TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 18 de agosto de 2015

19.- Nós somos os ‘anunciantes’ da Wikipédia.


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3073

Uma vez aprendi algo como: ‘que não saiba tua mão esquerda, o bem que fez a tua mão direita’. Isto é não devemos alardear o bem que fazemos. Não sei se ainda se prega tal. Se isto é ainda é recomendável hoje. Vou transgredir. Minha transgressão tem uma boa intenção. Afinal tenho que arranjar uma desculpa para o pavonear-me. Fica de mau tom, uma posição: ‘olhem como fiz o bem!’
 Recebi ontem à noite uma mensagem. Eis excertos da mesma:
Obrigado pela sua contribuição inestimável que leva conhecimento a todo ser humano ao redor do mundo [...] Durante o ano passado, doações como a sua alimentaram nossos esforços para expandir a enciclopédia em 287 línguas e para torná-la mais acessível por todo o mundo. Nós nos esforçamos mais para impactar aqueles que não têm acesso à educação de outra forma. Trazemos conhecimento para pessoas como Akshaya Iyengar de Solânea, na Índia. Ao crescer nessa pequena cidade de fabricação têxtil, ela usou a Wikipédia como sua fonte primária de aprendizagem. Para os estudantes nessas áreas, onde os livros são escassos, mas o acesso à Internet móvel existe, a Wikipédia é instrumental. Akshaya seguiu até se formar na faculdade na Índia e agora trabalha como engenheira de software nos Estados Unidos. Ela credita à Wikipédia o fornecimento de metade de seu conhecimento.
Essa história não é única. Nossa missão é sublime e apresenta grandes desafios. A maioria das pessoas que usa a Wikipédia fica surpresa ao ouvir que ela é gerida por uma organização sem fins lucrativos e financiada por suas doações. A cada ano, apenas um número suficiente de pessoas doam para manter a soma de todo o conhecimento humano disponível para todos. Obrigado por tornar essa missão possível.
Em nome do meio bilhão de pessoas que leem a Wikipédia, e milhares de editores voluntários, e dos funcionários da Fundação, eu lhe agradeço por manter a Wikipédia online e livre de anúncios neste ano.
Assim, menos do que para dizer o que fiz, conto que minha oferta foi por um sentimento de gratidão. A Wikipédia precisa e ela merece.
A Wikipédia, criada em 2001, com quase uma década e meia de existência, o site possui mais de 32 milhões de artigos, escritos em 287 idiomas, e uma visitação média mensal de 500 milhões de pessoas. “Quando falamos sobre a distribuição da Wikipédia em todo o mundo, estamos falando de política e de acesso ao conhecimento, pois esta é uma ferramenta muito importante", disse Jimmy Wales, co-fundador da Wikipédia no Fronteira do Pensamento, em Porto Alegre em 22 de junho. 
Globalmente, a Wikipédia não é forte em todos os lugares. Cerca de dez idiomas possuem mais de 1 milhão de artigos. Do restante, 48 idiomas contam com 100 mil artigos; 128 idiomas, com 10 mil; e 234 idiomas, com menos de mil artigos. Inglês, espanhol e português possuem muitas entradas, mas islandês, estoniano, norueguês, sueco e finlandês também são muito presentes na Wikipédia. Para Wales, o clima é uma das explicações disso, além da educação e do acesso à banda larga. “No Brasil, é mais gostoso ficar fora de casa. Mas nesses países do norte, da Escandinávia, não se tem o que fazer, e as pessoas ficam muito em casa e escrevem muitos artigos para a Wikipédia", ressaltou. Do Brasil e escritos em português, há 876 mil artigos. E, refletindo uma posição da Wikipédia de apoiar as pessoas que são apaixonadas por suas línguas maternas, há 2.988 artigos escritos em guarani.
Tudo isso sem anunciantes. São as doações, usualmente pequenas, que garantem a Wikipédia. Está aí uma dica. É muito bom, ajudar. Vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário