TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 25 de julho de 2016

25.- A partir de hoje o XVIII ENEQ

 

ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3193
No começo desta tarde viajo para Florianópolis. Hoje à noite, inicia o XVIII Encontro Nacional de Educação Química, na Universidade Federal de Santa Catarina. O mote que balizara as de centenas de educadores até a próxima quinta-feira é: Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo.
Por ter estado em todos eventos anteriores, não há como não ser saudosista e evocar, mesmo que de uma maneira panorâmica, cada um deles.
No histórico dos ENEQs recordamos primeiro, em 1982, na Faculdade de Educação da Unicamp. A partir de então, em todos os anos pares foram realizadas outras dezesseis.
O segundo ENEQ foi em 1984, em São Paulo, na USP; o terceiro, em 1986, em Curitiba, na UFPR; o quarto, em 1988, mais uma vez em São Paulo, na USP; o quinto, em 1990, em Porto Alegre, na UFRGS e o sexto, em 1992, novamente na em São Paulo, USP. O sexto foi o último que ocorreu dentro das reuniões anuais da SBQ e da SBPC, que então já realizava sua 42a RA. O sétimo, em 1994, em Belo Horizonte, na UFMG (Os mineiros foram os primeiros que organizaram um encontro sem ter a infraestrutura da SBQ e SBPC. Do VII ENEQ, ficou aquela que hoje é a realização maior dos educadores envolvidos no ensino de Química, a revista: Química nova na escola; o oitavo, em 1996, saímos pela primeira vez do sudeste e sul e fomos a UFMS, em Campo Grande; o nono, em 1998 em Aracaju; o décimo, em 2000, em Porto Alegre, na PUC RS (Esta edição ocorreu junto com o XX EDEQ, e II ELEQ, de 11 a 15 de julho de 2000; o tema central foi “A educação em Química pela pesquisa: um desafio para a sala de aula”, e contou com 912 participantes); o décimo primeiro, em 2002, em Recife na UFRPE (pela primeira vez, o ENEQ não foi em julho, pois novamente o calendário das universidades federais foi violentado devido a uma extensa greve em 2001); o décimo segundo, em 2004, em Goiânia na UFGO; o décimo terceiro, em 2006 em Campinas na UNICAMP; o décimo quarto, em 2008 em Curitiba, na UFPR; o décimo quinto, em 2010, em Brasília, na UnB o décimo sexto, em 2012, realizado pelas IES Baianas UFBA, UFRB, ENEB, UEFS, UESC, UESB. O XVII ENEQ foi realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). E... a partir de hoje estamos na bela capital de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário