TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

04.- UAM: ¿O QUE É ISSO?


ANO
 9
EDIÇÃO
 2855


Há uma sigla, que só conheci, na acepção trazida aqui, em 2007, quando me tornei professor do Centro Universitário Metodista do IPA. UAM, antes significava para mim, Universidade Autônoma de México, uma referência, de maneira muito especial na área de antropologia. Agora, UAM tem para mim um significado relevante, ou pelo menos, muito mais próximo: UAMUniversidade do Adulto Maior.
Hoje retorno à UAM. Nela já fora professor por 4 semestre, em 2010 e 2011. De 2012/1 até o semestre passado, fui, de maneira eventual, professor convidado pelo meu colega Norberto da Cunha Garin. (A foto é de uma destas minhas visitas).
Assim, a partir de hoje, a cada segunda-feira à tarde, estarei ministrando o seminário ‘Processo histórico e antropológico do envelhecimento’. Este seminário, o mesmo que lecionei em 2010 e 2011 busca ‘acompanhar e entender a dimensão do envelhecimento a partir dos eventos históricos e culturais ao longo dos tempos, em principais movimentos sociais artísticos, culturais’.
Programas de Universidades Abertas para idosos, nas perspectivas de organização que encontramos nas Instituições de Ensino Superior da atualidade surgiram na França, na década de 1960, a partir de uma proposta inovadora e demonstrando a preocupação das Universidades com Educação Permanente. No Brasil, as primeiras Universidades Abertas (criadas no início dos anos 80) foram iniciativas de Universidades Federais do Sul do País e já apresentavam, na essência de seus programas, ênfase no exercício pleno dos preceitos da Aprendizagem.
Neste contexto, o Centro Universitário Metodista do IPA implanta em 2003 o Programa de Extensão Universidade do Adulto Maior (UAM), inicialmente vinculado ao Curso de Terapia Ocupacional e, posteriormente, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária. Alguns dos objetivos: Inclusão Social do Idoso. Contexto histórico, econômico, político, cultural e tecnológico da contemporaneidade. Proporcionar a manutenção e/ou resgate do exercício de autonomia e cidadania. Constituir-se enquanto espaço de prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida.
O Programa [www.metodistadosul.edu.br/extensao/uam.php] é constituído de seminários que abordam aspectos relativos ao processo de envelhecimento, diferentes facetas, contextos, perspectivas. São elas: Enfoque Biológico, Enfoque Psicológico, Enfoque Histórico e Sócio-Antropológico, Enfoque Espiritual.
Há ainda um conjunto de oficinas eletivas: Oficina de Memória, Informática, Espanhol, Leitura, Literatura e Rádio, Coral, Ginástica, Atividades Aquáticas, Movimento, Alongamento Postural, Reciclagem do Pensamento, Terapias Complementares, Laboratório de Criação Visual, História da Arte, Filmes e Fatos.
De minhas atividades na UAM em semestres anteriores lembro-me de turmas de cerca de meia centena de participantes, em sua maioria de mais de 70 anos, profissionais que exerceram uma ampla gama de profissões que retornam (ou vem pela primeira vez) a Universidade. Assim esta tarde conhecerei o quarto grupo (terça conhecia uma turma de música e outra de pedagogia e no sábado doze alunos que iniciam o Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão) que me envolvo no segundo semestre de 54º ano de professor. Sou, uma vez mais, expectante.

3 comentários:

  1. Salve, Mestre!
    Estes alunos da UAM podem ser — pelo quanto eu o conheço — uns privilegiados. Todavia, o senhor é ainda mais em ouvi-los,
    Desejo que não só os usufrua ao máximo, mas traga para nós alguns respingos destas aulas.
    A admiração do
    Laurus Loureiro Lima.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo LLL,
    obrigado por tua sugestão. Vou de vez em vez trazer algo da UAM.
    Minha tarde foi de estar em estado de graça. Há cerca de 60 participantes que tem histórias maravilhosas. Há aqueles que vão fazer terceiro ou a quarta vez o seminário comigo. É algo muito saboroso. É inenarrável.
    Obrigado por tua presença aqui,
    achassot

    ResponderExcluir
  3. Fico a imaginar o resultado do convergimento de um encontro com tantos saberes...

    ResponderExcluir