TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

2.- É só tirar o bode da sala



ANO
 13
Livraria virtual
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3384

 

É sabido que o ungido não é de muitas luzes. Na puída (revisão: não disse polida) instrução que recebeu, aprendeu uma historieta que temos que reconhecer tem aplicado com capacidade, ainda que a mesma seja de muito difícil entendimento. Talvez ele tenha aprendido no seu Posto Ipiranga a conhecida história do bode na sala.
Uma família que vivia apertada em uma minúscula casa. Narraram a difícil situação a um sábio que depois de ouvi-los recomendou colocar na sala um bode. A situação piorou drasticamente. Voltaram ao conselheiro. Este mandou tirar o bode da casa. Ficaram tão contentes livrando-se do grande problema pois o primeiro virou um probleminha. Pararam de lamentar o desconforto da casa apertada e festejaram a casa sem o bode. Conclusão: para resolver um problema, é preciso criar outro maior.
Casa apertada
Coloca o bode
Tira o bode

Gestão do ensino superior
Passa para MC&T sob o comando do astronauta
Volta para MEC

Dificuldade na escolha do Ministro da Educação
Viviane Senna para o MEC
Irmã do Airton não, talvez um general

Ministério do Trabalho
Extingue-se o MTeE quase nonagenário
Adita-se o MTeE a um superministério

Ministérios ditos sociais
Todos extintos
Cria-se o Ministério da Cidadania.

Agricultura predadora
Ministérios Meio Ambiente + Agricultura
Ministério não serão fundidos









Deixei duas linhas; talvez haja mais uma dezena. É fácil completar. Se algum leitor quiser fazê-lo pode escrever no comentário. Agradecemos.
Há um bode fedorento e perigoso (que chama o PT de Partido Terrorista e que lambe as botas do Trump) que até agora não foi tirado da sala. É o indicado para o Ministério das Relações Exteriores.  A situação dos Médicos cubanos e transferência da Embaixada brasileira de Telavive para Jerusalém são apenas dois exemplos que mostram que Chanceler nefasto poderemos ter.
UMA PITADA DE ESPERANÇA: Há leitores deste blogue que tiveram vivências significativas nas Comunidades Eclesiais de Base CEBs, especialmente nos anos da ditadura. Será que nestes horripilantes tempos bolsonarianos não é hora de nos esperançarmos e nos organizarmos em Comunidades Democráticas de Base. O horizonte é borrascoso. É tempo de nos unirmos. Sonhando com parceria talvez até pela internet. Expectante.

10 comentários:

  1. E esse bode é indicação de outro bode, mais fedorento ainda, que atende pelo nome de Olavo de Carvalho ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve querido Mário, o pústula do Olavo de Carvalho parece não terá cargo. Temo este bode fedorento indicado para o Itamarati.

      Excluir
  2. Tão bondoso amigo Áttico, que distribui, sem parcimônia, espaços e convites para conversas que apontem bons caminhos! Sinto-me envolvido com UMA PITADA DE ESPERANÇA colocada na postagem como verdadeira ação de quem acredita em horizontes melhores. Apoio tua ideia, defendo-a e alimento tal expectativa. Conte comigo, meu amigo, pelas Comunidades Democráticas de Base. Sobre o "bode na sala", compartilho do experienciado: na repartição pública, o debate acalorou-se com a possibilidade de cada um ter uma mesa maior para os trabalhos burocráticos. Tudo por causa daquelas mesas pequenas, que bem pouco ajudavam no armazenamento das coisas. Pois bem! Todos os problemas, contradições, confusões e repetições das decisões foram esquecidas. Agora, o importante mesmo era trocar as mesmas. Então, as mesas menores - bodes pequenos - foram substituídas. A ação dos que exigiam tal atenção foi valorizada. Podiam dizer, enfim: "quando se quer e se luta, também se consegue". E a ninharia das mesas maiores "mudaram" o ambiente que continuava ruim e estragado. "Bodes" maiores - mesas maiores - participaram do ambiente e "tudo se resolveu". Excelente teu quadro. Abraços de feriadão, sem chuva hoje, e mesmo contra a vontade, pronto para dizer: eu não disse!

    ResponderExcluir
  3. Antonio Jorge da Costa furtado16 de novembro de 2018 às 14:29

    Mestre,com a devida vênia,não seria mais cauteloso se esperássemos o novo governo tomar posse, para daí então, em face de eventuais discordâncias, se criarem oposições?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Antonio Jorge as CDB não seriam para uma oposição ao governo mas para a defesa da Democracia

      Excluir
  4. Caro professor Chassot. Suas palavras me fazem rir e chorar. O tom jocoso e ao mesmo tempo fúnebre do bode....caí, infelizmente MT bem. Tentarei completar a tabela do bode ... Temas e motivação não me faltam...talvez me falte apenas a sua sagacidade!

    ResponderExcluir
  5. Ah propósito..já estamos tecendo a rede da comunidade democrática de base! ...vamos que vamos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estimada Cleonice,
      lamento não ter deu e-mail para celebrar tua chegada aqui para ver o bode.
      Muito obrigado e vamos lá: CDB

      Excluir
  6. Ainda, em 2016 quando do episódio: impeachment da então Presidente(a) Dilma, pouco ecoou a fala de Leonardo Boff "Se os pobres soubessem o que estão aprontando faltariam ruas para protestar". Então: como fazê-los entender? Parece que não está tão difícil. Caminhos precisam ser abertos ou...pereceremos todos juntos. Não tenho esperança de um governo para todos, pois ao redor do capitão está se reunindo o que temos de mais nefasto socialmente. Esperar o quê? RESISTÊNCIA!!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito querido Vanderlei!
    teu filosofar sempre dá um upgrade ao meu blogar.
    A frase do Leonardo Boff acera do golpe de na Presidente Dilma agora se ampliaria e poderia ser esta : ""Se os pobres E RICOS soubessem o que estão aprontando faltariam ruas para protestar".

    ResponderExcluir