TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

19.- DESDE IGUATU


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3074

Esta é uma edição especial. Vou começa-la com um senso comum: acredito que a maioria de meus mais de duzentos leitores diários, ao ver o título desta blogada não sabe onde fica Iguatu. Também eu, que julgo que tenha expertise em Geografia (e esse julgamento ancoro no fato de já ter estado, enquanto professor, em todas as 28 unidades da federação), não sabia até janeiro deste ano, quando o Professor Tadeu Teixeira de Souza agendou esta minha estada aqui. Meus conhecimentos em corografia do Brasil [outro senso comum: poucos sabem que: corografia (grego khôros, -ou, espaço, lugar + -grafia) é a descrição particular de uma nação ou de uma área geográfica] espraiaram-se com minhas viagens.
Mas afinal onde estou e o que faço em Iguatu? Cheguei a esta simpática cidade cearense, mais de 12 horas de deixar minha casa nesta quarta-feira. Pela manhã viajei Porto Alegre/Brasília e depois Brasília/Juazeiro do Norte.
Iguatu tem cerca de 100 mil habitantes e dista 380 Km da capital estadual; está cerca de 160 Km de Juazeiro do Norte e por isso a opção não é chegar por Fortaleza. O topônimo Iguatu é indígena: ig ou i (água) e catu (bom, boa) significado rio bom ou água boa. É uma alusão a grande lagoa, a maior do estado do Ceará, situada na parte leste da cidade.
Quando cheguei a Juazeiro do Norte meu anfitrião Tadeu e o Senhor Raimundo, competente motorista, de maneira atenciosa acolheram meu pedido e fomos, antes de vir a Iguatu, ver estátua do Padre Cícero# e o conjunto memorial.
# Cícero Romão Batista (Crato, 24 de março de 1844 — Juazeiro do Norte, 20 de
julho de 1934) foi um sacerdote católico. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste.
Em março de 2001, foi escolhido "O Cearense do Século" em votação promovida pela TV Verdes Mares em parceria com a Rede Globo de televisão. Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC. Na foto se pode ver ele colocando a mão sobre minha cabeça.


Disse, assim onde estou. O que vim fazer em Iguatu? Tenho um conjunto de 5 palestra por convite de três entidades: 1) Instituto Federal do Ceará – Campus Iguatu; 2) Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, órgão estadual que coordena regionalmente sete municípios e faz parcerias com as redes municipais; e 3) Ações educativas do SESC.
Ontem, à noite falei na 4ª Semana de Química do IF-CE. Recebi o reconhecimento de trabalho de maneira muito carinhosa. Hoje pela manhã e tarde trabalho com professores e alunos do ensino médio, selecionado pela CRED. À noite, falo para professores das redes estadual e municipais. Na sexta, pela manhã falo no SESC e no começo da tarde retorno a Porto Alegre.

2 comentários:

  1. Salve Chassot, querido Mestre e Amigo.
    Tambem nao conhecia Iguatu, embora já tivesse ouvido falar a respeito. Vejo que a cada semana se expande a abrangencia de tuas jornadas. Meus votos de grande sucesso e certamente a educação nestes recantos muito agradece a tua presença e o conhecimento que levas até aí.
    Um grande abraço desde Porto Alegre. Bom retorno. JB

    ResponderExcluir
  2. Lá está ele desbravando lugares, para nós, ainda desconhecidos. E o que carrega na mala de garupa? Sabedoria e simpatia à sociedade = SSS. Precisa mais?

    ResponderExcluir