TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 30 de julho de 2019

30.-Edição do 13º aniversário



ANO
 14
AGENDA 2 0 1 9
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3411
Hoje este blogue evoca o histórico 30 de julho de 2006, quando circulou a primeira edição. Comemoramos hoje 13 anos de blogares. Neste Annus Horribilis não cabem muitas comemorações. Assim, esta celebração não é festiva como em outros 30 de julho
Esta edição número 3411. Ela é a 1ª edição do ano 14. Com estes números se pode avaliar que em bem mais que a metade destes 13 anos o blogue foi diário. Há um tempo, por razões que não volto a detalhar, este blogue (e outros) perdeu atratividade. Por um tempo o número de acessos diários era sempre acima de 600. Hoje, com uma edição semanal, que circula usualmente ao pôr-do-sol de sexta-feira, é em torno de 120. Nos últimos 30 dias a média foi de 121,4.
Estou convicto que os acessos não significam leituras. Se 10% dos acessos representassem leitores já teria válido a pena a edição. Mas, as exigências dos leitores requerem outras plataformas de disseminação do conhecimento, por isso este blogue tem chamadas no Facebook e no Instagram.
Nestes 13 anos muito mudou. Em 2006 não havia WhatsApp, Telegram, Instagram, Smartphone... O Facebook tinha 2 anos e era quase desconhecido entre nós. Os blogues eram lidos em computadores ou em notebooks. A acepção de hoje para aplicativo (App) não era conhecida.
Ninguém quer ler textos extensos. Haja visto o sucesso do twitter. Basta que contabilizemos o tempo de cada dia gastamos no WhatsApp para que tenhamos bons indicadores do que sobra para leituras mais substantivas.
Há ditos alfabetizados que só se comunicam (até com criatividade) por meio de emojis. É o que eles sabem ler. É o que sabem escrever. Talvez, em breve haja um grupo que ao invés de ser alfabetizados serão emojisados.
Paulo Gerhardt afirma que “o telefone levou 75 anos para atingir 50 milhões de usuários, o rádio levou 38, a TV 13, a internet 7 e o smartphone 3 anos. Cada uma destas tecnologias produziu fortes mudanças de comportamentos” (http://www.paulogerhardt.com.br/o-mundo-mudou-e-voce).
Talvez, este bloque não fará 15 anos... Se tal ocorrer, se trocará um baile de debutantes por chorado funeral. 
O blogue nestes 13 anos procurou/procura e continuará procurar fazer alfabetização científica. Se este artefato cultural não se mostrar mais tão eficiente há que atrelá-lo a outros modismos. (Não! aditá-lo, é mais prenhe de significados; atrelar é sujeitar o outro. Aditar é adicionar, fazer dita, tornar feliz),
Por tal esta comemoração dos 13 anos anuncia tentativas de ampliação das possibilidades de socializar o que estou lendo/escrevendo, por onde ando ensinando e comentando o que fazem meus orientandos. Também estas diferentes mídias querem/devem ser ofertadas aos meus leitores para divulgarem produções para ampliar o envolver mais pessoas com a Ciência.
Há um tempo um jovem estudante disse que ele sente em leituras de meus textos o ‘sotaque chassot’. Vibrei. Contei-lhe, então, que algo que muito gratifica é quando um leitor me diz “quando te leio, parece que estou te ouvindo numa aula ou numa palestra”.
Assim uma promessa no festejamento dos 13 anos: vou buscar cultivar o sotaque chassot. Desafios são para serem vencidos. Vamos vencer!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Chassot, reescrevi o texto, que segue abaixo.

      Excluir
  2. Estimado Chassot,

    não sou o único a pensar que os seus textos remetem as suas palestras. Tenho esta mesma sensação, quando (re)leio os teus livros, em especial a "Alfabetização Científica", é como se tivesse te ouvindo em uma palestra. Palestras, que tive o prazer de vivenciar em Encontros de Química, e ainda, fortuitamente na escola em que lecionava, quando explanou sobre História da Ciência aos meus alunos do Ensino Médio.
    Corroboro contigo - gastamos muito tempo WhatsApp. Recordo que há um ou dois anos presenciava leitores de livros dentro dos coletivos, hoje observo apenas rostos virados para uma tela de celular.
    Gosto das plataformas, como por exemplo, o Twitter; todavia estou tentando me acostumar com a limitação de palavras escritas. Tudo tem que ser breve...um simples "curtir" ou comentário "emojisados".
    Abraço cordial meu amigo Chassot!

    ResponderExcluir
  3. Meu bom amigo, Áttico! Meu computador está de volta, depois de uma desconfiguração monumental. O arquivo inteiro ficou "louco" nestes tempos insanos. A consequência será de semanas para reconfigurar o arquivo. E agora, voltando à insanidade consciente, tratando-se do Brasil todo, as consequências não serão de algumas semanas. Talvez, de algumas décadas, tamanho o estrago realizado - pensado e praticado - quando se quer destruir o que deveria ser de todos, desde que o "domus" privado esteja seguro. E se não estiver? Então, não haverá segurança para defensores e acusadores. Em linguagem coloquial, estaremos todos lacados! Teu sotaque de falas, devo dizer, soa-me diferente, porque nossos vínculos aconteceram de outro modo. Contudo, reconheço teu sotaque na escrita, afinal, ouço tuas palavras prenhes de vivacidade. Meu abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  4. Caro MESTRE, realmente a velocidade com que as novas tecnologias permitem a "mudança" é assustador. Serão os tempos líquidos do Bauman ou apenas uma fase do sistema capitalista no tocante ao domínio total do homem? Penso que apenas facilidade no acesso, o que não é pouco. Não podemos é perder a essência que fortalece os rumos, o equilíbrio...Rumo aos 15 anos com certeza. As tecnologias podem mudar, no entanto, os MENTES SÁBIAS continuam nos raros Chassots......Abraços

    ResponderExcluir