TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

15JAN2021 *** Sidnei, agradecido pelos saberes tecidos juntos

 

 

 ANO 15

Agenda de Lives em página

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

3701

E... passou quase um mês da última edição deste bloque em 18/12/2020. Voltamos a circular, quando já passou a metade do primeiro mês deste ainda desacostumado 2021, por ora nada melhor que o 2020. Foram quase 30 dias excepcionais aqueles que passamos mais distantes, mesmo que a cada dia o blogue manteve a sua frequência de entorno de 100 acessos (talvez, uns 10 leitores). Sei ser um número modesto ante aqueles com milhares de acessos. Mesmo sem sair, por estes dias (nem para o confraternizar com familiares) parece que me irmanei, como nunca dantes, nesta tão esperada virada de ano (em férias).

Se anunciasse que contaria uma piada (ou que assumo o papel de falastrão de bobo da corte), eu teria mais crédito. Eis uma não-anedota: O avião da Azul, com destino à Índia para buscar vacinas vendidas ao Brasil (por ser o primeiro ministro indiano amigo do presidente da República) retardou em um dia sua viagem porque era preciso antes adesivar o avião com propaganda do governo.

É evidente que nas quatro semanas silentes muito ocorreu. Havia organizado uma coletânea de pingos e respingos do período. Cessa tudo! Surge tristeza maior.

Nos dias que se fez recesso sofri várias perdas daqueles labelados como da área acadêmica. Uma perda, dolorosa de maneira particular, pela imprevisibilidade. A pranteio, aqui e agora.

Na noite desta quarta-feira, Gerson Mol, Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBEnQ informava com profunda tristeza a partida repentina do associado e Diretor de Comunicação, Professor Doutor Sidnei Quezada Meireles Leite, Professor Titular do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e pesquisador reconhecido pelas grandes contribuições dadas na formação de recursos humanos e produção de conhecimento na área de Educação e Ensino de Química. Atualmente, Sidnei se encontrava em plena atividade na SBEnQ, trabalhando no lançamento da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química - ReSBEnQ, como um dos editores chefes. Em mensagem para a equipe da revista, no final do ano Sidnei escreveu: “Eu desejo de coração que 2021 seja melhor, com a oportunidade de virar a página da vida, com a oportunidade de ser feliz. Tenha esperança. Que seja um ano sem Covid. Que tenhamos vacinas de fato e não fiquemos só olhando para as telas pensando o que poderíamos ter. Que a ciência vença. Que o amor vença. Que a vida vença. Seja feliz. Feliz 2021”.

Soube, por amigos do IFES (Agradecido, Manuella!), nesta quinta-feira, da tristeza pela partida do Sidnei, ainda tão novo (com 54 anos) e de forma tão repentina. Tinha ido visitar a mãe e estava voltando do RJ para o ES de carro. Passou mal na estrada. Foi para um hospital na segunda-feira. Na terça de manhã, seus colegas do IFES souberam que estava na UTI em estado gravíssimo, à noite faleceu. Ontem, quinta-feira foi o enterro. Colegas narraram o quanto estão todos imersos em dor. Ele foi o principal responsável na aprovação do Doutorado no IFES. A primeira turma começa em fevereiro. Vai ser difícil sem ele!

Eu vou recordar sempre o gentleman que me recebia em Vitoria e das emoções em subirmos a pé, até o convento da Penha em Vila Velha. Tenho em minha casa, mobile com dobraduras feitas por ele. Lembrarão o amigo que partiu muito cedo, antes do tempo. O Sidnei existe porque nós narramos suas histórias. “Querido amigo e colega! Os muitos aprendizados juntos hão de adensar saudades!”

Um comentário:

  1. Querido Mestre, torcemo, queremos e desejamos um 2021 "normal". O que temos? _Governo desesperado para salvar a prole e sua vida política, garantia da continuidade da vida por ele escolhida: anarcocapitalista-milicianato-pró covid; _economia em frangalhos: fuga de capitais;.....poderíamos enumerar inúmeros ítens nada agradáveis... Pessimismo? Não. Apenas o que aí está. No entanto, estamos repletos de Saúde, Vontade para Aprender e Viver...Isso é louvável. Dificuldades, desgovernos....passam. Grande e Forte abraço!!!

    ResponderExcluir