TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

13 — Sinal dos tempos: prêmio de Arquitetura 2016

ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em
mestrechassot.blogspot.com
EDIÇÃO
3268


Uma notícia recente do El País de Madrid: “Ikea redesenha os campos de refugiados. Uma vivenda, formada por 68 peças, que se monta em quatro horas encomendada pelo ACNUR (Alto Comando das Nações Unidas para Refugiados) ganha o prêmio de melhor contribuição da Arquitetura em 2016. Mais da metade dos refugiados (há mais 33 milhões, na verdade sãos os afortunados que conseguiram fugir de guerras, às vezes apenas com um celular ou uma foto...) são crianças.
Primeiro, como a IKEA não está presente (ainda) no Brasil, uma pequena descrição da mesma, ajudado pela Wikipédia: IKEA é uma empresa transnacional privada, de origem sueca, controlada por uma série de corporações sediadas nos Países Baixos, especializada na venda de móveis domésticos de" baixo" custo. Com 238 lojas em 34 países. A empresa distribui seus produtos por uma rede de revendas próprias; a característica principal da IKEA é que seus produtos são criados para que sejam montados pelos próprios clientes. O catálogo IKEA, contendo cerca de doze mil produtos, tem uma tiragem de cerca de 175 milhões de cópias anuais mundialmente e é distribuído gratuitamente através dos correios ou nas lojas. Tiragem maior que a da Bíblia (estimado entre 53 e 100 milhões de cópias anuais).
Eis a notícia da premiação, com excertos colhidos da imprensa:  O abrigo para refugiados Better Shelter projetado pela organização social de mesmo nome em parceria com a agência para refugiados do ACNUR com o apoio da gigante sueca de móveis Ikea ganhou o prêmio Beazley de Design do Ano. Além do grande prêmio, o Better Shelter (Abrigo Melhor, em tradução livre do inglês para o português) também levou o Beazley de Arquitetura, uma das seis categorias da premiação que já está em sua nona edição.
Better Shelter venceu 70 projetos participantes, que disputaram prêmios nas categorias Digital, Fashion, Gráfico, de Produtos e de Transportes, além de Arquitetura. Os critérios de nomeação levaram em conta se os inscritos promoviam a mudança para formas diferentes de se viver, se captavam o espírito do ano (que, neste caso, foi 2016), se permitiam o fácil acesso e se iam além da prática do design.
No campo de refugiados de Kara Tepe, na ilha grega de Lesbos, o abrigo criado pela parceria entre a Ikea, a Better Shelter e a ONU já é usado. Foto: Reprodução/Better Shelter. As estruturas são usadas como casas, clínicas e escritórios em campos de refugiados em países como Iraque, Grécia e Nigéria.
Atualmente, há 16 mil unidades do abrigo Better Shelter espalhadas por países como Iraque, Grécia e Nigéria, usados como casas, clínicas e escritório nos campos de refugiados. Feito de plástico reciclável, cada um pode ser montado em até quatro horas e é capaz de comportar até cinco pessoas. A estrutura é equipada com painéis solares que fornecem luz elétrica e energia para carregar aparelhos.

Um comentário:

  1. Caro Mestre, isto parece cenas de filme sobre um futuro lonlínquo. No entanto, é aqui, é real. E tudo consequência de disputas por PRE (poder- riqueza - egos/egoísmo)... Quem é o homem, mesmo?

    ResponderExcluir