TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

24.—#VICIODACHINA



ANO
 8
www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO
 2693
                                              

Da leitura de jornais no fim de semana, destaco manchete de capa da Folha de S. Paulo de ontem: China mantém 400 campos para reabilitar viciados em internet. Marcelo Ninio, repórter da Folha desde Pequim, apresenta matéria. Desta selecionei excertos:
Aos 14 anos, Zhang vive sob disciplina militar. Acorda às 6h e logo está enfileirada com outros 74 jovens para marchar durante 30 minutos. Os termômetros marcam zero grau. Até o toque de recolher, rigorosamente às 21h, o dia é consumido em uma sequência intensa de atividades, como sessões de reeducação e exercícios físicos.
Zhang é a caçula de um grupo de jovens que passa meses isolado do mundo, numa clínica militar na periferia de Pequim. Vivem atrás de grades, mas não fizeram nada ilegal. O que os une é o diagnóstico em comum: são "viciados em internet".
O mais velho tem 30 anos. Todos foram levados à força pelos pais, que já não sabiam o que fazer para lidar com filhos que se desligaram da realidade para viver diante da tela do computador. Outros, como Zhang, foram enganados pelos pais, que disseram a ela que iriam viajar. Quando a menina percebeu, esperneou e resistiu à internação, mas foi imobilizada por funcionários do centro e teve que ficar.
Cinco meses depois, ela já aceita melhor a situação. Lembra que passava até seis horas por dia jogando na internet e afirma que o tratamento ajuda a "controlar suas emoções". "Mas continuo não gostando deste lugar. É muito deprimente e as aulas são pura lavagem cerebral. Isso aqui é como uma prisão", diz.
Em 2008, a China foi o primeiro país a considerar o vício em internet um distúrbio mental, conhecido como IAD (distúrbio de adição à internet, na sigla em inglês). A classificação ainda é tema de debate. Em seu mais recente manual, a Associação Americana de Psiquiatria evitou incluir o problema na sua lista de distúrbios.
A China não precisou de mais teoria para passar à prática. Em 2009 já havia no país cerca de 300 campos de reabilitação dedicados ao vício em internet. Hoje eles estão em torno de 400.
O psiquiatra Tao Ran, gaba-se de ser um pioneiro no estudo da dependência em internet. Ele não hesita em comparar a internet a drogas pesadas, como heroína, quando fala dos danos causados pelo vício ao cérebro. Tao cita uma pesquisa em que foram escaneados os cérebros de 160 viciados em internet. Segundo o psiquiatra, o resultado mostrou que a maior mudança ocorre nos lobos frontal e parietal. Essas áreas são o "centro do corpo humano", diz Tao, por serem responsáveis por decisões, planejamento e lógica.
Na clínica do Dr. Tao, a linha-dura é visível. Os tutores vestem fardas e repreendem os internos com rispidez. Tao garante que não há força bruta em seu tratamento, baseado em atividades físicas, pílulas antidepressivas e "aulas" — aquelas que a menina Zhang chamou de "lavagem cerebral".
O objetivo, diz o psiquiatra, é "trocar a memória" dos internos, para neutralizar a sensação de recompensa do vício. O índice de sucesso é de 70%, afirma Tao. O psiquiatra se irrita com as críticas publicadas na imprensa estadunidense que acusaram o método chinês de reabilitação de ser contra os direitos humanos. "Esses meninos chegam como zumbis, não estudam, não interagem com os outros. Não tratá-los é que seria contra os direitos humanos".
A conta é salgada. Cada interno custa aos pais 9.300 iuanes (R$ 3.592) por mês, o triplo do que ganha a maioria das famílias chinesas. Tao diz não achar caro pelo serviço prestado e encerra o assunto sem rodeios: "Não somos uma instituição de caridade".

5 comentários:

  1. Atento Mestre!
    Lembro de sua fala alertando que a negação do uso da Internet pode levar a uma vida, intelectual ve.getativa e seu excesso pode conduzir a uma adição destrutiva!
    Com admiração e agradecimentos da
    Mirian

    ResponderExcluir
  2. Em nossa mesa lembramos que nosso paÍs não consegue combater o vício do crack, que dirá de internet...

    ResponderExcluir
  3. Em nossa mesa lembramos que nosso paÍs não consegue combater o vício do crack, que dirá de internet...

    ResponderExcluir
  4. Que impactante o texto do blog! !! O blog com isso prestou Um serviço de utilidade pública!!!!

    ResponderExcluir
  5. UNIVERSO PARALELO
    Internet, amigo, é mundo fictício
    Um Matrix que controla a mente
    Aquele que navega desdo início
    Acaba se tornando dependente

    Ela mesmerizou o adolescente
    Esse prisioneiro de seu edifício
    Que não sabe mais o que sente
    Catatônico à beira do precipício

    Então absorto no mundo virtual
    Ele não sabe quanto este é cruel
    Nos exames escolares leva pau

    E continua a esse universo fiel.
    Um muno de vastidão universal
    Que tem profundidade de papel.

    ResponderExcluir