TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

17.- LOAS A UM IMPORTANTE NOME DA CIÊNCIA BRASILEIRA.


ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2990

Quando cumprimento alguém pelo aniversário com atraso, brinco que faço isso para expandir por mais dias a comemoração. Hoje, não busco explicações, para prestar tardiamente uma homenagem fúnebre a um professor cuja trajetória acadêmica foi exemplo a muitos educadores e cientistas brasileiros.
O professor Leopoldo de Meis morreu no domingo, dia 7, em casa, de causas naturais. Deixa esposa, a professora Vivian Rumjanek, e quatro filhos. Ele nasceu em uma colônia italiana em Suez, no Egito em 1ª de março de 1938, filho de Ezio de Meis, um violoncelista italiano, e de Maria de Meis. Passou a infância em Nápoles, na Itália, para onde a família se mudou após o início da Segunda Guerra Mundial. Quando tinha nove anos veio com a família morar no Brasil.
 Graduou-se em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro e nesta instituição fez sua extensa e significativa carreira científica. Desta pode-se registrar a publicação de 205 trabalhos científicos em revistas internacionais e nacionais, além de 13 livros. Foi o responsável pela criação do instituto de Biociências da UFRJ.
“Não sei o que é mais importante: publicar um artigo revolucionário num revista científica como a ‘Nature’ ou a ‘Science’; ou ver um jovem feliz ao entrar na universidade”. Dessa forma o Prof. Leopoldo de Meis comentou o recebimento do Prêmio Faz Diferença, que ocorreu em 2010, na categoria da revista Meganize. Ele foi escolhido por ter criado, em 1985, o Programa Jovens Talentosos, em que meninos e meninas de baixa renda tinham a oportunidade de fazer um curso de prática científica no Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, do qual Meis foi, inclusive, um de seus fundadores e que hoje leva seu nome. A iniciativa foi replicada em universidades de todo o país.
Em nota, quando de seu falecimento, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lamentou e prestou homenagem: “à sua trajetória de excelência acadêmica e sua dedicação à extensão universitária como forma de atenuação da miséria social e identificação de novos talentos para a educação, ciência, tecnologia e inovação serão para sempre perpetuadas através de sua obra maior, o IBqM, e de seus seguidores”.
Na recordação de textos sobre ensino de Ciências este blogue homenageia, reconhecido, ao Prof. Dr. Leopoldo de Meis (1938—2014)

2 comentários:

  1. Pessoas que se preocupam com os outros, principalmente os mais necessitados merecem todo o respeito e reconhecimento pelos feitos. Justa homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Todas as mortes são perdas, afinal quando uma pessoa morre seus entes queridos e amigos sentem a falta do seu convívio. Porém quando morre um homem de ciência, perde toda a humanidade. Além dos seus entes queridos e amigos, todos nós ficamos "emburrecidos". Fica seu trabalho, legado de uma vida, que outros "Leopoldos" darão seguimento, mas aquela mente brilhante é única nas suas características próprias.
    Reflitamos.

    ResponderExcluir