TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 18 de junho de 2021

18JUNHO2021***** Ainda acerca da Alfabetização Científica

 

 

 ANO 15

Agenda de Lives em página

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

37091373

 

Hoje é o Dia do Químico. Dispenso cumprimentos. Não sou/nunca fui Químico. Nos meus mais de 60 anos de docência, em pelo menos a metade, fui professor de Química. Mais de uma vez, ouvi de doutos profissionais da área da Química a depreciativa afirmação: “quem sabe faz, que não sabe ensina!” Abstenho de contestar.

No ufanismo comemorativo pela data, tenho, nesta sexta-feira, duas palestras: às 16h no Câmpus da FURG em Santo Antônio da Patrulha RS, buscarei responder: “O que é Ciência, final?” Às 19h, em Amargosa, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano tento espiar por “Uma Brecha entre o Passado e o Futuro”.

Esta agenda me obriga a não participar do final da edição de hoje da apreciada oficina que encanta o nosso sextar: “A arte de escrever Ciência com arte!” Daniel — o Polímata — com galhardia garante o êxito no burilar rascunhos para deles fazer textos.

Mais uma vez sou inspirado neste blogar com um texto bíblico que é homólogo em Lucas, Marcos e Mateus: “Ninguém acende uma candeia e a coloca em lugar onde fique escondida, nem debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a num local apropriado, para que os que entram na casa possam ver seu luminar (Lucas, 33).

Robson Vinicius Cordeiro* comentou, na última edição (11JUN) deste blogue, algo merece ascender a texto capital — até porque os comentários não são fruídos por um significativo número de leitores — para que os que entram no blogue possam usufrui-lo.

Por tal transcrevo: Mestre Chassot, a reflexão trazida a luz presente é urgente! Eu, como professor e gestor escolar, tenho acompanhado esse crescente abismo social se alargando por conta de um ensino híbrido que nos foi imposto sem uma preparação adequada. Não o entendo como problemático, mas vejo o problema de fazê-lo sem os debates e condições necessárias para garantir equidade de acesso e de desenvolvimento para todos os alunos.

Sua posição acerca da Alfabetização Científica como assemblage é algo que eu já vinha lendo de seus textos (ainda que indiretamente) desde 2014-2015 quando defendi minha dissertação de mestrado. Nós somos permeados por múltiplas linguagens e línguas e os processos de aprendizagem dessas línguas se misturam como a própria realidade que é una-múltipla (quase que a Trindade cristã).

Já alertava no texto dissertativo, quando eu discutia o controverso tema "educação/alfabetização plena" presente nos escritos do Pnaic sobre a complexidade e o emaranhamento do mundo contemporâneo, exigindo uma educação que afine a relação dos sujeitos com a realidade e aqui não falo apenas como processo de acumulação de saberes, mas de compreensão e de uso responsável, crítico e consciente dos mesmos. E tal processo passa pelo desvelar das barreiras disciplinares da realidade, que é naturalmente indisciplinar. Ou seja, se hoje, quando pensamos a realidade precisamos trocar lentes com uma vasta frequência, como se quiséssemos olhar por um caleidoscópio monocromático, sem apreciar as belas mandalas formadas, devemos perceber o desafio que é reconhecer o colorido do mundo e suas fascinantes combinações o disciplinares, em que física, química, história, geografia, biologia, antropologia, arte, filosofia, entre tantas outras lentes são o mesmo caleidoscópio.

Traz para nós sua observação perspicaz acerca dessa alfabetização digital que hoje aparenta ser pré-requisitada e, de fato, estamos vivendo um conflito geracional cada vez mais marcado o que é extremamente desafiador. Que tenhamos a energia e sensibilidade necessárias para assumir a árdua tarefa, como professores e professoras, de construir pontes onde há abismos e portas onde há apenas muros.

* Robson Vinicius Cordeiro é Licenciado em Filosofia e Pedagogia, especialista em Arte-Educação, mestre em Educação em Ciência e Matemática e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT/IFES). Investiga práticas pedagógicas que contribuam para alfabetização científica e linguística dos alunos ingressos no ensino fundamental, em diálogo com a história e filosofia das ciências. É professor de Filosofia e alfabetizador na Rede Municipal de Cariacica-ES e atualmente atua como Diretor na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Paiva. É também artista visual autodidata, especializado em aquarelas, com foco na representação iconográfica de paisagens e fenômenos históricos, culturais e sociais do Espírito Santo, buscando a valorização do "ser capixaba".

9 comentários:

  1. Amigo sempre lúcido em suas colocações. Não tenho como não lhe admirar e aprender a cada lida, a cada encontro. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Essa parceria Mestre Chassot e Robson, coorientador e orientando, já deu certo!👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Doutorando do Educimat nos dando orgulho! Mestre nos dando esse privilégio de dialogar com um grande referêncial teórico da Educação Brasileira!

    ResponderExcluir
  3. Excelente reflexão Robson. Agradecemos ao mestre Chassot pelo espaço. 🥰

    ResponderExcluir
  4. O ensino se faz mais complexo a cada dia, no entanto, a opressão ao educador público parece ultrapassar em velocidade...como se valorização profissional não está no cardápio de uma Ensino atual e de qualidade. Será que teremos de colocar os números, digo valores, na comparação a outras profissões tão importantes quanto? Viva estes governos, destruidores da educação, do serviço público e ...... parece desabafo....também. Alfabetização científica, uma necessidade, inclusive para tal percepção.

    ResponderExcluir
  5. ROBSON VINICIUS CORDEIRO21 de junho de 2021 às 08:11

    Mestre Chassot, que honra encontrar meu comentário destacado na edição de 18/06/21 do blogue! E reitero minha compreensão acerca desse desafio educacional presente: fazer alfabetização científica está para além dos limites disciplinares impostos pela organização da escola e do currículo tradicional. É um exercício contínuo de reflexão e aprendizagem acerca do nosso mundo e seus seres e das nossas relações com ele e com eles!
    Saiba que, fazendo memória à edição de 11/06/2021, a regra da escuta profética na sua própria nação as vezes encontra exceções. E fico feliz em ser uma exceção!

    ResponderExcluir
  6. Texto que nos remete a muitas reflexões desafiadoras!

    ResponderExcluir
  7. Como de costume, muito bem colocado. E a seção de comentários deste blogue invariavalmente é também bastante qualificada. Um respiro de alívio!

    ResponderExcluir