TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 13 de abril de 2015

13.- ABENÇOADA TECNOLOGIA


ANO
 9
EDIÇÃO
 3028

Não vou comentar disputas acerca de primazias entre Ciência e Tecnologia. Desde que humanos fizeram aquela que, talvez, foi a primeira ferramenta: uma vara para alcançar o fruto no alto de uma árvore a cada dia se sucedem novos descobertas para facilitar a nossa vida no Planeta. Há dias passados foi noticiado (Folha de S. Paulo, 24MAR2015 p. C6) uma descoberta que merece nossa expectativa para que se faça presente em nosso cotidiano.
Devo confessar, mesmo que não me considere um sujeito comodista, anseio pela chegada desde desejado facilitador de nosso dia-a-dia. Veja esta transcrição da imprensa. A ilustração é da mesma matéria.
Tomando como ponto de partida a raiva que as pessoas têm por aquele restinho de ketchup ou de xampu que sobra no fundo da embalagem, uma empresa estadunidense criou uma tecnologia capaz de acabar com o desperdício.
A nova técnica consiste em adicionar uma nova camada à superfície interna do pote, que pode ser de uma embalagem de óleo até a parte de dentro de um tubo de pasta de dente, por exemplo.
Tal camada é feita de forma que a superfície do líquido interior do pote fique em contato com um material hidrofóbico — ou seja, que repele a água e diversos outros tipos de líquido.
Dessa forma, praticamente qualquer conteúdo simplesmente escorrega na superfície "ensaboada", não grudando e evitando desperdício. Nem mesmo a tradicional cola branca escolar gruda na superfície turbinada.
A empresa, batizada de LiquiGlide (algo como líquido que escorrega, em tradução livre), divulgou em seu site uma série de vídeos em que mostra líquidos de vários tipos escorrendo nas superfícies tratadas.
David Smith e seu orientador Kripa Varanasi, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), resolveram, em 2012, fundar a LiquiGlide depois de perceber a grande quantidade de possíveis aplicações que o projeto de Smith poderia render.
Inicialmente a ideia era produzir um revestimento de aplicações industriais, mas o uso em áreas como medicina, alimentos e higiene acabou sendo um chamariz para grandes investidores.
Recentemente a empresa recebeu US$ 7 milhões para ampliar suas instalações e contratar cientistas "top de linha" para seus quadros. Com o dinheiro, a empresa também pretende garantir contratos comerciais e já se consolidar no mercado.
O produto ainda não está disponível no mercado — a tecnologia ainda está em fase de demonstração. Os primeiros produtos, segundo a empresa, serão uma pasta de dente, uma maionese e um creme para o corpo. 

4 comentários:

  1. Acerca do texto desta blogada "abençoada tecnologia" farei uma das coisas que Eduardo Galeano fez em toda sua vida : Pensar, Refletir...
    O mundo acadêmico, a intelectualidade perde um dos pilares do pensamento latino americano. Estamos de Luto.

    ResponderExcluir
  2. Acróstico sem noção

    Nos anais das descobertas simpáticas
    Então surge como tecnologia de ponta
    Matéria hidrofóbica de forma cosmética
    Que terá aplicações de grande monta.

    Uma vez revestido interior do recipiente
    Este repele qualquer líquido que desliza
    Assim não fica o restinho frio ou quente
    Você o aproveita totalmente, economiza.

    Ainda que uma futilidade poderá parecer
    Certamente nem de longe se trata disso
    As pessoas que usarem vão agradecer
    Tal novo evento semelhante a um feitiço.

    Uma vez vinda essa tecnológica melhora
    Só nos resta pensar, como não veio antes
    Semelhante avanço vindo nessa boa hora
    Acode-nos, e todos nossos semelhantes.

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,

    Olá! De fato, é uma grande perda a morte de Eduardo Galeano. Reporto-me de um texto desse pensador urugaio "¿Porque yo no he comprado un DVD?", e faço uma reflexão com o que você Chassot observou no salão do aeroporto. As pessoas estão cada vez mais reféns do surgimento das novas tecnologias.
    Um abraço cordial!
    E um ótimo final de semana professor Chassot!

    Professor Dirceu Apº Borges

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo, o texto é: ¿Por qué todavía no me compré un DVD?"

    Professor Dirceu

    ResponderExcluir