TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 2 de agosto de 2014

02.- MITO OU PALAVRA DIVINA?

ANO
 9
EDIÇÃO
 2853


Um sábado que marca mais uma estreia em termos acadêmicos. Nesta manhã, o Jose Clovis Azevedo e eu inauguramos mais uma edição do seminário Reabilitação e Educação, para mestrandos do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista do IPA. Este semestre, em doze sábados alternados, temos estes encontros sabatinos. O conhecer um novo grupo de alunos faz-me expectante.
Ontem, propus o interrogante: Qual a diferença de mitos gregos dos relatos bíblicos ou corânicos? ao qual aditei comentários acerca de autoria de livros ditos sagrados. Ao final previa fazer um exercício de comparação entre um mito e um texto sagrado. O texto se estendia, então, por tal, faço agora.
Antes de retomar a pergunta de abertura, dois convite para leituras. Ler o mito de Pandora, que está a seguir. Uma cosmogonia, como a narrada no mito de Pandora, de maneira ostensiva faz um relato machista, como procuro evidenciar em A Ciência é masculina? É, sim senhora! Ela narra uma das muitas disputas entre os deuses. Muito provavelmente, se buscarmos a leitura deste mesmo mito em outras fontes, vamos encontrar diversas versões, pois não há ortodoxia a garantir uma versão canônica.
No princípio, os mortais (os humanos: ánthropoi) conviviam com os imortais (os deuses nascidos da Terra e do Céu), divididos em linhagens paralelas; algumas vezes se estabeleciam conflitos entre os deuses e os humanos. Estes diferentes gêneros de seres – mortais e imortais – formavam uma sociedade homogênea em que a felicidade reinava sem reservas. Mas um dia ocorre um grave incidente: Prometeu, (deus cujo nome em grego significa "aquele que vê o futuro") filho de um Titão, tem a ideia de zombar de Zeus — o chefe de todos os deuses,, quando da partilha de um boi, destinado a um banquete comum. As disputas sucedem-se. Prometeu rouba o fogo do Olimpo e o presenteia aos humanos (não parece ser aos homens e às mulheres, mas, então, a seres hermafroditas). Depois de sucessivas perdas e ganhos, Zeus resolve dar um mal, como contrapartida, àqueles que estavam muito felizes com a conquista presenteada por Prometeu: dá-lhes a mulher. 
         
Os deuses modelam uma criatura artificial, que dará origem ao gênero das mulheres, criaturas que trazem aos homens a avidez do desejo, o fim do contentamento e da autossuficiência. A primeira mulher se chama Pandora — que significa portadora de todos os dons — e traz consigo uma caixa fechada (ou um vaso), de onde deixará escapar, estupidamente, todos os males que pesam sobre os homens. Isto é, uma primeira mulher, Pandora (homóloga a Eva na tradição judaica), põe a perder o mundo idílico, pois determina a cisão de seres hermafroditas, pela necessidade de ela possuir um homem. Como consequência se desencadeiam novas cisões e novos rearranjos de pares agora de homens e mulheres.
Depois desta leitura, o convite é para lermos excertos de um texto bíblico, talvez muito conhecido. O livro de Jonas, de onde extraí alguns versículos, talvez tenha sido escrito pelo próprio profeta Jonas há cerca de 2800 A.P.
1:1 Certo dia, o Senhor Deus disse a Jonas, filho de Amitai: 2 Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e grite contra ela, porque a maldade daquela gente chegou aos meus ouvidos. 3 Porém, fugiu da missão tomando um navio para Társis, para longe da presença do Senhor. 4 No entanto, Deus mandou um forte vento, e houve uma tempestade no mar. Era tão violenta, que o navio estava em perigo de se partir ao meio. [...] 12 Jonas respondeu: - Joguem-me no mar, que ele ficará calmo. Pois eu sei que foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês. [...] 15 Em seguida, os marinheiros pegaram Jonas e o jogaram no mar, e logo o mar se acalmou. [...] 17 O Senhor ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. E ele ficou dentro do peixe três dias e três noites. [...] 10 Então o Senhor deu ordem ao peixe, e ele vomitou Jonas na praia.
2:1 E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, das entranhas do peixe. 2 E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. 3 Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim. 4 E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo. [...] 10 Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.
 3:2 Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagem que eu vou te dar. [...] 4 Jonas entrou na cidade, andou um dia inteiro e então começou a anunciar que “Dentro de quarenta dias, Nínive seria destruída”! [...] 10 Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.
4:1 Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado; 2 E orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. 3 Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. [...] 11 Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil pessoas e também muitos animais!
Agora volto à pergunta da abertura. Qual a diferença de mitos gregos dos relatos bíblicos ou corânicos? Parece que a resposta dependerá, de maneira exclusiva, dos óculos que usamos. Cada uma e cada um de meus leitores faça a sua opção.

