TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 7 de julho de 2016

07.- UM GOSTOSO RETORNO


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3186

Quem escreve anseia por um retorno. Pode ser um trabalho escolar (Professor, já corrigiu as provas? Quem já não perguntou ou não ouviu isso?) ou até uma mensagem pelo WhatsApp.
Um livro, então, já desde a sua gestação aguarda respostas. O meu Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto. Ijuí: Editora Unijui 501 p . 2012. ISBN 978-85-7429-986-0, diferente de outros, teve muito pouco retorno. Mas esta semana tive uma surpresa.
O Prof. Dr. Lucídio Bianchetti, do Centro de Ciências da Educação, UFSC, ora em pós-doutoramento na Unisinos escreveu:
Caro Attico! Tudo bem?
Olha, consegui na Cultura adquirir o teu "Memórias...". Está sendo uma leitura que começou em momento de folga e está adentrando outros espaços do meu tempo, que está sendo bastante intenso (as vezes tenso), sempre extenso aqui na Unisinos (conjugado com a manutenção de algumas atividades na UFSC).
Comecei pelo Zé Clóvis e pela tua proposta OOOO.
Depois fui a 1997 por estar trabalhando uma disciplina sobre formação e atuação de orientadores de dissertações e teses. E aí passou a acontecer algo sui generis, sem paralelo com qualquer leitura que fiz até hoje: a leitura ou término de cada ´capítulo/ano´, me induzia a algum outro, por algo escrito (sobre escrita foi o seguinte!) por você, sugerido etc. de tal forma que estou fazendo uma leitura em ziguezague. Não sei te dizer se já li mais da metade ou menos do livro, mas sei que li bastante. Da tua família, por exemplo, sei do Bernardo e do André, por ora... Mas li outros/muitos ´anos´ e assim vou indo, ´sorvendo´ diariamente alguns. A parte introdutória dos capítulos faz-me recordar tantas coisas que vivi, mas não povoavam mais a memória. Assim a memória-via-Chassot se tornou a minha (re)memória atualizada, de agora. Se recordar é também viver, tantas coisas estou revivendo. Da forma como estou lendo, a vantagem é que não terei bem certeza quando vou terminar de ler... pois já fui remetido a ‘anos’ que tinha lido.
Fiquei impressionado com tantas andanças profissionais; com o forte envolvimento inicial com movimentos cristãos; com o detalhamento de episódios dos quais guardava fragmentos: a experiência na Espanha, as cirurgias, a forma de abordar o câncer et al. E nunca mais falarei ´Attico´ sem lembrar de desvão.
Enfim, tantas coisas a conversar a partir do mote "Memórias".
Por ora, obrigado, diriam os espanhóis, por compartir. Vale(u)!
Quando estarás em Florianópolis, em julho?
Abraços, Lucídio
Agradeço o prestígio que o ilustre colega confere a minhas memórias. Ao solicitar autorização para publicar aqui, o Lucídio prometeu sequência. Sou — e acredito meus leitores também — expectante.

Um comentário:

  1. Numa sociedade do espetáculo em que a fama sobrepõe-se midiaticamente ao sucesso dos homens não é de admirar que o reconhecimento àqueles distantes dos holofotes seja, de certa forma, minguado e tardio. Não reflete, é claro, o real valor das pessoas. Mas vem...

    ResponderExcluir