TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

23.- Um blogar desde três territórios


ANO
 12
Livraria virtual
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3343



Depois de cinco edições de férias, o blogue volta a sua periodicidade anterior: publicação entre os pores-do-sol de sexta e sábado. isto é, no shabath judaico. Hoje lembrava de minha infância e adolescência quando a única fonte de notícias era o rádio. Não havia televisão. Jornal impresso em nossa casa, às vezes aos domingos. Aliás, o destino final do mesmo não era tão nobre... como sucedâneo do papel higiênico, tinha algumas vantagens: fonte de informação em um local de apaziguação.
Um sólido e volumoso rádio Telefunken era a fonte de notícia. Nas horas do Repórter Esso (parece que eram: às 08, 13, 20 e 22h) se guardava silêncio, como se houvesse uma transmissão de missa do Vaticano. As notícias mais remotas que lembro foram do final da Segunda Guerra. Em outro extremo de notícia de rádio coloco o anúncio do lançamento do Sputnik, em outubro de 1957. Lembro de vizinhos, que não tinham rádio, que vinham à nossa casa ouvir ‘os noticiosos’. Havia visitação de um público mais feminino para ouvir novelas.
Este preambulo de amealhar lembrança catalisou o assunto que se fez título deste blogar. Salvo que me equivoque, as notícias eram divididas em três segmentos: locais, nacionais e internacionais. Nos jornais, lembro que o Correio do Povo na primeira página só publicava notícias internacionais.
Pois, hoje vou segmentar em três territórios (local / nacional / internacional) esta blogada em três notícias acerca de Educação. Vou de cada uma das três fornecer uma sinopse sem comentários.
LOCAL  Porto Alegre Em um evento realizado na Câmara Municipal, na segunda-feira (19), uma declaração do secretário de Educação de Porto Alegre, Adriano Naves de Brito, foi criticada por professores e alguns vereadores e despertou polêmica nas redes sociais nos últimos dias. Ao ser questionado sobre a alimentação nas escolas onde as crianças estariam sendo impedidas de repetir a merenda, o titular da Educação defendeu o controle das refeições como forma de prevenir a "obesidade" entre as crianças.
NACIONAL  São Paulo Diante de um auditório lotado no Citibank Hall, gigantesca casa de shows da capital paulista, uma aluna de uma das graduações mais tradicionais do país toma o microfone para um discurso duro. “Gostaria de falar sobre resistência. De uma em específico, a que uma parcela dos formandos enfrentaou durante sua trajetória acadêmica”.
Ela falava em nome dos alunos bolsistas do curso de direito da PUC-SP, em que as mensalidades são de 3.130 reais. Mais detalhes em https://www.diariodocentrodomundo.com.br/liguei-para-a-minha-mae-que-e-domestica-e-disse-que-queria-desistir-quem-e-a-aluna-cujo-discurso-de-formatura-viralizou/
INTERNACIONAL Washington Donald Trump anunciou que está analisando uma proposta para fornecer armas de fogo aos professores como medida de prevenção de tiroteios em escolas. A declaração foi feita durante um encontro na Casa Branca entre o Presidente estadunidense e sobreviventes, professores e familiares das vítimas do ataque na semana passada à escola secundária Marjory Stoneman Douglas, nos arredores de Miami (Florida) onde morreram 17 pessoas.

2 comentários:

  1. Bom dia de domingo, Chassot e aos que enriquecem este blog! Então, perseguindo a diretriz de três frentes, já que o tripé é merecedor, gostaria de fazê-lo deste modo: sobre a situação de merenda para as crianças, indico o filme brasileiro "Saneamento Básico". Não farei comentários, assim, quem puder vê-lo, entenderá por suas próprias conclusões. O filme é uma pérola! Sobre a aluna de Direito, somo-me à sua fala, porque fui boia-fria, trabalhador rural, na infância e sem qualquer registro. Entendo, nas veias, o que significa disputar espaço e vencer, apesar de tudo concorrer para a derrota. Finalmente, quanto à decisão do presidente estadunidense, também indico outro filme brasileiro "Cidade de Deus": vamos distribuir armas para que os desafetos se eliminem entre si. Também não farei mais comentários, porque o filme retrata a situação com clareza suficiente.
    Obs: obrigado, amigo Chassot, pelo uso do vocábulo "estadunidense". Nossa cultura tem valorizado, sobremaneira, os "americanos", esquecendo-se de que, também nós, somos americanos. Se existem três américas, então, aqueles do norte, do centro e do sul, assim o são igualmente. Ainda existe a particularidade: brasileiros, estadunidenses, cubanos, argentinos... Meu abraço a você e aos compartilhantes deste blog!

    ResponderExcluir
  2. Certas falas de "autoridades" são verdadeiras pérolas. No entanto, seu efeito pode ser devastador. Dado o alcance de determinadas falas, como impedir uma avalanche de compreensões ipsis litteris, já que a maioria não consegue ir além da materialização crua das palavras? O dito torna-se "verdade" e o estrago esta posto.. Não fosse isso (tal raciocínio) não estaríamos sob a tirania de pessoas a serviço da manutenção do poder daquele 1% da população mundial, que se autodeterminam "donos" do universo. E são? Ou suas inteligências transformaram-se em "dejetos minerais auríferos"?
    Desculpe, acho que fui picado por uma mosca que balbuciou: Viver é, sobretudo, permitir que os outros vivam neste mundo, que é de todos.
    Grande abraço, caro Mestre!!!

    ResponderExcluir