TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

07.- FUNÉREAS RECORDAÇÕES


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3069

Este sete de agosto está entre duas datas permeadas de evocações muito tristes. Ontem, dia 6 evocamos os 70 anos da destruição de Hiroshima pelo lançamento da primeira bomba atômica sobre uma cidade em 1945, e no domingo, dia 9, lembraremos Nagasaki, que três dias depois, foi quase totalmente destruída, após sofrer um ataque com uma segunda bomba atômica, lançada, também, pelos Estados Unidos.
6 de agosto de 1945, um Boeing B-29 denominado Enola Gay lançou uma bomba atômica (ironicamente chamada de “little boy” ou ‘menininho’) sobre a cidade de Hiroshima, em missão bélica arquitetada pelo governo dos Estados Unidos. Sob o comando de Paul Tibbetts, o ataque tinha o objetivo de forçar o Japão a se render e, com isso, por fim à Segunda Guerra Mundial. O nome Enola Gay foi uma homenagem à mãe do piloto, Enola Gay Tibbets.
Mas a rendição japonesa não veio.
9 de agosto de 1945, uma bomba ainda mais poderosa, chamada Fat Boy (“menino gordo”,  em tradução livre), foi lançada sobre a cidade, Nagasaki. Dessa vez, cerca de 70 mil pessoas morreram.
Em menos de uma semana, no dia 15 de agosto de 1945, o Japão se rendeu ao terror, pondo fim ao conflito mundial.
Foi realmente necessário arremessar  bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki no ano de 1945, matando aproximadamente 220 mil pessoas?
E, hoje, convivemos com uma bárbara realidade: se continua  construindo bombas, mesmo saibamos que as já existentes são suficientes para destruir pelo menos três vezes o Planeta em que vivemos.

7 comentários:

  1. Apenas para Refletir...
    Se os responsáveis pelas "bombas" fossem ligados ao EIXO ou, até mesmo, a grupos contrários à política belicista estadunidense não se diria que tal fato foi o "Maior atentado (terrorista) contra humanos" ???
    Qual a diferença entre o 06 e 09 de Agosto do 11 de Setembro? Há alguma ?

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    "Trinity" foi o primeiro teste nuclear da história, conduzido pelos Estados Unidos da América em 16 de Julho de 1945, em Alamogordo no deserto do Novo México. Como você sabe o segundo artefato que explodiu sobre Hiroshima chamava-se "Little boy". Mas o terceiro chamava-se "Fat Man" e não "Fat boy" como você registrou em seu post.
    Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Jair!
    Obrigado pelo teu oportuno alerta. Na ilustração coloquei certo, mas equivoquei-me no texto realmente a bomba de Nagasaki, por ser mais poderosa que a Litlle Boy de Hiroshima, chamava-se “Fat Man”
    Tenho o privilégio ter leitores polímatas e atentos.
    achassot

    ResponderExcluir
  4. Me preocupa a Coréia do Norte. Indico a leitura do livro "Fuga do campo 14". Devo ser ingênua, mas pq não se faz nada sobre o que acontece lá? Serão as bombas atômicas que eles possuem e estão "esperando" motivos pra usar. Os horrores do nazismo são atuais lá e talvez até piores.
    Graziele

    ResponderExcluir
  5. Os horrores do nazismo continuam. Todos os dias milhares sucumbem ao capitalismo selvagem. O mundo assiste uma Alemanha tentar por uma Grécia, berço da civilização, de joelhos. Mas a propaganda é a alma do negócio. Nos preocupamos com a Coréia, com o Irã, com o aquecimento global etc. . Enquanto isso nosso real predador destroe nossas sociedades.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir