TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

14.- Mesmo sem subir no pé de goiaba ouvi um passarinho verde



ANO
 13
A G E N D A  2019
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3387
O fim de ano, diferentemente dos anos anteriores, parece vagaroso. O sestroso 2019 parece ferreteado por (D)esperanças. Leio pesquisas que dizem que 75% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro está no caminho certo. Posso inferir que muitos que mesmo não tenham votado nele ouviram a recomendação de já ir se acostumando.
Claro que mesmo reconhecendo que foi a pior escolha que a maioria de eleitores pudesse ter feito, agora torcemos que o Brasil dê certo. Já vituperei aqui dois ministros que parecem assegurar insucessos. Refiro-me ao militar colombiano que será ministro de Educação e ao destrambelhado que comandará o Itamaraty sendo o chancelar do Brasil.
Uma outra perigosa surpresa. Nesta semana foi anunciada a titular do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos: Demares Alves, assessora parlamentar, advogada e pastora evangélica. A futura ministra já anunciou ‘a bolsa estupro’ um auxilio em dinheiro a mulheres grávidas para que não abortem quando vítimas de estupro. Este ministério também terá a gestão da Funai.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, a futura ministra Damares Alves, diz durante um culto evangélico que viu Jesus Cristo em cima de um pé de goiaba, aos 10 anos, quando pensou em se matar. A revelação aconteceu nos fundos da casa de seu pai. Damares conta que subiu na árvore e se preparava para tomar a substância quando avistou Jesus caminhando em sua direção.
O vídeo: https://youtu.be/mAgeb3M3H_c se não fosse de culto evangélico — por tal merecedor de meu maior respeito — diria tratar-se uma antológica comédia do teatro do absurdo. O anedótico texto do vídeo pode ser lido em https://extra.globo.com/noticias/brasil/futura-ministra-damares-alves-diz-ter-visto-jesus-em-cima-de-pe-de-goiaba-23300585.html
Mudemos o compasso. Abstraio ter tido subas em pés de goiabeiras. Não preciso nem subir para já ser inebriado pelos aromas de goiabas. Esta semana ouvi o cantar de um passarinho verde no meu jardim/horta. E fez ele um anúncio maiúsculo.
Em janeiro inauguro meu 59º ano letivo como professor visitante sênior da UNIFESSPA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará — uma jovem Universidade que completa, neste 2018, cinco anos — presente por meio de uma dezena de campi numa extensa região geoeducacional, na qual o polo central é Marabá.
Na tarde desta quarta-feira a Prof. Dra. Cindy Stella Fernandes, Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica ratificou, em diálogo telefônico, minha contratação envolvendo projetos conjuntos de ensino e pesquisa que aprimorem a formação pós-graduada visando à melhoria da qualidade dos PPGs da região. Isso me vincula mais intensamente pela liderança do Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo ao PPGECM /Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática não excluídas atividades em graduação e em extensão.
Tenho tudo para estar muito contente e celebrar ações possíveis nesses próximos dois anos. Assim, que venha então 2019!

Um comentário:

  1. Chassot, amigo mui caro! Parabéns em abraços pela valorização com esse contrato de trabalho. Sua energia, sempre vital, contagia e acompanha os desdobramentos históricos, contextualizando-os. E, por neles falar, jamais negaria a possibilidade de uma revelação divina. Não controlo o Divino e nem o humano que Nele crê. Mas, não posso deixar de pensar nas manipulações que acontecem pela fé. Não estou dizendo que é o caso da nova Ministra, mas é sempre prudente atentar para o que se pode fazer a partir da crença para convencer. Quanto à luta pela defesa das pessoas vitimadas sexualmente, nossos braços unem-se. Contudo, devo dizer que não se trata de torcer pelo Brasil, quando não se acredita na governança anunciada. Creio que sendo os direitos de defender e recusar, em boa medida pesados e admitidos, na forma da Lei, permitem a expressão de quem não crê num futuro promissor dos anos vindouros. Com solidariedade e sobriedade, meu abraço!

    ResponderExcluir