TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

30OUT2020# WIKIPÉDIA, com loas!...Ela merece!

 

 

 ANO 15

Agenda de Lives em página

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

3693

Os blogares de outubro já se encerram hoje. As eleições municipais parecem apagadas pelas eleição estadunidense. Espera-se uma desejada derrota do padrinho do bolsonarismo na autonomeada ‘maior democracia’. Se tal se confirmar, as eleições municipais murcham ainda mais. Aqui apoios do presidente Messias são mais desejados pelos candidatos militares e evangélicos.

Então, deixo o salmodiar político. Desmoitemos em outras searas.

Esta semana, com muita expectativa, submeti um texto à Revista Coletânea da Faculdade de Filosofia e Teologia do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Tenho privilégio de ter no Prof. Dr. Felipe Figueiras (IFPR) um excelente catalisador da acanonicidade de meus escrevinhares. Os editores, de maneira mais usual, apreciam textos canônicos. Por tal embalo expectativas reservadas.

Também neste texto em tela, como em outras situações, sinto, não raro, uma desconfiança ou até um desconforto de colegas por eu referir a Wikipédia como fonte de alguma informação.

Mesmo que a Wikipédia já tenha 20 anos ela sofre os mesmos preconceitos (uma enciclopédia onde qualquer um pode escrever o que quiser!) de 2001, quando iniciou. Todos sabem que nunca foi assim. Eu prometo, aqui e agora, preparar um texto evidenciando pelo menos duas informações basilares:

1) A Wikipédia (até por não ter anúncios e por ser de acesso livre universal) é o melhor exemplo de uma ampla e irrestrita disseminação do conhecimento. Aqueles que usuram enciclopédias em suporte papel podem amealhar pelo menos três nítidas vantagens da Wikipédia, quando comparadas às enciclopédias de suporte papel: i) o custo, há época, muito elevado das enciclopédias; ii) a rápida desatualização e lenta atualização das mesmas; iii) a dificuldade de manuseio.

2) Não é fácil publicar um verbete na Wikipédia; ainda mais difícil é alterar, de maneira estável, algo em um verbete publicado por outros. Os wikipedistas, quais bem treinados cães de guarda, são altamente capazes na vigilância do que é publicado novo ou reformado do já publicado. Prometo honrar o acima prometido: vou preparar um texto. Este já tem até título: Da Enciclopédia francesa no Iluminismo à Wikipédia no Século 21.

Por limitado que seja o espaço que terá o texto aqui anunciado, não se pede deixar de referir a Enciclopédia Francesa. Podemos, com bastante facilidade, reconhecer a "Encyclopédie” como o ícone ancestral da Wikipédia. D'Alembert e Diderot coordenaram entre 1751 e 1780, os mais sábios filósofos do Século 18, que, com base nos ideais iluministas, pretendiam amealhar todo saber produzido até então, dispensa-lo a humanidade para criar o "cidadão esclarecido.” Este devia ter coragem de pensar por si mesmo e não sob influência da Igreja ou do Trono real (Chassot, 1993).

Não foi sem propósito que a Igreja católica romana conseguiu proibir a circulação da Enciclopédia, ou L'encyclopédie ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers, l'ouvrage d'une société de gens de lettres (A enciclopédia ou Dicionário raciocinado das ciências, das artes e dos ofícios por uma sociedade de letrados) talvez a obra fundamental do Século das Luzes.

A Enciclopédia tinha o ambicioso objetivo de "traçar um quadro geral dos esforços da mente humana, em todos os gêneros, em todos os tempos", definindo que o verdadeiro "objetivo de uma enciclopédia é o de reunir os conhecimentos dispersos sobre a superfície da Terra, expor o seu sistema geral aos homens com os quais vivemos, para que os nossos descendentes, tornando-se mais instruídos, tornem-se, ao mesmo tempo, mais virtuosos e felizes" (Chassot, 2018, p. 168).

