TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

11.- DO INDIZÍVEL


ANO
 9
¡PARA QUE NÃO ESQUEÇAMOS!
EDIÇÃO
 2984

Uma página triste e vergonhosa da História do Brasil. O relato do fato é para que não esqueçamos este 9 de dezembro de 2014. Mulheres e homens brasileiros foram ofendidos.
Há coisas que são (sempre) indizíveis.  Há aquelas que dependem da situação ou do locutor. Há afirmações que posso fazer em cenário privado, que não posso fazer em público. Tenho permissão de dizer coisas em minha casa que jamais direi em sala de aula. Tal, por isonomia, vale — com mais rigor — para o escrito. O saber popular diz que as palavras voam, mas a escrita permanece.
Um dito é assinado e reverberado por quem o enuncia. Assim a fala de uma pessoa pública tem ressoar diferente do dito por um ignoto cidadão.
Nesta terça-feira, um deputado federal, na sétima legislatura, reeleito com a maior votação (464 mil votos) pelo Rio de Janeiro, que se diz candidato à Presidência em 2018 como “representante da direita” ofendeu torpemente a outra colega parlamentar.
Jair Bolsonaro (PP), ex-capitão do Exército, afirmou, no plenário da Câmara, à deputada Maria do Rosária (PT) que não a estupraria 'porque ela não merece'.
Nesta terça, a deputada gaúcha, a propósito do Dia Internacional dos Direitos Humanos, ontem celebrado, elogiou o trabalho da Comissão da Verdade, que investiga os crimes cometidos durante a Ditadura Militar. Ao perceber que Maria do Rosário deixava o plenário durante a sua fala, Bolsonaro se exaltou. "Não sai daqui não, Maria do Rosário. Fica aí, fica. Há poucos dias você me chamou de estuprador, no Salão Verde, e eu falei que não ia estuprar você porque você não merece. Fica aqui pra ouvir", disse Bolsonaro.
Minha indignação aumentou, quando soube da ratificação feita, uma vez mais, pelo deputado. Ainda mais doloroso, foi ouvir na manhã desta quarta, em programa de rádio, defesas ao brutamonte.  

3 comentários:

  1. Me lembrou fato passado, no qual Clodovil, político igualmente eleito pelos seus grandes "méritos" políticos, disse à uma parlamentar que nem para prostituta (o palavrão usado substituo em respeito ao blog) a mesma servia. Nossa política vai de mal a pior.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente lamentável.
    Pior é saber que tal atitude é aplaudida.
    Será reflexo de uma sociedade que convive com "tais" representantes?
    Somos seres evoluídos???

    ResponderExcluir
  3. usando a lógica do nefando Alexandre Garcia, os 464 mil eleitores do Bolsonazi são cúmplices de um criminoso... A direita nesse país está cada vez mais despudorada em mostrar-se à luz do dia, mesmo em tempos de Relatório da comissão da Verdade!
    Abraço, mestre!

    ResponderExcluir