TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 3 de abril de 2020

03ABR2020 Em tempos aprilinos incógnitos



ANO
 ANO 14
AGENDA 2 0 2 0
EDIÇÃO
3474
R I P *  A abertura desta blogada quer ser uma reconhecida homenagem de gratidão ao Prof. Dr. LAETUS MARIO VEIT, ontem falecido, aos 91 anos. Recordo enternecido o meu orientador de doutorado que, provavelmente, instilou em mim a curiosidade teológica! Hoje estou muito no cemitério de Bom Princípio, no seu sepultamento, não muito distante de onde repousam meus avós maternos. R I P *
A discussão se o março de 2020 terminou no seu 17º dia ou teve uma semana com cem dias está abortada. Vivemos dias aprilinos. Assim como não se discute a frequência que o Presidente Messias Bolsonero é tomado de diarreias mentais e quanto o conjunto de suas baboseiras determinam envergonhamentos no Brasil e além fronteiras.
Já vivemos dias aprilinos e a adjetivação válida é apenas a primeira trazida pelo Priberam [1. Relativo ao mês de abril. 2. Fresco, jovem ou viçoso]. Prognostico prováveis dias aprilinos ignotos.
Em dias recém vividos, a Educação a Distância (EaD), alternativa de maneira usual exercidas por docentes preparados para tal e alicerçada em tecnologias digitais destinadas mormente a cursos de graduação ou pós graduação, se faz panaceia na Educação Básica. Pretendo discutir, em outra blogada: computador não é aluno e também não é professor.
 Hoje, trago uma vivência que reconheço bem sucedida. Pertence à minha rotina, quando estou em Porto Alegre, de segunda à sexta, frequentar a academia de ginástica, Já faço isso há quase 15 anos. Quando se reconheceu que a sábia opção da Organização Mundial da Saúde recomendando o isolamento social em tempos de coronavírus se estenderia por semanas, a bacharel em Educação Física Marcia Honesko, minha muito competente Personal Trainer, há mais de 10 anos, ofertou-me a possibilidade de termos alguns ‘treinos’ a distância. Depois de nosso quarto ‘encontro’, ela escreveu sobre as vídeo aulas:
Logo nós que éramos tão críticos com as pessoas que não largavam o celular na academia... Hoje o vilão tornou-se herói!
Herói pois ele nos salvou de não deixar a rotina de exercícios físicos de lado, muito pelo contrário, nos deu a possibilidade de nos reinventar como professores e também como alunos! Acredito que tenha surpreendido a todos positivamente!
Estou achando a experiência incrível e o feedback dos alunos têm sido extremamente positivo!
Ratifico as percepções da Marcia. Os treinos se fazem muito positivos e confortáveis. Como as vídeo aulas são em tempo real, inserimos nas mesmas comentários laterais que são presentes em nossas aulas presenciais. Os cenários são diferentes, pois estamos, uma e outro em nossas casas.
Na expectativa que cada uma e cada um de meus leitores vivam esta (ex)tensa quarentena mui frutuosamente. Espero lermo-nos na sexta-feira próxima.

4 comentários:

  1. Querido professor Chassot!
    mais um vez sendo um Catalisador, além de despertar para uma boa leitura, agora também nos incentiva através do exemplo para a prática de atividades físicas em tempos de isolamentos.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Caro Mestre, realmente tempos de crise geram inovações, reflexões e nos reinventamos. Reflexo natural, penso, que toda crise provoca. Do contrário, a depressão reinaria hegemonicamente. Sabemos que a crítica não é contrariedade à adoção das invenções técnicas ou artefatos tecnológicos, mas com relação ao uso, à sua forma que a maioria adota. No quesito EAD na Educação Básica uma certeza: Nada substituirá a presença física do Professor, assim como demais etapas do Ensino também, apenas as ferramentas(TICs) auxiliam....diminuindo, inclusive, custos ao administrador. Exercitar sempre, mesmo e principalmente, os jovens abaixo da faixa etária dos cem anos.
    Abraços e #FIQUE EM CASA.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Mestre. Há tempos não entro em contato. Estava mestrando aos 53 ano de vida. A propósito da EAD Educação básica, estou aqui "me virando" para possibilitar atividades domiciliares para educação infantil e fundamental I junto com a esposa e filhas.
    Abraços e ficamos felizes em saber que estás com saúde (está até "malhando"). Jorge, Alana, Lorena e Larissa

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde tudo bem? Procuro novos seguidores para o meu blog. Posso te seguir também com todo prazer.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    Se você me seguir manda o link para o meu blog que eu te sigo de volta.

    ResponderExcluir