TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

09OUT2020#Republiqueta cívico-militar-teocrática


 

 ANO 15

Agenda de Lives em página

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

3690

Honrando o meu decantado (decantar, na acepção de tecer elogios) prazer no escrevinhar, há que dizer que nem sempre são fáceis esses blogares semanais. Não consigo imaginar que, por mais de uma meia dúzia de anos, este blogue foi diário.

Mirar a semana que passou se faz gratificante. Mas, aqui e agora, fazer a segunda blogada de outubro, não é trivial.

Esta manhã começou a propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na televisão. No WhatsApp, há dias, já soube, reiteradas vezes, que Paulinho da Mariante é o candidato a vereador da minha rua, mesmo que não saiba quem é o Paulinho. Esta manhã, ouvi propagandas de 13 candidatos a prefeito e de centenas de vereadores em Porto Alegre.

Parece que se pode dizer: a Republiqueta cívico-militar-teocrática está enfezada e colocou os blocos na passarela: Eis algo de uma newsletter de hoje: “Em 2016, na ressaca do impeachment, a esquerda perdeu prefeituras importantes. O resultado seria até uma marolinha, se comparada com o tsunami que veio em 2018, elegendo Bolsonaro e o Congresso mais conservador dos últimos anos. As eleições de novembro deverão confirmar se a onda conservadora veio para ficar. O número de candidatos com referências militares ou religiosas pode ser um indicativo: o número de candidatos com títulos militares saltou em mais de 300% entre os prefeitos e 56% entre os vereadores. Já os candidatos com vínculos religiosos no título cresceram pouco mais de 10% entre os candidatos à prefeitos, mas serão 4500 concorrentes entre os vereadores, um aumento de mais de 40%. Ou seja, as armas e a cruz se apresentam como solução forte para um país que se arrasta numa crise prolongada. Entre os partidos políticos, o PSL foi o que mais lançou candidatos militares às câmaras municipais (308) e o Republicanos foi o que mais lançou com títulos religiosos (367). Os dois partidos são também as legendas com maior número de candidatos em todo o país: cada um tem cerca de 3.000 candidatos aos Legislativos municipais nas 95 maiores cidades do país, uma média de mais de 30 por município” (Ponto a informação sem ruído, newsletter do BRASIL DE FATO).

Deixo de lado a substituição da serpentina e do confete pela cruz e pela espada, neste carnaval que parece um falso brilhante em que se fantasia a campanha eleitoral. Há dois breves registros da semana que merecem referências.

1º DESTAQUE Esta semana houve quatro lives. Destas destaco duas no Mato Grosso. A minha ligação com este estado é histórica. Dos 32 mestres que formei, a primeira foi Irene Cristina de MELLO, na UFMT, em 1996. O 32º foi Gédson Cardoso KEMPE em 2015 no CUM-IPA, que fez a parte empírica em Quatro Marcos MT. Dois do oito doutores levei à defesa de tese são docentes da UFMT: Eduardo Ribeiro MUELLER em 2018 e Patrícia ROSINKE, em 2019, ambos pela Reamec.

As duas lives foram:

I) A Ciência é masculina? É, Sim Senhora! na UFMT, no câmpus Araguaia, mediada pela Profa. Dra. Graziele Borges de Oliveira Pena.

          II) Assestando óculos para ver o Mundo no IFMT, em Cuiabá, em iniciativa do Prof. Dr. Geison Jader de Mello. Esta 57ª live merece pelo menos dois destaques: a) o Prof. Dr. Luiz Renato de Souza Pinto, que participou da live desde Santarém compôs uma harmônica ode propondo cantares aos personagens que eu citara na minha fala. Ao encerramento, o autor recitou sua lírica composição ao participantes. b) Dentre todas as lives que fiz desde 13 de maio, esta foi, de maneira indiscutível, a fita azul em termos da tecnologia disponibilizada. E é natural que um dado como este determina uma significativa melhora no conteúdo da fala.

2º DESTAQUE Esta semana, nas primeiras horas, de segunda a sexta-feira, tivemos os anúncios dos Prêmios Nobéis do pandêmico 2020. Mesmo que não nos envolvamos nas fabulosas apostas, há as nossas torcidas. Uma delas está relacionadas na torcida para que aumentem o número de mulheres laureadas. Na segunda-feira, conhecemos os laureados de Medicina: três homens. Mais de um colega me enviou mensagem ratificando o título do meu livro. Na terça-feira, uma surpresa: em 120 anos a quarta mulher laureada com o Nobel de Física. As quatro dividiram, nas 4 situações o prêmio com homens; o terceiro Nobel de Física há uma mulher fora há 2 anos, depois de 53 anos. Mas surpresa maior ocorreu na quarta-feira: duas mulheres foram laureadas juntas, pela primeira vez em todas as categorias, sem a co-partição de homens. Na imagem (que resume o número total de laureadas em Ciências desde 1901) pode se ver que das sete láureas em Química 4 foram sozinhas.

Com o Nobel de Literatura para uma mulher, anunciado ontem, agora são16 mulheres em 108 laureadas. A situação do Nobel da Paz (o único que pode ser por pessoas ou organizações) passa a ser: concedidos a QUINZE mulheres entre 99 pessoas e 34 organizações. Para segunda-feira está previsto o anúncio do Nobel em Economia, distribuído desde 1969, para 70 pessoas das quais DUAS mulheres. Assim, não é só a Ciência que predominantemente masculina.

Um muito bom feriadão, com muita saúde a todos. Nosso próximo encontro será provavelmente no dia 16. Até então!

6 comentários:

  1. Chassot: a onda conservadora é forte, mas está sendo ajudada pela oposição a ela, que parece não a ter compreendido e nem encontrado estratégias adequadas para enfrentá-lo. Acho que o campo democrático não conseguiu ainda compreender o real perigo que ronda a nossa democracia e as nossas instituições.

    ResponderExcluir
  2. "Republiqueta civil-militar-teocratica" sintetiza a configuração de poder que aí está. Acrescentaria ..."por negacionistas cínicos"...
    Assisti a 57 live: Espetacularmente repleta de harmonia na argumentação sobre o "Assentar óculos para ver o mundo"...

    ResponderExcluir
  3. ...a fala do Mestre sempre a nós encantar (ainda sobre a 57 live).
    Vanderlei Gularte Farias

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot, saudações! Lembro, com imagens vivas de nossas aulas sobre Filosofia e História das ciências que dividimos no RI. De forma especial da tua torcida pela divulgação dos nomes dos prêmios nobeis todos os anos. Particularmente, da história que contavas sobre Marie Curie, a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel. Que bom que este número tem aumentado!

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa tarde, meu bom amigo Chassot! Boa tarde aos que por aqui passarem! Depois da prolongada chuva na semana passada em nossa região, estamos respirando melhor. Permita-me dizer que o termo CONSERVADOR é generoso para os republiquetos da sociedade militar-cívico-teocrática. Diria então, que se são esses seus representantes, findou-se a vida, porque não a concebo como obediência cega, ignorância (no sentido de afastar o saber e o compreender para maior obediência) e violência. Viver sob a enganosa proteção daqueles que alimentam-se dos que os defendem é negar a liberdade de pensar, existir e ser. Meu abraço que brada liberdade!

    ResponderExcluir