TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 24 de agosto de 2014

24.- UMA REFLEXÃO DOMINICAL


ANO
 9
AGENDA em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2875


Onfray em sua Teoria da viagem estuda a viagem em três momentos: o Antes; o Durante; e o Depois.  Para cada desses momentos traz oportunas teorizações. Na verdade a viagem começa muito antes de partirmos, nos rituais de programarmos e fazermos roteiros. Mas também começa terminar antes. Pois neste fim de semana vivo, ainda muito intensamente o post-17ENEQ.
ONFRAY, Michel. Teoria da viagem, poética da geografia. [Théorie Du Voyage (Libraire Générale Française, 2007)] Tradução Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2009. 112 p. 21 cm. ISBN 978-85-254-1918-7
Ao despedir-me, na sexta-feira, de um colega, ele evocou um dos primeiros minicursos ministrados por mim. que assistiu, talvez há quase 10 anos. Recordou imagens da abertura do mesmo.
Menos por falta de assunto, mais por envolver-me nas evocações trazidas pelo Deivid, trago aqui os três slides de abertura de um minicurso já distante. Uma reflexão acerca destas imagens mostra a atualidade das mesmas ante o que ocorre na Síria, Palestina, Israel, Ucrânia, Iraque...

2 comentários:

  1. As lembranças são eternas. Nessa reflexão fica a pergunta: A vida imita a arte, ou a arte imita a vida?

    ResponderExcluir
  2. Incrível como as cenas se repetem. E a frequência das mesmas é inquietante. O homem é um ser evoluído? E que evolução se adotou? Das armas e do materialismo? Para quê, mesmo, vivemos?

    ResponderExcluir