TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

25.- SÉCULO 20 EM 20 INVENÇÕES


ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2876
É usual fazer-se listas de descobertas tecnológicas e de estabelecimento de novos princípios teóricos de um determinado período. Quando se olha diferentes listas acerca de legados, por exemplo, do segundo milênio: a invenção da imprensa e a descoberta da eletricidade são de maneira usual evocadas. Fiz consulta a algumas listas de invenções e avanços tecnológicos do Século 20. Trago uma dentre várias, Talvez, seja aquela que mais se pareça com aquela que fosse a minha lista.
Uma sugestão ao leitor: dois exercícios antes de observar a lista que apresento adiante. 1) Faça uma lista de apenas cinco itens para o Século 20 e compare quanto estão na lista de 20 invenções e avanços tecnológicos. 2) Procure uma lista idêntica para o Século 19. Surpreenda-se como deveria ser diferente a vida de seus bisavôs e mesmo dos seus avôs. Agora, procure uma lista do século 18 ou até do Século 17 e pense como viviam seus ancestrais.
Sim! Seus pais, quando tinham sua idade não conheciam internet nem telefone celular. Seus avôs, talvez, não tivessem, então, eletricidade. Seus bisavôs, provavelmente não conheceram vaso sanitário. Pensando nisto frua a lista a seguir, que como antecipei pode apresentar diferenças de nossas listas. Não sei também qual o critério de ordenação. Aliás, por tal, caberia outros exercícios: a) coloque os 20 itens da lista oferecida em ordem cronológica: b) coloque os 20 itens em ordem pessoal de importância. Convide outros que façam sua ordenação, mediados pela importância que conferem a cada dos itens.
As 20 grandes invenções e avanços tecnológicos do século 20 (Fonte: super.abril.com.br/galerias-fotos/veja-20-grandes-invencoes-avancos-tecnologicos-seculo-xx-695628.shtml#0) contém, também, excelentes ilustrações para cada um dos 20 tópicos.

