TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 26 de julho de 2019

26.-Laudato Si’ e a política ambiental brasileira

Depois de três sextas-feiras — nosso tríduo da Apocrificidade — esta edição traz dois assuntos de dimensões díspares:
Um) as atividades de encerramento destas férias de julho ou como nos primórdios de minha escolarização nos referíamos às férias de inverno ou às férias de meio-do-ano
Minhas férias de julho foram marcadas por um alguns dias de muito frio na Região Sul do Brasil, que assustaram a Danila, que me fez companhia nestas duas semanas de férias. Minha agenda conseguiu reservar 14 dias de férias mesmos. Foram sete dias em Porto Alegre e sete no Rio de Janeiro, por compromissos no Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes.
Em dois dos dias de Rio de Janeiro, tivemos em nosso colega Jorge Messeder um Virgílio que nos obsequiou com maravilhoso turismo. Eis um pequeno resumo da quinta-feira: um pouco depois do meio-dia, o Jorge veio nos apanhar no hotel. Primeiro saboreamos em um bistrô risoto Negro, com excelente vinho. Depois atravessamos a rua e estávamos no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro: um espetáculo! Vimos quadros que integram a nossa história desde pequenos, por exemplo, 'A primeira missa no Brasil' ou 'O grito do Ipiranga'.
 Depois de uma tarde no museu, quando já era noite fomos pelo VLT até o Aeroporto Santos Dumont, onde em simpático restaurante celebramos um happy hour.
Segunda-feira, depois de nos termo-nos encantado no domingo com a missa solene com cantos gregorianos e ritos medievos na dourada igreja do Mosteiro de São Bento, o Jorge nos levou à Niterói para conhecer a paradisíaca praia de Comboinhas e para jantar na colônia de pescadores São Pedro. Voltamos para o Rio de Janeiro com catamarã.
A abertura do 2º semestre deste desesperançado ano letivo de 2019 foi marcada pela estada de menos 18h no Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes onde nesta terça-feira, dei uma palestra no 9º Encontro da Licenciatura em Ciências da Natureza e dei uma entrevista. 
Nesta quinta e sexta feiras dei uma minicurso e uma palestra no 3º Seminário de Ensino e Pesquisa Educação Matemática e Práticas Socioculturais na Amazônia III SEPEMAZON em Marabá PA.
Em uma e em outra palestra contestei as políticas ambientais do governo. Nestas palestras se ofereceu como Prelúdio a Encíclica Laudato si' para fazer contraponto aos comentários do Presidente da República acerca do meio ambiente, ignorando a liturgia do cargo.

Na próxima terça, haverá uma edição de aniversário na celebração dos 13 anos deste blogue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário