TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 10 de abril de 2020

10ABR2020 Trabalhos domésticos masculinos na Quarentena



ANO
 ANO 14
AGENDA 2 0 2 0
EDIÇÃO
3475

Se atento fosse à data —   SEXTA-FEIRA SANTA —não blogaria hoje. Não há data em minha história que amealhe mais evocações que esta. Sou grávido de saudades. Por tal, dedico esta edição à Danila
Mas se presidente Messias pode ir à padaria comer sonho quando se pede, com muita pertinência, para que se fique em casa, autorizo-me a blogar.
Aliás, entre as muitas transgressões cometidas por bolsonero, há mais uma: exercício ilegal da medicina, por prescrever, já pela quinta vez, em rede nacional a perigosa hidroxicloroquina. Ilegal e interesseiro pois um dos fabricantes do Reuquinol, nome comercial da panaceia, é um fervoroso empresário bolsonarista. “No Brasil só os comunistas são contra a hidroxicloroquina!”
Vou respeitar a data. Não vou, uma vez mais, me insurgir contra o presidente que é mau. Complemento esta blogada com excerto de meu diário de um dia do passado março.
Resisto e não narro a adesão de minhas 4 netas e meus 4 netos em trocar o ovo pascal que receberiam de seu avô por cestas básicas que minimizaram a fome de duas meninas e sua família.
31MAR2020 Meu muito querido diário! Hoje, Tu e Eu, completamos duas semanas de quarentena. Hoje é o nosso primeiro dia da terceira semana, portanto 15º dia confinamento. Já escrevi em outros momentos que há duas dimensões que nesta quarentena me fazem sentir de maneira muito significativa.
 A primeira é a perda de noção do dia da semana (a não existência de um milenar Sétimo Dia definido) ou seja sempre parece que estamos em domingo ou sempre parece estarmos em segunda-feira, é muito clara para mim até por que eu seja alguém muito marcado pelos fazeres ou não fazeres em fim de semana. Dificilmente mando uma mensagem profissional durante o fim de semana, e também não me apetece recebê-las.
 A segunda coisa que eu perdi foi a noção do tempo gerido por Cronos: eu não sei quando são 10 horas ou são 9 horas ou são 11 horas.... eu, de maneira muito usual estou perdido no tempo horário de Cronos! Parece que durante a quarentena só deveria haver o tempo de Kairós!
Agora ainda algo muito singular: é o ter que fazer trabalhos domésticos que eu nunca fiz e nem sequer sei usar as tecnologias disponíveis na minha própria casa: por exemplo, encontrei uma vassoura que tem uns fios eu não sabia usar e precisei muito dela. Vejam o que me aconteceu no sábado: por engano deixei momentaneamente uma fresta no freezer aberta... tempos depois quando me dei conta do ocorrido, havia vários alimentos descongelados.
Adicionar legenda
Resgatei um. Mas no dia seguinte não houve como eu pudesse abrir qualquer gaveta! estava tudo coberto de gelo e eu precisei fazer nesta manhã de terça-feira um grande descongelamento do freezer... secar tudo por dentro de repor os alimentos que estão momentaneamente no refrigerador.... alguém dirá isso é a coisa mais fácil.. minha resposta é sim mas eu nunca fiz antes como já   disse não sabia para que ter aquela vassoura tão útil agora...
E ainda me ofereceu um plus: o piso da cozinha e da área de serviço limpos como antes não fizera!
Então, estas são algumas reminiscências deste período tão exótico... tão díspare!
 É também muito bom que estarmos vivendo, eu e o meu diário... achassot, agora com especialização em degelo e regelo de freezers e com saudades de Ceni, que cuida de minha casa!
Deste fragmento do diário antes descrito, fiz pré-leitoras duas colegas minhas, por coincidência doutoras na área de Ciências Biológicas. Uma e outra trouxeram comentários que transcrevo:    Sílvia Chaves, da UFPA, em Belém: “Ontem foi dia de faxina aqui em casa. Difícil coordenar uma equipe de homens desacostumados a tarefas domésticas.   Tem-se que explicar o mais básico. Tipo, se passa pano com desinfetante na casa depois de aspirar o chão e não antes... Falta espírito prático, tão requisitado como atributo masculino.”
 Alessandra Rezende Ramos da Unifesspa, em Marabá: “Eu tenho uma teoria. Acredito que o cromossomo Y carrega genes únicos da falta de atenção doméstica.”
Abstenho-me de contar que esta semana tive que telefonar para minha filha Clarissa para saber como se liga um liquidificador.
Aos que creem e aos que não creem desejo uma abençoada Sexta-feira Santa e uma alegre comemoração da Ressurreição! Aleluia!

3 comentários:

  1. Salve Mestre!
    Como faço parte dos que crêem já desejo uma boa páscoa a todos e muita queima do Judas Corona...
    Por aqui já levanto com a vassoura na mão, estamos nos ajudando. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Há que registrar esse momento da história, mestre. Aqui, o representante do gênero masculino ainda não ingressou em nenhum "curso avançado": está só a lavar louça e a estender/tirar roupa no varal (tarefa dele), tendo sido liberado de fazer feira e supermercado, que passaram para mim. Assumi, também, a faxina (light). Vamos ver até quando o sofá suporta ficar "sentado" sobre a poeira. rsrs

    ResponderExcluir
  3. Época de Quarentena se faz, também, tempos de novas aprendizagens. Oportunidade para nos apercebermos da importância de coisas/afazeres até então "ignorados".
    Sobre Sexta-feira "santa" penso que vai no encontro de algo que um mestre me ensinou: mentefato cultural...apenas.
    Ainda existem comunistas? Humm... não sabia!!!
    Abraços

    ResponderExcluir