1)        COMPUTADORES - O matemático Alan Turing ficou conhecido como o 'Pai da ciência da computação' por ter formalizado o conceito de algoritmo e por ter desenvolvido o computador moderno. Vale lembrar que o primeiro computador pesava mais de 30 toneladas. Os microcomputadores foram popularizados na década de 1980, com os produtos da Apple, idealizados por Steve Jobs.
2)         TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL (1915) - Publicada pelo cientista Albert Einstein, a teoria ampliou as concepções astrofísicas da época e gerou polêmica entre estudiosos.
3)         PENICILINA (1928) - O médico Alexander Fleming foi o responsável por descobrir este antibiótico natural. A identificação da penicilina proveu grandes contribuições à sociedade da época, que sofria com doenças infeciosas de origens bacterianas.
4)        DERIVA CONTINENTAL (1915) - Foi uma teoria escrita pelo geógrafo e meteorologista alemão Alfred Weneger. Ela descrevia a origem dos atuais continentes, que teriam surgido a partir de Pangeia, uma grande massa de terra inicial.
5)        TRANSPLANTE DE CORAÇÃO (1967) - O primeiro transplante de coração humano foi feito pelo médico sul-africano Christiaan Barnard.
6)        CLONAGEM DE MAMÍFEROS (1996) - A ovelha Dolly foi o primeiro mamífero clonado com sucesso. Os cientistas Ian Wilmut e Keith Campbell foram os grandes responsáveis pelo feito.
7)        ESTRUTURA DO DNA (1953) - A molécula do DNA foi descoberta pelos pesquisadores James Watson e Francis Crick.
8)        ENERGIA NUCLEAR (1942) - A fissão nuclear foi descoberta anos antes, mas a primeira reação em cadeia foi supervisionada pelo físico italiano Enrico Fermi , que trabalhava no Projeto Manhatan.
9)        EXPLORAÇÃO ESPACIAL - O primeiro satélite artificial, o Sputnik, entrou em órbita em 1957. No mesmo ano, o primeiro ser vivo a ir ao espaço foi a cadela Laika, enviada em uma missão russa. O primeiro homem a sair da atmosfera foi Yuri Gagarin, em 1961.
10)     FIBRA ÓTICA - Foi inventada em 1952, pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. Revolucionou o campo das telecomunicações.
11)     LASER - O termo foi publicado pela primeira vez em 1959, pelo cientista americano, Gordon Gould, para descrever um dispositivo que emite luz por um processo de amplificação ótica baseado na emissão estimulada de fótons. Antes, outros pesquisadores haviam concentrado seus estudos em invenções parecidas.
12)     MOTOR A JATO - Vários pesquisadores haviam desenvolvido motores de propulsão baseados em fluidos. Em 1910, o romeno Henri Coanda inventou o primeiro avião com motor a jato, o Coanda-1910.
13)      LINHA DE PRODUÇÃO - É uma forma de produção em série, popularizada em 1913, pelas linhas de montagem de Henry Ford.
14)     TEORIA DO BIG BANG - Em 1927, o padre e cosmólogo belga Georges Lemaître realizou estudos que indicavam a expansão do universo, que seria causada pela explosão de um átomo original. Mas só em 1929 é que a teoria foi sistematizada pelo astrônomo americano Edwin Hubble. O estudo ficou conhecido como Lei de Hubble-Humason.
15)     INTERNET - A ideia de montar redes de computadores surgiu em pesquisas de 1960, época da Guerra Fria, A Arpanet nesta década, com o objetivo de transmitir dados entre redes militares. A World Wide Web (rede mundial de computadores) foi criada em 1992, pelo cientista Tim Berners-Lee.
16)     AVIÃO - Há muita polêmica sobre quem teria inventado o avião: Santos Dumont ou os irmãos Wright. De acordo com a Federação Aeronáutica Internacional, o prime voo público de Dumont ocorreu em 1906. Já o primeiro voo documentado dos irmãos Wright ocorreu em 1903.
17)     PÍLULA ANTICONCEPCIONAL - O primeiro contraceptivo oral foi sintetizado em 1951, pelo químico mexicano Luis E. Miramontes. A invenção foi fundamental para o controle de natalidade.
18)     RADAR - O primeiro dispositivo para detectar objetos a longas distâncias foi construído em 1904 pelo cientista alemão Christian Hülsmeyer.
19)     TELEVISÃO - O engenheiro russo Vladimir Zworykin patenteou o tubo iconoscópico para câmara de televisão em 1923. O primeiro sistema analógico foi demonstrado em 1924.
20)     TRANSISTOR - O dispositivo semicondutor foi concebido pelos engenheiros americanos Walter Brattain e John Bardeen em 1947. O termo foi usado pela primeira vez pelo cientista John R. Pierce.

3 comentários:

  1. "Deus está morto! Deus permanece morto! E quem o matou fomos nós! Como haveremos de nos consolar, nós os algozes dos algozes? O que o mundo possuiu, até agora, de mais sagrado e mais poderoso sucumbiu exangue aos golpes das nossas lâminas. Quem nos limpará desse sangue? Qual a água que nos lavará? Que solenidades de desagravo, que jogos sagrados haveremos de inventar? A grandiosidade deste acto não será demasiada para nós? Não teremos de nos tornar nós próprios deuses, para parecermos apenas dignos dele? Nunca existiu acto mais grandioso, e, quem quer que nasça depois de nós, passará a fazer parte, mercê deste acto, de uma história superior a toda a história até hoje!." Muito embora isso tenha sido dito por NIETZSCHE no século anterior, na realidade matamos e enterramos Deus no século XX com o desenvolvimento tecnológico o homem invadiu o macro e o micro e assumiu sua divindade que alimenta cada vez mais sua prepotência.

    ResponderExcluir
  2. Século de luzes

    Foi ancho de conquistas século vinte
    Daí a vida deu um salto de qualidade
    Todas as ciências foram contribuintes
    Para o bem estar da nossa sociedade.

    Somos gratos à ciência pelo que fez
    E agradecemos aos descobridores
    Que tenazes buscaram os porquês,
    Que nos aliviassem traumas e dores.

    E gratos façamos pelos seus feitos
    Que ofertaram luzes a humanidade
    Guardamos dentro de nossos peitos
    A mais profunda e veraz humildade.

    Século vinte, século quase perfeito
    Elevou aos píncaros a criatividade.

    ResponderExcluir
  3. Século XX, o século dos grandes conflitos bélicos mundiais. Das grandes certezas.
    Agora, século XXI, o século das incertezas, será, também, o século da Paz??? Como?

    ResponderExcluir