TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

06— Um adeus às férias!!!

ANO
 11
Agora....PARIS, LISBOA e PORTO ALEGRE
FÉRIAS 24/24
EDIÇÃO
 3267

Esta é 24ª e última edição da série férias 2017. Ela é postada em Lisboa, o que significa mais um país de onde este blogue já foi postado. Deixamos Paris às 7h (3h do Brasil); partíramos rumo ao aeroporto de Orly às 5h (2h BSB). Chegamos em Lisboa às 8h (6h BSB, agora a diferença de fuso é de apenas 2h). O voo serviu além de admirar um nascer do sol sobre as nuvens para recuperar um pouco o sono raptado da madrugada parisiense. A temperatura da manhã lisboeta é agradável: 10ºC.
A partida do voo para Porto Alegre está prevista para às 11h (9h BSB) para chegarmos (depois de quase 12 horas) quase 21h. Assim agora, cerca de 7h no Brasil ocorre esta postagem.
Antes de um registro acerca de nosso fazer turístico de ontem, agrada-me a agradecer aqueles que aderiram ao meu convite de fazer-me parceria em mais um desses relatos de minhas férias.
As edições Férias 2017 deste ano tiveram em média 320 leitores a cada dia. Houve dois picos de mais de 700. Meus agradecimentos mais especiais são aqueles que me honraram com seus comentários aqui, nesses dias.
Permito-me personalizar por primeiro, a Elzira, que desde Maravilha SC é por mais tempo fiel leitora deste blogue. Sou grato aos sempre pertinentes comentários relâmpagos do meu colega Vanderlei de Frederico Westphalen. Enriqueço-me com comentários do Guy, que desde Atlanta USA, fez postagem de fôlego.  O Vinicius, meu colega da Universidade Federal de Viçosa e que fez postagem desde Sidney na Austrália, e que agora começa o cruzeiro que fizemos. Por último, e por tal talvez o mais significativo regozijo por um novo comentarista aqui: o poeta Élcio Mário, de Sorocaba SP. Todos sabemos que neste fabuloso binômio: escrita<>leitura. Sabermo-nos lido é significativo. Por tal a minha gratidão carinhosa aqueles que trouxeram seus comentários aqui. Vocês foram especiais para meus narrares cotidianos.
Evidentemente, merecem meus agradecimentos especiais esta legião de centenas de leitores anônimos. Eles foram/são impulso para, mesmo cansado, propor-me a fazer uma partição de meus fazeres de cada dia.
Como anunciara ontem, o fazer turístico no domingo parisiense foram cinco horas passadas em La Cité des Sciences et de l'industrie, no Parque de la Villete descrito ontem. Das 11h às 16h vimos muitas mostras nesse recinto que desde a primeira vez que vim à Paris, em 1989 me encanta. Primeiro vimos uma excelente exposição: O que há de novo na Idade Média? Há tão preciosas informações que gostaria de ter o privilégio de durante um mês percorrer uma hora por dia esta exposição.
Outro momento privilegiado foi durante uma hora ver as proezas de um neto de 4,5 anos viver experiência lúdicas na Cité de les enfants em mais de uma dezena de espaços com atividades para crianças de 2 a 7 anos. Há algo similar para crianças de 7 a 12 anos.Vimos situações inenarráveis. Mais uma vez ratifica-se um consenso: crianças dos países centrais têm oportunidades de desenvolvimento que aquelas de países periféricos não têm.
Além destas duas atividades acompanhamos muitas outras atrações magnificas. Já sonhamos voltar mais uma vez a La Villete. Um detalhe lateral: a nossa ida e volta teve influencias de um mega engarrafamento gerado pelas comemorações do ano novo chinês na região de Las Olimpiades.
Mais uma vez obrigado a todos. Amanhã volto ao mundo real, feliz pelos conhecimentos amealhados.

4 comentários:

  1. Não posso me furtar de observar o fôlego do Mestre. Imagino como é o nascer do sol sobre nuvens refletindo sobre a sábia face deste destemido viajor... Nos encantamos com o encantamento das experiências ultramarinas desse cosmopolitano poliglota do sul da República de... Bem vindo à colônia do Império Mercado.

    ResponderExcluir
  2. ​Muito estimado colega Vanderlei,
    obrigado por tão generosas palavras aditadas a esta mensagem de clausura de férias.
    Sou muito reconhecido pela continuada pareceria, especialmente nesta série férias 2017.
    Com espraiada admiração

    ResponderExcluir
  3. Chassot, amigo querido, dos pampas e das águas para além do Continente Americano, do qual participamos. Agora, especialmente, posto para agradecê-lo. Tive a honra de acompanhá-lo, virtualmente, por seu fantástico período de férias. Finalmente, agradeço pela sua solidariedade, hoje, finalmente, depois de uma semana, as torneiras sorocabanas estão com água. A catástrofe da última tempestade foi reparada. Receba também, as melhoras vindas ao nosso querido Brasil. Apesar de todas as coisas ruins - e sabemos, não são poucas - já cantava o Legião Urbana, que a lágrima é verdadeira. Abraços de retorno, meu amigo!

    ResponderExcluir
  4. Meu querido amigo Élcio Mario!
    Obrigado pelas sumarentas interações na fertilização deste fabuloso binômio escrita <> leitura. Foi muito bom te ter como leitor e arguto comentador na série "férias 2017". Estarmos juntos me fez distinguido.
    Que bom que das torneiras sorocabanas voltou a jorrar um líquido mais precioso que o leite e o mel que se diz Deus ter ofertado aos israelitas na migração pelo deserto.
    Aqui em Forno Alegre às temperáturas são tórridas e rogamos por chuvas.
    Agora, com amizade expandida.
    attico chassot

    ResponderExcluir