5 comentários:

  1. Meu Caro Chassot! Especial a reflexão que nos trazes hoje no tocante aos mitos gregos e aos relatos bíblicos. Realmente, dependendo dos óculos com que se analisa um e outro, se pode deduzir a origem de cada um. Somente um educador de teu quilate para fazer-nos trabalhar o pensamento desta forma. Um grande abraço e bom final de semana. JB

    ResponderExcluir
  2. Indubitavelmente, determinados relatos, como os citados acima, só podem serem lidos e entendidos quando nos despojamos dos antolhos do radicalismo dogmático. Encontro mais respostas em obras com as de William Bramley, "Os Deuses do Éden" e a de Erich Von Daniken, "Eram os Deuses Astronautas". Consigo visualizar perfeitamente Jonas sendo salvo por um submarino, o qual ao seu entendimento só poderia ser descrito como um "grande peixe". O livro do Apocalipse é muito mais fácil de ser interpretado com uma visão futurista de uma verdadeira "guerra nas estrelas". O certo e inegável é que houveram fatos históricos, com certeza aumentados e distorcidos, que deram azo a esses textos.

    ResponderExcluir
  3. Já que o assunto é bíblia, aqui um texto de Rubem Alves bem interessante:

    “Consultório bíblico”
    “Laura Schlessinger é uma conhecida locutora de rádio nos Estados Unidos. Ela tem um desses programas interativos que dá respostas e conselhos aos ouvintes que a chamam ao telefone. Recentemente, perguntada sobre homossexualidade, a locutora disse que se tratava de uma abominação, pois assim a Bíblia afirma no livro de Levítico 18:22 . Um ouvinte escreveu-lhe então uma carta que vou transcrever: “Querida dra. Laura: Muito obrigado por se esforçar tanto para educar as pessoas segundo a Lei de Deus. Eu mesmo tenho aprendido muito em seu programa de rádio e desejo compartilhar meus conhecimentos com o maior número de pessoas possível. Por exemplo, quando alguém se põe a defender o estilo homossexual de vida, eu me limito a lembrar-lhe que o livro de Levítico, no capítulo 18, versículo 22, estabelece claramente que a homossexualidade é uma aberração. E ponto final... Mas, de qualquer forma, necessito de alguns conselhos adicionais de sua parte a respeito de outras leis bíblicas concretamente sobre a forma de cumpri-las:
    Gostaria de vender minha filha como serva, tal como indica o livro de Êxodo, 21:7. Nos tempos que vivemos, na sua opinião, qual seria o preço adequado?
    O livro de Levítico 25:44 estabelece que posso possuir escravos, tanto homens como mulheres, desde que sejam adquiridos de países vizinhos. Um amigo meu afirma que isso só se aplica aos mexicanos, mas não aos canadenses. Será que senhora poderia esclarecer esse ponto? Por que não posso possuir canadenses?
    Sei que não estou autorizado a ter qualquer contato com mulher alguma no seu período de impureza menstrual (Lev. 18:19, 20:18 etc). O problema que se me coloca é o seguinte: como posso saber se as mulheres estão menstruadas ou não? Tenho tentado perguntar-lhes, mas muitas mulheres são tímidas e outras se sentem ofendidas.
    Tenho um vizinho que insiste em trabalhar no sábado. O livro Êxodo 35:2 claramente estabelece que quem trabalha no sábado deve receber a pena de morte. Isso quer dizer que eu, pessoalmente, sou obrigado a matá-lo? Será que a senhora poderia, de alguma maneira, aliviar-me dessa obrigação aborrecida?

    ResponderExcluir
  4. Continuando…

    No livro de Levítico 21:18-21 está estabelecido que uma pessoa não poderá se aproximar do altar de Deus se tiver algum defeito na vista. Preciso confessar que eu necessito de óculos para ver. Minha acuidade visual tem de ser 100% para que eu me aproxime do altar de Deus? Será que se pode abrandar um pouco essa exigência?
    A maioria de meus amigos homens tem o cabelo bem cortado, muito embora isto esteja claramente proibido em Levítico 19:27. Como é que eles devem morrer?
    Eu sei, graças ao Levítico 11:6-8, que quem tocar a pele de um porco morto fica impuro. Acontece que adoro jogar futebol americano, cujas bolas são feitas de pele de porco. Será que será permitido continuar a jogar futebol americano se usar luvas?
    Meu tio tem uma granja. Deixa de cumprir o que diz o Levítico 19:19, pois planta dois tipos de sementes no mesmo campo, e também deixa de cumprir a sua mulher, que usa roupas de dois tecidos diferentes, a saber, algodão e poliéster. Além disso, ela passa o dia proferindo blasfêmias e maldizendo. Será que é preciso levar a cabo o complicado procedimento de reunir todas as pessoas da vila para apedrejá-los? Não poderíamos adotar um procedimento mais simples, qual seja, o de queimá-los numa reunião privada, como se faz com um homem que dorme com sua sogra, ou uma mulher que dorme com seu sogro? (Levítico 20:14). Sei que senhora estudou esses assuntos com grande profundidade de forma que confio plenamente na sua ajuda. Obrigado de novo por recordar-nos que a Palavra de Deus é eterna e imutável””.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estimado Jair,
      excelente a tua trazida. Seguiremos o Levítico, então.
      Em tempo oportuno, alçarei teus dois comentários a texto de uma blogada.
      Muito obrigado por tua usual preciosa colaboração.
      Com espraiada admiração

      Excluir