Mais de dois séculos depois temos a Wikipédia (a nossa fonte do texto a seguir é a própria Wikipédia) como um projeto de enciclopédia multilíngue de licença livre, baseado na web e escrito de maneira colaborativa. O projeto encontra-se sob administração da Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é "empoderar e engajar pessoas pelo mundo para coletar e desenvolver conteúdo educacional sob uma licença livre ou no domínio público, e para disseminá-lo efetivamente e globalmente". Integrando um dos vários projetos mantidos pela Wikimedia, os mais de 51 milhões de artigos (1 044 829 em português, até 29 de outubro de 2020) hoje encontrados na Wikipédia foram escritos de forma conjunta por diversos voluntários ao redor do mundo. Quase todos os verbetes presentes no sítio eletrônico podem igualmente ser editados por qualquer pessoa com acesso à internet e ao endereço eletrônico. Em janeiro de 2020, havia edições ativas da Wikipédia em 299 idiomas. Em 2010, tinha cerca de 365 milhões de leitores. A Wikipédia é uma ferramenta de pesquisa amplamente utilizada por estudantes e tem influenciado o trabalho de publicitários, pedagogos, sociólogos e jornalistas, que usam seu material, mesmo que nem sempre citem suas fontes.

Wikipédia afasta-se do estilo tradicional de construção de uma enciclopédia, possuindo uma grande presença de conteúdo não acadêmico. A importância da Wikipédia tem sido notada não apenas como uma referência enciclopédica, mas também como um recurso de notícias atualizado com frequência, por conta da rapidez com que artigos sobre acontecimentos recentes aparecem. Estudantes têm sido orientados a escrever artigos para a Wikipédia como um exercício de explicar de forma clara e sucinta conceitos difíceis para um público não iniciado.

Embora as políticas da Wikipédia defendam fortemente a verificabilidade e um ponto de vista neutro, seus críticos acusam-na de viés sistêmico e inconsistências (incluindo o peso excessivo dado à cultura de massa) e alegam que ela favorece o consenso sobre credenciais em seus processos editoriais. Sua confiabilidade e precisão também são alvo de críticas. Outras críticas apontam a sua suscetibilidade ao vandalismo e à adição de informações falsas ou não verificadas. No entanto, trabalhos acadêmicos sugerem que vandalismos são geralmente de curta duração. Uma pesquisa de 2005 na revista Nature mostrou que os artigos científicos que eles compararam chegavam perto do nível de precisão da Encyclopædia Britannica e tinham uma taxa semelhante de "erros graves". Outra pesquisa de 2011 realizada pelo ForeSee Results e divulgada pela CNET mostrou que, em uma escala de satisfação de 0 a 100, os internautas atribuíram 78 pontos à Wikipédia, um resultado maior que o de outros sites consagrados.

Bibliografia referida

CHASSOT, Attico.  A enciclopédia. Ciências & Letras. p. 78-88, v. 13, 1993.

CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2008, 2ª Edição (1ª Ed 1994, 32ª reimpressão em 2018) 280p. ISBN978-85-16-03947-1.

Agora, que venha novembro! Já vamos completar o tempo de uma gestação humana de reclusão. A quem olha a cidade, parece que tudo já passou. Se alertamos ao que acontece no Hemisfério Norte... a contestação: lá é quase inverno.

 Mas... que venha novembro... agenda replena. Muitos eventos para participar. Há até datado o início de minha 82ª volta ao redor do sol. Até por isso é bom querer despedir de outubro.

2 comentários:

  1. Caro Mestre, penso que as habilidades para a interpretação dos informações são essenciais e fazem a diferença na compreensão dos conhecimentos. Daí que o formato enciclopédico fica "independe"...a Wikipédia traz muitas e boas informações, facilita imensamente ao leigo... Ensinemos a competência de Crítica, da Comparação, da Análise....assim todos ganhamos em CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir
  2. Lembro de uma live onde perguntei sobre essa ferramenta "fonte de pesquisa, que bom, o senhor Professor se apropria desse tema de pesquisa juntamente com Prof. Dr. Felipe Figueiras (IFPR), motive outras pesquisas para agregar mais fundamentação teórica e prática para envolver mais pesquisa.

    ResponderExcluir