasião da aposentadoria do homenageado, ou quando ele completa certo tempo de carreira (trinta anos ou mais)”.

Então o 13 de março de 2021 se fez celebração nacional. Foi festa com protocolos próprios de tempos em que comemorávamos a Vida, mesmo já há um ano vivíamos em isolamento social. Chorávamos também nossos mortos. A Covid-19, naquela data, já levara a óbito quase 300 mil brasileiros. Agora (4 meses depois) este número quase dobrou.

 O momento foi tão emocionante que se fez indescritível. Registro o endereço onde é possível (re)viver a história de um momento dos mais emocionantes e gloriosos de minha vida: https://www.youtube.com /watch?v=Q_sA5eSRcis

Assim a segunda das dimensões deste blogar é fazer o auspicioso anúncio que a Editora Unijuí está disponibilizando duas versões (e-book e suporte papel) do livro Attico Chassot, 60 anos fazendo Educação Festschrift

No site www.editoraunijui.com.br/produto/2321 além de se poder adquirir uma ou/e outra das duas versões (versão papel mesmo que disponível ainda em julho está sendo vendida sob reserva) se pode conhecer uma amostra grátis das 280 páginas que inclui a artística capa concebida a partir de foto do mural em homenagem a Chassot, no diretório acadêmico do Curso de Química da UFPA, em Belém.

A amostra ainda oferece um sumário analítico dos 19 capítulos, o poema-prelúdio de Sílvia Nogueira Chaves, a poética apresentação dos três organizadores do livro: Vanderlei Folmer, Raquel Ruppenthal, Mara R. Bonini Marzar.

Depois do gostoso evocar daquele 13 de março — que tenho como um dos dias mais emocionante de meus quase 82 anos — alegro-me em convidar minhas leitoras e meus leitores a conhecer o sumário de um muito original e sumarento Festschrift.

 

 

Um comentário:

  1. Pai

    Linda homenagem realizada em vida !

    Vou ler com muito carinho e gratidão .

    Tu sempre me motiva a ser um melhor Pai , filho ,...

    Te amo ❤️

    ResponderExcluir